quarta-feira, 24 de junho de 2015

Apartment Hunting!


Oi galera,

Nesse post, a Nat e eu queríamos dividir um pouco com vocês nossa experiência na busca por um apartamento em Winnipeg/MB...

Inicialmente, planejávamos buscar um lugar para ficar nos primeiros dias (algo entre 15 e 30 dias) para então buscarmos nosso lar definitivo. Então, as opções eram: hotel, homestay ou um aluguel por temporada (chamado de month to month). Descartamos hotéis logo de cara pelo custo elevado (CAD 70/dia) dos hotéis (só pesquisamos hotéis pet friendly por causa do nosso cachorro Kant).

Com relação a homestay, eu sei que muitas pessoas indicam, mas, sinceramente, nós achamos a maioria muito caro (CAD 1,000 a 1,400 por duas semanas). Nossas pesquisas foram basicamente no Airbnb. O único homestay que achei com preços mais acessíveis é a Casa Brasil (https://www.facebook.com/casa7brasil?fref=ts) que, pelo que entendi (rs) é administrada pelo Cleuber (https://www.facebook.com/cleubermussio.sousa?fref=ts). Nós vimos as fotos pelo Facebook e gostamos bastante. Também tivemos a oportunidade de conversar com o Cleuber pelo Skype e ele se mostrou um cara bem solícito e atencioso. Ele disse que podíamos inclusive ficar hospedados com Kant, sem problema nenhum e, dependendo dos outros hóspedes e do comportamento dele, ela poderia até ficar solto pela casa enquanto não estivéssemos lá. Pensamos muito em ficar lá nos primeiros dias, mas acabamos desistindo porque a Casa Brasil fica na parte norte da cidade... Quem já pesquisou um pouco sobre Winnipeg sabe que é a parte onde os problemas sociais estão mais visíveis. Perguntamos a pessoas que já moram na cidade o que elas acham daquela região... Alguns disseram que não era bem assim e que ali não tem problema algum e outros falaram que não morariam naquela área de jeito nenhum. Na dúvida, play it safe!

Com relação ao aluguel month to month, o Broadstreet Properties (https://www.broadstreet.ca/) foi muito recomendado por diversos brasileiros. Essa empresa administra nove prédios espalhados pela cidade.  O preço é bem razoável: CAD 1,050 a 1,500/mês, dependendo do tamanho e localização. O ruim é que todos os prédios são relativamente afastados de downtown, que é o lugar que você irá mais frequentar no início da sua vida de imigrante, indo ao Manitoba Start, Immigrant Centre, Manitoba Health, compras (celular/roupas/mobílias), etc. Relatos de brasileiros dizem que eles demoravam mais de uma hora no deslocamento de casa para downtown (utilizando o prédio River Meadow como exemplo: https://www.google.com.br/maps/dir/1153+St+Anne's+Rd,+Winnipeg,+MB+R2N+0B8,+Canada/Downtown,+Winnipeg,+MB,+Canad%C3%A1/@49.8485347,-97.1863492,12z/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x52ea77cd4868f9dd:0x8030f8e9eddd7cec!2m2!1d-97.0763576!2d49.8143791!1m5!1m1!1s0x52ea7150ae2bdd05:0x9a52fb16d71c9ba4!2m2!1d-97.1387736!2d49.8942557!3e3). Mesmo com esse "problema" da distância, estávamos bem inclinados a alugarmos um apartamento pelo período de um mês em um desses prédios. (Why???) Isso porque conseguiríamos alugar ainda estando aqui no Brasil e todos os prédios são pet friendly... Já chegaríamos em Winnipeg tendo para onde ir e não precisaríamos nos preocupar tanto com o Kant também.

E por que desistimos?!?!

Bom... Estava bem complicado conseguir alugar qualquer apartamento do Broadstreet com antecedência (2, 3 meses de antecedência). Efetuamos contato com uma brasileira pelo Facebook, que é manager de dois desses prédios, para tentar entender porque diversos brasileiros conseguiram reservar um apê com 2 meses de antecedência ou mais e a gente não estava conseguindo... Infelizmente, não sei por qual motivo, ela nunca respondeu... Muita falta de profissionalismo!

