Sobre nós dois...

Olá a todos!
Para quem ainda não conhece o blog ou quer saber um pouco mais sobre nós dois e sobre nosso sonho canadense somos um casal de administradores e nosso filho peludo, em busca da tão almejada qualidade de vida.
O "sonho canadense" começou ainda em 2010 quando estudei inglês em Toronto durante um mês. Fiquei encantada por tudo que tive o prazer de vivenciar naquela cidade: segurança, educação das pessoas, transporte público de qualidade, limpeza e organização do espaço público, diversidade (qualitativa e quantitativa) cultural, entre (muitos) outros fatores. Eu sempre tive a vontade de ter uma experiência morando fora do país. Após essa experiência no Canadá, essa vontade só me levou a ter certeza do que eu realmente queria. Esporadicamente acompanhava os processos de imigração de forma mais superficial... Até que fiquei sabendo que o NOC 1111 - Financial auditors and accountants estava na lista de ocupações elegíveis os processo de imigração Foreign Skill Worker (ou, simplesmente, FSW) em 2014. Ahhh... Esse é o NOC do marido...Ele possui 10 anos de experiência trabalhando como tax analyst/specialist, funções que se enquadram no NOC 1111.

Depois disso, as pesquisas começaram... Fizemos um assessment com um consultor do Canadá (sem compromisso) que confirmou que o NOC 1111 era elegível em 2014. Mas ele não passou muito segurança se as funções exercidas pelo marido realmente se enquadram no NOC em questão. Isso só me fez pesquisar ainda mais e mais... e quanto mais pesquisava, mais chegava a conclusão que não precisaria de um consultor, pois conseguiríamos fazer isso sozinhos. Ainda tinha que convencer o marido. Ele também tinha muita vontade de ter uma experiência morando fora do país, mas ao mesmo tempo ele queria algo 100% certo, sem riscos: Ele queria certeza de emprego, de que poderíamos ter o mesmo padrão de vida que temos no Brasil... Inseguranças naturais de um aspirante a imigrante.

Aí ele começou a fazer suas pesquisas também. Muita pesquisa, muitos blogs... Vendo a experiência de vida de outros brasileiros no Canadá ajudou a abrir um poucos os olhos dele. Conclusão: as incertezas foram diminuindo cada vez mais e ele estava cada vez mais certo que "qualidade de vida" vale muito mais do que "padrão de vida". Então, desistimos de comprar um apartamento (a compra estava praticamente concluída) e decidimos iniciar nosso processo de imigração!
Resumindo um pouco (até porque já comentamos sobre isso em alguns posts), inicialmente, o marido foi o aplicante principal no processo FSW em 2014, mas não tivemos sucesso pois o NOC dele já havia atingido o limite de aplicações. Partimos então para o plano B: iremos para Winnipeg, MB onde ele irá estudar na Red River College (Post Graduate Program em International Business) e eu vou em busca da minha primeira experiência profissional canadense desde o início.


Os motivos iniciais da escolha de Winnipeg como nosso novo lar foram o baixo custo de vida, baixo custo de tution do College e as facilidades dos planos provinciais de Manitoba. No entanto, cada vez mais vemos que Winnipeg tem muito mais a oferecer. Muita cultura, qualidade de vida (acho que como qualquer cidade no Canadá), as mesmas pessoas educadas, um transporte público eficiente (mesmo não sendo o melhor, ainda sim melhor que o de muito cidade brasileira)... Mesmo com alguns problemas (o frio excessivo e a violência em parte da cidade), acho que Winnipeg será um ótimo lugar para viver bem e criar nossos filhos e nosso cachorro  (e outros mascotes que, com certeza, ainda teremos).

Esse blog é para tentar ajudar a todos que estejam planejando imigrar, assim como os diversos blogs que acompanhamos nos ajudaram e ainda nos ajudam. Além disso, o blog também vai ajudar a "dar notícias" para nossos amigos e parentes aqui do Brasil, contando nossas experiências e nossa nova vida no Canadá (o que de certa forma também vai ajudar um pouco quem está pesquisando sobre imigração).

Bom... Acho que é isso. Esse é um pequeno resumo do nosso sonho canadense que começa a se tornar realidade no final de Julho/2015. Canadá, já já estaremos por aí!

Beijos e abraços a todos que nos acompanham!!!

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Vai dar tudo certo. Temos exatamente a mesma estratégia para 2016, com exceção da cidade. Frio na barriga total!!!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natalia e Tiago,

    Muito legal blog de vcs, estou gostando muito de ler e torcendo muito para vcs conseguirem ir para o Canadá, tenho certeza que conseguirão, estou pesquisando muito tb, eu e meu marido estamos desistindo, estamos velhinhos, eu tenho tenho 50 e meu marido 59, já vimos que para nós ta difícil, estamos pensando em mandar a nossa filha para estudar e trabalhar quem sabe! Em alguns post acima eu vi que vc indicou uma escola para teste de IELTS que alguns havia te indico, procurei agora então estou achando, vc pode mandar me dizer qual é?

