terça-feira, 9 de junho de 2015

Abrindo nossa conta corrente no Canadá ainda estando no Brasil...


Olá galera!

Nesse post eu queria falar um pouco sobre a abertura da nossa conta corrente no HSBC aqui no Brasil, a abertura da nossa conta canadense e o Global View, que é o sistema que permite você controlar ambas as contas de forma unificada. Eu sei que existem diversos blogs falando sobre o mesmo assunto, mas vejo algumas pessoas reclamando do HSBC, dizendo que o processo de abertura de conta foi complicado, problemático, demorado... E como nossa experiência foi (e continua sendo) bem positiva, achei importante dividir isso com vocês.


Tanto eu quanto a Natalie tínhamos conta no Citibank, mas já sabíamos que apesar de ser um banco americano, ele não tem tanta atuação no Canadá. Acho que só uma agência ou outra perdida e sempre nas principais cidades. Se não me engano, em Winnipeg mesmo não tem nenhuma agência. Pesquisando em vários blogs, vimos que diversas pessoas que tinham conta no HSBC no Brasil conseguiam abrir uma conta canadense ainda estando aqui no Brasil. E mesmo com algumas experiências não tão positivas de poucas pessoas, resolvemos arriscar...

No início deste ano, ainda em janeiro, resolvemos abrir nossa conta no HSBC: simples, fácil e muito rápido. Juntamos a documentação de praxe (documentos de identificação, comprovantes de residência, contra-cheques, etc), preenchemos o formulários, eu e a Natalie fomos entrevistados pelo gerente (que queria entender o motivo da abertura da nossa conta) e em dois ou três dias a conta já estava aberta. Deve ter demorado mais uma ou duas semanas para os cartões e senhas chegarem, mas já no início de fevereiro estávamos com a conta 100% operacional, com tudo funcionando (cartões, ATM e internet).

Apesar da ideia inicial ser apenas manter a conta para podermos abrir a conta canadense e efetuar, no futuro, movimentações do nosso dinheiro do Brasil para o Canadá, fomos surpreendidos positivamente com tudo do HSBC: o Internet Banking é o melhor que já usei (entre o antigo Banco Real, Santander, Bradesco, Itaú e Citibank), tanto pela segurança quanto pela facilidade de navegação; o atendimento do gerente é muito bom; e as possibilidades de investimento também me pareceram muito melhores das que eu tinha no Citi (não estou falando de nenhum investimento muito sofisticado não, apenas CDB e fundos de investimento). Sendo assim, pegamos nossas modestas economias do Citi e transferimos tudo para o HSBC (saímos de uma remuneração entre 85% e 90% para 100% do CDI ou até um pouco mais).

Bom... Ainda em janeiro, logo após estar tudo funcionando, começamos a pensar em abrir logo a tal conta no Canadá. Para isso, o gerente da sua conta no Brasil tem que indicar você para um departamento do banco chamado International Banking Center (ou simplesmente IBC), explicando porque o cliente dele precisa abrir uma conta em outro país. Após a tal indicação, O IBC tem até cinco dias úteis para entrar em contato... Quando eles entraram em contato, confirmaram o motivo da abertura da minha conta no Canadá e solicitaram o visto canadense que comprovaria o motivo que eu estava declarando (estudar no Canadá por um ano)... Nada feito! O processo de solicitação do nosso visto ainda estava em andamento naquela época. Inclusive, ainda estava aguardando a carta de aceitação do College. Ou seja, para abrir a conta, é fundamental obrigatório já estar com o processo de obtenção visto de residente (seja temporário ou permanente) concluído!

No mês passado (maio/15), tão logo recebemos os vistos do consulado canadense (eu com o SP e a Nat com o OWP), entrei novamente em contato com o gerente e solicitamos nova indicação ao IBC. Mas, desta vez, resolvi não esperar o contato deles e liguei diretamente para o telefone que eu tinha obtido no último contato já no dia seguinte (não é só a Nat que é ansiosa não... rs). Preenchemos os formulários, separamos a documentação necessária (passaporte e vistos) e entregamos ao nosso gerente que é o responsável por enviar tudo para o IBC. O surpreendente é que em menos de 24 horas recebo um e-mail do HSBC falando que minha conta já estava aberta (MUITO RÁPIDO)!!!

