terça-feira, 2 de junho de 2015

Preparativos para viagem.

Olá galera,

Estamos um pouquinho sumidos, mas muitas coisas aconteceram na nossa vida pessoal e nos preparativos para a viagem.

Gostaria que nosso blog fosse bastante informativo, mas ao mesmo tempo quero que seja um diário de nossa viagem, de nossa saga e nosso caminho à imigração, se Deus quiser, em breve. Desta forma, se não estiverem interessados em saber muitos aspectos de nossa vida, pulem esses posts e aguardem os mais informativos! rsrsr

Vamos por partes:

Casamento
Nos casamos no dia nove de maio... finalmente!! O casamento se deu somente no cartório, seguido de um almoço para os familiares mais próximos em um restaurante que gostamos muito. Apesar da simplicidade, fizemos questão de contratar um fotógrafo para registrar esse momento tão especial - O DIA QUE CONSEGUI DESENCALHAR O TIAGO (rsrsr)!!! Após o casamento, voltamos para casa e nada mudou na nossa rotina!


Mudança
Agora vem o momento pesadelo. Estamos querendo entregar nosso apartamento há algum tempo, na intenção de economizarmos o máximo possível (o valor do nosso aluguel é/era exorbitante). Desta forma, uma semana após o casamento começamos a empacotar tudo. Dos móveis mais novos (e de maior valor), já havíamos vendido nossa mesa de jantar e rack pelo OLX e só nos faltava vender o sofá. Eis que dias antes de nos mudarmos conseguimos vender o sofá pelo preço anunciado, sem "choro nem vela"... :)

Daí em diante foi um tal de separa coisa que não quer, vende coisas boas que não queremos mais, empacota o que vai para casa da mãe de um, o que vai para mãe do outro, o que vamos levar e o que não podemos levar e por aí vai...
Roupas e itens que não queríamos mais e achamos que não valia a pena vender, doamos para uma instituição pública de assistência social que ajuda pessoas carentes e desabrigados.

Itens muito bons e novos que não queríamos mais, como roupas, sapatos, livros e eletrodomésticos, eu anunciei em um bazar no Facebook mesmo... o que foi vendido, foi vendido, o que não foi, acabou indo para casa da minha mãe e da mãe do Tiago.

Ainda na vibe de economia, tivemos a ajuda do meu irmão, minha tia, minha prima e minha mãe para na hora de pintar o apartamento para vistoria de entrega.


Apartamento vazio e entregue ontem. Pagamos nosso último aluguel e ponto! Agora estamos sem teto... parte da semana na casa da minha mãe parte na casa da sogra.

Mais importante agora: Não fazemos ideia de como iremos viajar somente com duas malas de 32 kg cada, pois ainda temos muita coisa embalada, basicamente roupas e sapatos. Todas as malas estão cheias e isso porque os meus sapatos se encontram em uma caixa ainda. Bottom line: FUDEU! rsrsr


Passagem
Não sei se repararam, mas incluí um contador de dias para a nossa viagem. Compramos nossa passagem com bastante tempo de antecedência, viajaremos de Avianca, pagamos 628 dólares na passagem de cada um (Barato, né?)...

No entanto, tenho a impressão de que o barato sai caro, pois vamos fazer um trecho de Avianca de Rio X Bogotá, o restante da viagem (Bogotá X Toronto e Toronto X Winnipeg) será de Air Canada, mas sempre que entramos em contato com a Avianca para solucionar qualquer questão ou tirar qualquer dúvida, eles nos informam que precisamos contatar a Air Canada e vice versa... ou seja, não conseguimos resolver nada.

No site da Avianca, como estamos saindo do Brasil e a companhia é de Bogotá, nos informam uma franquia de bagagem de 23 kg cada, mas a Air Canada informa uma franquia de 32 kg cada e não sabemos qual é a real, já que por telefone nem uma nem outra nos passa as informações que precisamos.

