terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Viagem do Pet

Ola Queridos,


Parece que estou mesmo inspirada hoje.


Recebi e continuo recebendo muitas duvidas de pessoas que, assim como eu, tem seu pet como parte da familia, e gostariam de saber como traze-los para o Canada.


Como ja tem algum tempo que fizemos esse tramite, nao me recordo de todos os detalhes, como quando eu ainda estava pesquisando no Brasil. Tentarei, em todo caso, fazer meu melhor para passar para voces como funcionou o processo todo.


Comecando, temos um cachorrinho que eh a coisa mais linda de mamae, faz parte da familia como se fosse filho. Ele vai fazer 2 anos em Abril, quando veio estava com um ano e meio mais ou menos.


Nosso filho é considerado pequeno/médio porte, com 10 kg.

Como ja havia comentado em outro post, as opções para transporte de Pets do Brasil para o Exterior são:

1. Levar com você no avião. 
Para tanto é necessário que tenha menos de 10 kg e que caiba em uma caixinha específica que deve ficar embaixo do assento à sua frente.

Não é uma possibilidade para gente porque ele é bem maior que isso e sozinho (sem a caixa) já tem os tais 10 kg.

Se for o seu caso, respire aliviado porque o processo eh bem menos estressante e custoso. Paga-se normalmente uma taxa que não chega a 200 dólares, mas depende muito da companhia aérea e podem existir restricoes e exigencias diversas. Desta forma, procure saber de tudo antes de comprar sua passagem. Apos comprar a passagem, informe o quanto antes a companhia area sobre a sua viagem com o pet, pois existe uma limitacao de dois pets por aeronave, em geral.


2. Levar ele como bagagem despachada no mesmo voo que você. 
Caso seu pet tenha mais de 10 kg e nao possa ir como bagagem de mao com voce, existe essa opcao, que para mim parece ser ideal, no entanto, como ele será despachado como bagagem, terá o mesmo tratamento que uma bagagem, incluindo ficar em um ambiente não climatizado, do lado de fora do aeroporto aguardando ser despachado.

Com isso as companhia aéreas não permitem que os pets sejam despachados em épocas muito quentes e muito frias, ou seja, durante poucos períodos no ano o pet pode ir despachado. 

Como viajamos em Julho, no pico do verão na América do Norte, não havia a menor possibilidade dele ir conosco no voo.

Paga-se uma taxa também não muito mais alta que a informada acima.
3. Ser transportado como carga viva
O pet vai no compartimento de bagagem normalmente, mas ficará aguardando todo o processo em local climatizado.

Para que ele possa ir como carga viva ele terá que ir sozinho, ou seja, teremos que pagar uma empresa que faz todo o trâmite de envio de carga viva junto ao aeroporto e à companhia aérea (é obrigatória a contratação dessa empresa de serviços de despachante no Brasil, conforme fomos informados pelas cias. aéreas). A companhia aérea faz o transporte e podemos pagar no Canadá outra empresa para fazer o trâmite de liberação dele no aeroporto, ou, como iremos buscá-lo, podemos nós mesmos fazer o trâmite.

Contatamos os seguintes prestadores de servico:
- Cargo Mar - Nao souberam nos explicar bem o processo, nao nos transmitiu nenhuma seguranca.
- Five Star Cargas - Gostei deles, eram baratos, mas nao trabalhavam com a AirCanada, somente com a United e nao vinham ate Winnipeg. a opcao era que levassem ele ate Calgary, o mais proximo que podiam fazer. Valor total com o frete aereo USD 774.
- Worldwide Animal Travel - Opcao Calgary - Winnipeg, valor total CAD 655.
- Flying Pet - So faziam o trecho de SP a Winnipeg, precisariamos colocar ele em um voo do RJ para SP, mais dinheiro e dor de cabeca.
- Carga Viva Export - Acho que tambem so faziam SP - Winnipeg. Valor total BRL 4.426,96.
- Cargo Logistics - So faziam de SP - Winnipeg.

- Sysbrac - Gostamos de como nos explicaram todo o tramite, a experiencia que pareciam ter e a tranquilidade que nos transmitiram. Trabalham com a AirCanada e a United, sendo que a AirCanada, apesar de ser mais cara, era mais rapida, nao fazia parada nos EUA.