    Obrigada! Mais uma vez vai dar tudo certo!
    Grande abraço

    Marlene Braz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, obrigada pela visita e por nos deixar uma mensagem. Realmente o Canada necessita de imigrantes e de mão de obra, mas os processos de imigração limitam um pouco a idade, pois se interessam por jovens que possam ainda ter filhos e fazer o país prosperar. Em todo caso, nada é impossível, independente da idade vocês ainda podem tentar estudar possibilidades de imigração.

      O mais difícil no meu ponto de vista em uma mudança neste momento da vida de vocês é o abrir mão de tudo que conquistaram no Brasil para recomeçar em um novo país. Tem sido difícil isso para nós que acabamos de nos casar, imagino como seria para vocês, que tem hoje mais ou menos a idade dos meus pais.

      Não sei quantos anos sua filha tem, mas estudar e trabalhar fora do país pode nos ensinar grandes lições de amadurecimento e crescimento pessoal. Pode ser que ela não queira mais voltar ou pode ser que a saudade da família não a segure por lá muito tempo, não temos como saber. A questão é que como residnete permanente/cidadã ela terá direito a ser "sponsor" sua e de seu marido no futuro.

      Sobre o IELTS, relatei em um post que não tivemos tempo de fazer um cursinho preparatório porque todo nosso processo pelo FSW foi corrido e em cima da hora, o que foi uma pena, porque a estrutura da prova precisa ser um pouquinho estudada mesmo.

      No entanto, sei que no Rio existem alguns cursos que preparam para a prova, a Cultura Inglesa é um deles. Na internet existem muitos cursinhos online e materiais para que você possa estudar por conta própria, no próprio site do British Council existe um material pago, para que possa se preparar.

      Não posso deixar de pontuar que, no caso de sua filha querer estudar no Canada, o IELTS não é o único exame aceito, o TOEFL também é aceito em qualquer instituição, é mais fácil encontrar cursos que preparem para essa prova, mais fácil de marcar e a estrutura da prova também é mais simples.

      Eu indicaria que ela fizesse o TOEFL mesmo. Caso disponham de recursos financeiros, em 2010 eu fiz um preparatório para o TOEFL no Canada mesmo. Ela pode ir se preparar para a prova, faz a prova lá, depois começa a estudar e vida que segue.

      Sobre o TOEFL, no Rio o IBEU prepara para ele, eu fiz um preparatório lá há alguns anos para o Michigan, junto com uma galera que estudava para o TOEFL. Não é muito caro e o curso é muito bom.

      Espero ter ajudado um pouquinho. Se tiverem qualquer dúvida, deixe uma mensagem e irei respondendo sem pre que possível.

      Abs,
      Nat

      Excluir
  3. Natalie, parabenizo vocês e desejo toda sorte do mundo. Também tenho interesse no Canada e para resolver uma série enorme de dúvidas eu te peço, pode indicar pessoas que estão lá e que podem nos ajudar? Nada como a informação direto da fonte. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalie, me desculpe! Só vi sua mensagem agora, fiquei uns tempos fora do ar.

    Muito obrigada pelo retorno!

    Hoje é 29.07, vcs estão chegando em Winnipeg estes dias, vou esperar vcs se instalarem para perguntar mais, tudo bem? ..... Que folgada que eu sou!

    Boa sorte para vcs! Bjs
    Marlene

    ResponderExcluir
  5. Quantos anos vcs tem? Fico tao preocupada com a idade sabe.
    Tenho 31 e pretendo ir com meu marido em 2016, quando terei 32. Eu que farei o college.
    Fico pensando em filhos se teria como ter um bebe no meio desse processo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, depois de muito tempo aqui estou eu respondendo a algumas perguntas. Acho que a idade nao eh um complicador, acho que independe, sou 2 anos mais nova que voce, mas meu marido estuda no college com brasileiros que vieram para ca e estao na casa dos 40. Nao eh a idade que vai determiner nada, eh claro que para recomecar a vida, quanto antes melhor, entao pare de pensar e tome uma attitude, se voce pensa quer esse eh o caminho para voce.

      Excluir
  6. Ola, acabei de cair no Blog de vocês sobre o Canada. Meu interesse é International Business e queria saber um pouco mais sobre isso e sobre tudo e mais um pouco ... rs ... como posso entrar em contato com vocês? visto que a ultima atualização já tem algum tempo ... obrigado ... meu email é danilosandes@gmail.com
    um forte abraço e valew

    ResponderExcluir