Ao telefone com um atendente da Air Canada ele me questionou porque não havia comprado a passagem através deles. Prontamente respondi que com eles ela custava o dobro e a resposta dele foi: - Pois é, mas o Barato Sai Caro!!

Não acreditei neste ser!!


Viagem do nosso PET
Imagino que muitas pessoas tenham esse problema que temos e pretendo escrever um post exclusivamente sobre isso, mas somente uma vez que já estivermos lá e tudo tiver corrido perfeitamente bem.

A situação é, temos um cachorro de pequeno/médio porte, com 10 kg. As opções para transporte de Pets do Brasil para o Exterior são:

1. Levar com você no avião. 
Para tanto é necessário que tenha menos de 10 kg e que caiba em uma caixinha específica que deve ficar embaixo do assento à sua frente.

Não é uma possibilidade para gente porque ele é bem maior que isso e sozinho (sem a caixa) já tem os tais 10 kg.

Paga-se normalmente uma taxa que não chega a 200 dólares, mas depende muito da companhia aérea.

2. Levar ele como bagagem despachada no mesmo voo que você. 
Essa seria uma opção ideal, no entanto, como ele será despachado como bagagem, terá o mesmo tratamento que uma bagagem, incluindo ficar em um ambiente não climatizado, do lado de fora do aeroporto aguardando ser despachado.

Com isso as companhia aéreas não permitem que os pets sejam despachados em épocas muito quentes e muito frias, ou seja, durante poucos períodos no ano o pet pode ir despachado. 

Como viajaremos em Julho, no pico do verão na América do Norte, não há a menor possibilidade dele ir conosco no voo.

Paga-se uma taxa também não muito mais alta que a informada acima.

3. Ser transportado como carga viva
Como carga viva o pet irá no compartimento de bagagem normalmente, mas ficará aguardando todo o processo em local climatizado.

Para que ele possa ir como carga viva ele terá que ir sozinho, ou seja, teremos que pagar uma empresa que faz todo o trâmite de envio de carga viva junto ao aeroporto e à companhia aérea (é obrigatória a contratação dessa empresa de serviços de despachante no Brasil, conforme fomos informados pelas cias. aéreas). A companhia aérea faz o transporte e podemos pagar no Canadá outra empresa para fazer o trâmite de liberação dele no aeroporto, ou, como iremos buscá-lo, podemos nós mesmos fazer o trâmite.

Tudo parece bem simples, mas não estaremos com ele em nenhuma parte do processo e será um sofrimento muito grande ficar esperando. Já vi relatos de muitos brasileiros que fizeram esse processo sem problemas... não é nenhum bicho de sete cabeças.

Agora para que possam entender um pouquinho do drama, lembram que falei acima sobre quanto pagamos na nossa passagem aérea, né?!

Então, fazendo todo o trâmite informado acima, nós mesmos fazendo o trâmite de retirada no aeroporto do Canadá o valor da ida dele vai sair a algo similar a 1300 dólares, que seria a passagem aérea - a Air Canada cobra 840 pelo transporte - e o restante pagaremos ao despachante. Ahhh... Isso sem falar que a Air Canada não possui serviço de caraga viva aqui no Rio, apenas em São Paulo. Ainda teríamos que adicionar a tudo isso o custo de envio e hospedagem do nosso mascote para São Paulo... Foda, né?

Conseguimos baixar esse preço para 774 dólares se ele for transportado até Calgary, pois utilizaríamos a United Arilines, mas em compensação teríamos que viajar todo o caminho de Winnipeg a Calgary de carro e voltando com ele.

Conclusão, precisamos decidir isso tudo um pouco mais para frente, já sabemos que ele irá de carga viva, mas não sabemos se irá para Calgary ou Winnipeg.


Hospedagem em nossa chegada a Winnipeg
Outra novela em nossas vidas, quase que uma novela mexicana. Chegaremos em Winnipeg com um pet para nos hospedarmos em algum lugar por um curto espaço de tempo até encontrarmos algo mais definitivo.