No meio dessa angústia, uma casal de amigos que já estava morando na cidade conseguiu alugar um apê num prédio que eles gostaram muito (o prédio é pet friendly também)... Já tínhamos visto também alguns brasileiros falando bem desse prédio no Facebook. Enfim... esse casal falou que o prédio poderia aceitar nossa aplicação de aluguel ainda estando do Brasil... Depois dessa notícia, passamos a considerar essa possibilidade e acompanhamos com eles e com os funcionários da administração do prédio a disponibilidade de algum apartamento de um quarto para agosto (o aluguel SEMPRE começa no primeiro dia do mês)... E não é que algumas semanas apareceu um!?!

Não estou recomendando que ninguém faça o mesmo... Já soubemos de casos em que pessoas perderam bastante dinheiro tentando alugar um apê via Kijiji ou sites do gênero. Só optamos fazer dessa forma porque confiamos bastante nos nossos amigos, que tiveram que visitar o apê para confirmar que estava tudo certo e fazer o depósito de segurança on our behalf.

Com essa reviravolta aos 45 min do segundo tempo, acabamos optando por fazer algo que nem havíamos considerado em fazer no início. Fizemos nossso safety deposit + pet deposit (metade + metade do aluguel = 1 mês de aluguel de depósito) transferindo nosso dinheiro do HSBC Brasil para o HSBC Canadá (o dinheiro já estava disponível lá em cerca de 30 min.) e, em seguida, transferi o dinheiro para nossos amigos que tiveram que fazer um certified cheque (o equivalente ao nosso cheque administrativo) e entregar na administradora do prédio para reservar nosso apê.

Segue foto da nossa rua (rs):



Enfim... Chegaremos lá já com nosso home sweet home definido. Estamos muito animados e contando os dias...

Abraços do casal!

8 comentários:

  1. Ah, que bom que deu tudo certo!
    Ri muito com a foto do post, porque eu separei 3 apes no airbnb com melhor custoxbeneficio e quando fui ver de novo... já alugaram T_T
    Nós tambem optamos por alugar por um mês ou umas semanas antes de pegar o definitivo, porque dai poderemos escolher o "definitivo" pessoalmente :)
    Ta chegando a hora, hein!!!
    Bjs Tata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata, o caminho natural seria esse de alugar um temporário e depois escolher um definitivo, pessoalmente. A questão é que com cachorro tudo fica mais difícil e somos super grudados no nosso filhos e não queríamos ficar mais de 2 dias longe dele..

      Tá chegando a hora. Para de trabalhar no dia 30 e aí em menos de um mês viajamos. Muito ansiosa!!! rsrs

      E voces como estão com os preparativos?

      bjs

      Excluir
  2. Oi, Nat e Tiago

    Legal este Broadstreet Properties. Pena que não tem em Toronto... Vou buscar algo similar.... Chegaremos em 29/Julho e ficaremos 15 dias em um Airbnb. Realmente o aluguel começa no primeiro dia do mês, porém existem exceções, principalmente se o local já estiver disponível. Se não encontrarmos um local até lá, tentaremos prorrogar o Airbnb até o final do mês (ou ir para outro Airbnb ou até mesmo um hotel). Acho que será mais fácil encontrar um apto ou casa, já que neste inicio de aventura nosso pet vai ficar no Brasil....
    Boa sorte a todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Reinaldo. Depois conta sua experiencia para gente. bjs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, vocês ainda estão em Winnipeg? Estão gostando? Valeu a pena? Estou lendo alguns bad reviews sobre a cidade...

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou indo para o canada ,alguem pode me dizer como é winnipeg???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dia, tudo bom.

      Estou em Winnipeg junto com minha esposa e estamos de mudança do nosso apartamento.

      Caso queira algumas dicas ou esteja para vir e interessar o apê estou a disposição.

      petinpeg@gmail.com.

      Abs

      Excluir