O "Welcome Kit" com as informações da conta canadense, cartões e senhas chegaram em 9 dias úteis (o prazo é de 10 dias úteis). Com o cartão da conta na mão, já era possível efetuar o cadastro/validação dele no site do banco (www.hsbc.ca). Isso é necessário porque, sem essa validação, o cartão da conta canadense na hora de incluir a conta no sistema do Global View. No entanto, durante o cadastro, um PIN de três dígitos foi solicitado... ou esse PIN não veio no kit ou estava lá e eu não achei (enrolado...rs). Sendo assim liguei para o HSBC Premier Phone canadense (+1 866 233 3838) para obter o tal PIN. DICA: usem o Skype para fazer essa ligação. Eu tinha alguns créditos no Skype e até esperava gastar um pouco deles, mas a ligação simplesmente dada como gratuita. Enfim... o atendente pergunta se você tem o tal do PIN e, como eu não  tinha, ele fornece um PIN provisório. Com esse PIN você conclui a validação do cartão sem maiores problemas e, em seguida, já está apto a fazer a inclusão da conta canadense no Global View.

Usando como base o dia 08/06/2015, quando a taxa de fechamento do dólar canadense (CAD) era 2,5107, resolvi comparar algumas taxas caso eu fosse efetuar uma transferência de valores para minha conta canadense naquele dia. A corretora de câmbio DG Câmbio (http://dgcambio.com.br/), uma corretora que tem os preços mais em conta aqui no Rio, principalmente para USD, para compra de papel moeda, tinha uma taxa de 2,72; o Citibank tinha uma taxa de 2,69, tanto para compra de papel moeda quanto para o fechamento de câmbio; Já a transferência do Global View poderia ser feita pela taxa de 2,6377 (todos os valores já com IOF incluso). Mais de 5 centavos de diferença entre HSBC (via Global View) e Citibank... Vale muito a pena! Ahhh... sendo cliente Premier, não há qualquer cobrança de tarifa na transferência de valores, hein!

Bom... Acho que é isso... Não tenho nada a reclamar do banco. Nossa experiência realmente tem sido muito positiva e, pelo que tenho pesquisado, é a melhor (ou mais barata, pelo menos) maneira de mandar nossas economias para o Canadá... Se alguém tiver outra solução com taxas melhores, comentem aqui nesse post, por favor (rs). Ainda não fizemos nenhuma transferência ainda porque estamos esperando a taxa CAD/BRL cair um pouco.



OBS.; Hoje, dia 09/06/2015, logo pela manhã, estava terminando o post e vi a notícia que o HSBC irá encerrar suas atividades no Brasil...


Ainda não tive a oportunidade de falar com o gerente da nossa conta, então, tudo que eu falar aqui é minha opinião... Um processo dessa complexidade não acontece da noite para o dia. Ainda tem muito "água para rolar": definição de comprador, aprovação desse comprador pelos órgãos reguladores, definição de estratégias, etc. Eu acredito que esse processo demorará pelo menos mais um ano até o HSBC efetivamente deixar de existir no Brasil. Então, acredito que o plano de utilizar o HSBC ainda seja válido para as pessoas que pretender ir para o Canadá até o início de 2016. E por esse motivo resolvi publicar o post mesmo assim.

12 comentários:

  1. Oi, casal :)
    Eu e o Nando já conversamos com a gerente dele, do HSBC, estamos apenas esperando o bendito visto para poder abrir a conta internacional!
    Pra gente vai ser ótimo, pois o nando tem conta no HSBC há aaaanos rs
    esperamos mesmo que demore um pouco para que ele encerre as atividades e seja comprado por outro banco... Gostamos do relato de vocês, finalmente alguém falando bem rs
    Sempre falam da demora, falta de informação..Espero que as coisas estejam mudando mesmo rs
    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatá, como o Nando já tem conta lá há muito tempo, vai ser tranquilo. Acho que a demora e os atrasos relatos por diversas pessoas deve ter alguma ligação com o gerente que os atendem. O nosso gerente é ótimo e super rápido. Acho que demos sorte.

      Excluir
  2. Amei seu blog e ontem li ele todinho, sério mesmo.
    Eu e meu esposo queremos imigrar em 2017 porque meu esposo esta estudando e o diploma só vai está disponível em Dez/2016.
    Não sei se tenho chance de migrar, mas vou me preparar.
    Comecei curso de Inglês.
    Tranquei faculdade de Adm.
    Tenho 6 anos de experiência na área financeira.
    Meu esposo cursa Técnico de mecatrônica.
    Não tem experiência na área, mas vai fazer um estágio.
    A experiência que meu esposo tem é 18 com fabricação e montagem de móveis.
    Amiga seja sincera o que devo fazer para ajudar no processo de imigração, quero aplicar por Manitoba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Syl,

      muito obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado do nosso blog, escrevemos todos os posts com muito carinho.