Com um pet não existe a possibilidade de ficarmos em homestay. Um hotel sairia muito caro.

Existe um aluguel de apartamento mês a mês que muitos brasileiros tem optado - o Broadstreet. Esses condomínios costumam ficar afastados da cidade, mas são bem aconchegantes, os apartamentos são muito bons e são ótimos para ficar até encontrar algo mais definitivo, porque, caso não encontre nada no seu primeiro mês, existe a possibilidade de estender sua estadia por mais um mês.

A desvantagem do Broadstreet é: são mais caros, longe da cidade e não vem mobiliados com nada. Aí você pensa: "então terei que comprar mobília e quando encontrar algo definitivo, terei que fazer mudança?!?!". A resposta seria sim mas, após conversar com uma pessoa que passou pela mesma situação, a ideia agora é comprar o básico para sobreviver um mês, incluindo um colchão inflável, pratos e talheres somente para duas pessoas.

No entanto, para fechar com o Broadstreet precisaremos aguardar até um mês antes da nossa viagem para saber se terão disponibilidade ou não, já que o esquema lá é mês a mês.

Em Winnipeg é possível se encontrar algo definitivo em 2 semanas, diferente de outras cidades, como Toronto, por exemplo!

Conversando com esse mesmo casal de brasileiros recém chegados, descobrimos que existe um prédio muito querido por brasileiros que fica na Hargrave Street (ótima localização) e que poderíamos tentar alugar um apartamento definitivo, com o contrato de um ano, sem nem mesmo precisar estar lá. Nos ofereceram ajuda para visitar o apt e etc. Achei uma opção viável e muito boa. However, como tudo não pode ser perfeito, mais uma vez precisaremos esperar um mês antes de nossa ida para verificar a disponibilidade de apt no condomínio.

Bottom line: Estamos com a ida marcada para final de julho e ainda não sabemos onde ficaremos.

Se alguém tiver um sofá sobrando em casa... estamos aceitando cair em qualquer lugar!!! hauhauhua... Just kidding!!

Por enquanto essas são nossas maiores preocupações e vamos riscando as coisas da lista a medida que formos nos aproximando da viagem e o que for interessante detalhar, irei fazê-lo tão logo esteja definido.

Espero que tenham gostado um pouquinho do post e não achem muito extenso! Sorry, eu falo muito.

Beijos
Nat

7 comentários:

  1. Essa fase de preparativos é complicada e estressante mesmo, mas no final vai correr tudo bem!

    Boa sorte!
    Carlos

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    1. Carlos, obrigada pela visita. Esse periodo tem sido bastante estressante. Espero que as coisas se acertem o quanto antes, ansiedade nível máximo!

      Continuem postando novidades no blog de vocês. Estou curiosa para saber sobre a busca de emprego.

      bjs

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  2. Segura o comentário gigaaante! srsrss
    Estou a muito tempo sem falar, então já viu rsrss
    Primeiro: Ai vocês casaram que LINDO \O/
    Parabeeens! *-*
    Nós casamos assim tambem, simples, só no cartorio e com um almoço em uma churrascaria com parentes e amigos próximos!
    Preferimos guardar o dindim para a lua-de-mel nos Canadations <3
    E nessa hora acho que vocês fizeram certo (olha eu dando pitaco) porque todo dinheiro economizado faz diferença!
    Sobre a mudança... Confesso que, ao contrario da maioria dos imigrantes, eu espero muito pelo dia de empacotar e fazer as malas! Acho que vou sentir que finalmente está acontecendo rsrsrs Isso até eu começar e ver o trabalhão que é...rs
    Eu sou tão ligada no 220 que já doei metade da cozinha srsrsrsrs
    Mas que bom que vocês conseguiram vender os itens mais caros/novos eee entregar o apê!
    HUAUHAHUA vish, fazer uma vida toda caber em duas malas de 32kg... Essa é a pior parte! Boa sorte :S
    Se querem uma dica, vi um pessoal fazendo assim: Eles levam o que conseguem e o restante levam quando voltarem ao BR de férias ou quando alguém for pro Canadá, visitar...
    Sobre a passagem.. Realmente tambem acho que o barato sai caro, às vezes. Estamos passando pelo mesmo perrengue com a Aeromexico! Vamos por essa companhia e é impossivel falar lá!!! A franquia da aeromexico é um pouco menor apenas, mas foi uma luta desgraçada descobrir quanto podíamos levar, pois o site é uma confusão e eles não respondem e-mails.
    Nossa, complicado a questão do pet, hein?!
    Boa sorte com a decisão! Mas acho que ser despachado como bagagem nem deveria existir nas companhias aéreas..é muito sofrimento, tadinho.
    E sobre a hospedagem, esse dilema é muito complicado mesmo. Quanto mais esperamos, menores as chances,p orem, se queremos fazer antes, não adianta pois tem que esperar. Argh!
    Tentaram algo pela Airbnb? Nós usamos 2 vezes la no Canada e vamos usar de novo, gostamos muito!!
    Ps: o casal abaixo de zero estava anunciando um ape pet friendly em WINNIPEG!

    (ps: estou escrevendo esse comentario no bloco de notas aberto em cima do post, para poder comentar cada pedacinho do post rs
    Já que ficaram bastante tempo longe, tem bastante assunto pra por em dia rs e nós também ficamos longe um tempo... então pra não esquecer as coisas que ia comentar, tenho essa nova técnica rsrsrsrs
    estou me aperfeiçoando na arte de bloggar kkkkkkkk xD)

    Bjs, Tata :)

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    1. Nati,
      Legal acompanhar os preparativos, eu achei um site algum tempo que tem a opção de escolher com ou sem cachorro: http://winnipeg.craigslist.ca/search/hhh, também temos uma cachorrinha. Boa sorte com tudo por ai.Teria como você me passar seu skype para conversarmos, queria tirar umas dúvidas rsrs. Obrigada!!!

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    2. Tata, vamos lá, alerta para resposta gigante também!! rsrrs

      Sobre o casamento, nós pensamos muito e vimos que não fazia sentido gastar esse dinheirão todo com uma festa que nós nem fazíamos tanta questão, que seria basicamente para agradar a família. Fizemos um negocinho pequeno e ficamos muito satisfeitos, pois aproveitamos o momento com todos os familiares que realmente importavam e com isso economizamos um baita dinheiro!

      Sobre a mudança, eu sou muuuuito ansiosa e casei com o Tiago que é também bastante ansioso, então, assim como você comecei a vender as nossas coisinhas aos poucos, porque afinal de contas, quanto menos coisa tivéssemos que transportar na hora de sair do apt, melhor!

      Eu imaginava que a mudança fosse ser tranquila, morávamos no apt a apenas 2 anos, mas acabou que eu descobri que nós tínhamos muito mais coisa do que imaginava e não foi nada fácil.

      As malas nós vamos fazer isso mesmo, deixar para os parentes irem levando aos poucos. rsrs

      A passagem aérea tá uma confusão ainda, mas já mandei e-mail e na hora do check-in vou apresentar os emails para provar que eu tentei o que pude.

      Vi algumas opcoes de hospedagem interessantes, mas só podemos fechar um pouco mais para frente. E com o pet o airbnb não ajuda muito, a maioria não aceita pets.

      Vocês ficaram sumidos um bom tempo também, mas imaginei que fosse em razão das mil coisas relacionadas a mudanca mesmo.

      Estamos virando blogueiras profissionais já! hahaha

      Vamos trocando figurinha até lá!

      bjs

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  3. Ingrid, ultimamente tenho conversado com muitas pessoas que estão na mesma saga que nós de mudança ou interesse em imigrar pro Canada. Será um prazer te ajudar. Mey skype é natalielins

    bjs

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  4. Airbnb.com foi minha solução. Mais em conta que um hotel, imobiliado com cozinha e lavanderia, aceita pets e perto de downtown. Recomendo.

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