      Sobre o processo de imigração, o Canadá é um país que recebe muito imigrante, eles dependem de mão de obra estrangeira para que o país possa crescer. Só o fato de estar interessada e estar em busca de uma forma de imigrar, já diz que você é elegível, porque o primeiro passo é a decisão e depois tentar descobrir como.

      É muito difícil para mim definir como você poderia imigrar porque até consultores experientes precisariam fazer uma entrevista com você para entender em que processo você se encaixa. São inúmeras as possibilidades.

      No entanto, seja qual for o seu processo de imigração você precisará passar pelo express entry, processo federal, em algum momento e, para tanto, será necessário que prove: proficiência no idioma, tanto o aplicante principal quanto o dependente; diplomas de gradução que lhe conceda pontos no processo; idade; adaptabilidade; e recursos financeiros.

      Uma forma muito boa de conseguir imigrar hoje em dia é através do visto de estudo e trabalho. Ou você ou seu marido estudam e o outro vai com um visto de trabalho. Em todo caso, esse processo exige disponibilidade financeira, pois um college custa em torno de 15mil CAD anual.

      Com essa opção, um dos dois trabalhando por seis meses poderá solicitar o Provincial Nominee Letter.

      Eu lhe aconselho a ficar com o inglês afiado e não deixar de terminar sua faculdade e quando for o momento tentar esse processo que falei acima.

      Sobre o seu marido, eu não entendo nada sobre a profissão dele, mas existem algumas províncias que aceitam mão de obra técnica muito específica com um processo provincial bem específico.

      Leia bastante sobre os processos no CIC e nos sites das províncias. Existem coisas que ninguém poderá responder por você, a não ser que tenah interesse em pagar um consultor de imigração bem caro, o que não aconselho.

      Desculpe se não lhe dei as informações que necessitava.

      Boa sorte

      Bjs
      Nat

      Excluir
  3. Apenas uma contribuição para seus leitores, também é possivel abrir conta no bando RBC ainda no Brasil, os documentos podem ser reconhecidos pelo tabelião e enviados por Fedex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo
      Primeiro parabéns Natalia pelo trabalho no blog ! Estou no aguardo da carta do mestrado que vou começar em setembro deste ano e tbm em março vou conhecer Vancouver e passar uma semana, e já vou tentar procurar lugares para alugar, bairros , conhecer a BC e etc...

      Bom e Eduardo obrigado pela contribuição ao blog ! vc sabe me dizer como posso fazer a abertura dessa conta ainda no Brasil ? O contato é direto com o RBC ?

      Muito obrigado ao casal e ao Eduardo abs !!

      Excluir
  4. Eduardo, obrigada pela informação. Tenho certeza que existem outras diversas formas de abrir conta no Canada ou enviar seu dinheiro, mas achamos essa opção a mais fácil e menos custosa. Por enquanto não temos do que reclamar, só não sabemos como ficará quando o HSBC sair do Brasil, mas até lá muitas outras coisas terão acontecido.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Da acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, o Bradesco, comprador do HSBC Brasil, não irá fechar as agências HSBC. Leia o texto completo aqui: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=12633

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles nao irao fechar, mas fecharam o programa que usavamos para envio de remessa ao exterior em tempo real. Nao nos serve de nada mais.

      Excluir
  6. Muito boa a matéria. Pretendo imigrar em até Dezembro/2018. Posso abrir uma conta aqui no HSBC e ir utilizando para depois transferir para o Canadá? OBrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cristiano, obrigada pela visita. O HSBC fechou no Brasil e foi comprador pelo Bradesco, o sistema que utilizavamos para enviar/trazer dinheiro pro Canada nao existe mais, ou seja, voce pode usar qualquer banco no Brasil para enviar dinheiro pro Canada. Conheco algumas pessoas que conseguiram abrir conta em bancos no Canada antes de chegar, tambem pode er uma possibilidade.

      Excluir
  7. Olá, que pena que não exista mais.. eu gostaria de abrir uma conta no Canadá ainda estando aqui no Brasil para utilizar o TransferWise.. você teria alguma outra dica de como abrir? É possível abrir conta tendo visto de turismo ou somente com visto de estudos ou sendo residente permanente?

    ResponderExcluir