O que essas empresas fazem para voce:
- Reserva junto a companhia aerea com mais ou menos uma semana de antecedencia;
- Documentacao para liberacao alfandegaria e junto ao Ministerio da Agricultura;
- Modelo de atestado a ser oferecido pelo veterinario;
- Recepcionar o pet na INFRAERO- CARGO;
- Auxilio nas dimensoes e exigencies da caixa de transporte de cada companhia aerea;
- Acompanhar todo o processo por voce.

O que eles precisam de voce:
- Atestado de saude do pet, emitido pelo veterinario;
- Carteira de vacinacao;
- Procuracao para cuidar de tudo para voce, bem como copia de nossos passaportes.

Fechamos com a Sysbrac e pagamos um total de USD 1.608,39 ou BRL 4.984,20.

Compramos a caixa de transporte, de acordo com as especificacoes, com um mes de antecedencia, ou mais, tentamos de tudo para que ele se acostumasse com a caixa e quisesse entrar nela, mas nao teve jeito, ele nao gostava da caixa.

Viemos para Winnipeg com o nosso apt ja alugado a partir de 1 de Agosto, como chegariamos no dia 27 de Julho teriamos que ficar alguns dias na casa de amigos e julgamos por bem transportar nosso filho somente quando ja estivessemos instalados no apt definitivo. Decidimos que ele viria no dia 31 de julho, pela AirCanada mesmo.

Com uma semana de antecedencia, documentos ja enviados e CZI (document emitido pelo Ministerio da Agricultura para liberacao da viagem do canino, apos a apresentacao do atestado) emitido,  a viagem foi marcada com a companhia aerea.

Durante todo o processo ficamos muito nervosos de ficar longe dele durante todo esse tempo e ele trancado em uma caixa sem saber o que acontecia, sem poder ser sedado nem nada. Enfim, sofremos muito.

Um dia antes da data dele vir, ficamos sabendo que, embora o voo saisse do Rio a noite, ele precisaria chegar no aeroporto dentro da caixa e tudo mais as 9 da manha do dia do embarque. Chorei muito nesse dia, porque nao conseguia imaginar a cabeca dele trancado em uma caixa durante 48 horas. Pouco depois disso, a AirCanada cancelou o voo dele, minha mae nem precisou leva-lo ao aeroporto, avisaram no dia anterior, o motivo parece ter sido condicao climatica.

O voo foi remarcado 2 dias depois. As 9 da manha estava minha mae com ele dentro da caixa prontinho para voar. Ficou dentro da caixa de 9 da manha ate o horario do embarque que, se nao me engano, foi as 8 da noite. Por volta de 7 da noite a Sysbrac entrou em contato conosco avisando que a AirCanada tinha arrumado outro embargo, em razao da condicao climatica da cabine e ele nao poderia voar. Isso depois de ter passado o dia no aeroporto dentro da caixa e minha mae teria que ir la busca-lo. Nesse momento eu me desesperei! Chorava e gritava aqui do Canada e nao queria mais nada com a AirCanada porque ela aparentemente faz isso com frequencia.

Liguei para minha mae e ela foi correndo no aeroporto busca-lo. Quando ela chegou la ele tinha embarcado, parece que a AirCanada resolveu o problema da cabine e conseguiram leva-lo, mas nem minha mae e nem a pessoa da Sysbrac estavam cientes disso.

Conclusao, so nos restava esperar e chorar ate as 5 da tarde do dia seguinte, quando ele estaria aqui em Winnipeg.

Junto com a caixa dele nos enviamos, conforme nos foi solicitado, duas vasilhas pequenas para ficarem presas na grade da caixa, uma para agua e outra para comida. enviamos um saquinho com a racao dele em cima da caixa tambem.

As 5 da tarde do dia seguinte chuvia muito nessa cidade, o onibus tava atrasado e a gente correndo no meio da rua para busca-lo no aeroporto, porque nao sabiamos ate que horas a area de carga da AirCanada ficava aberta.

Chegamos na area de cargas, fica fora do aeroporto. Pagamos uma taxa que hoje acho que foi uns 50 dolares, mas nao me lembro bem. Nesse momento o Sr. vendo que eu estava muito nervosa disse que ele estava super bem e perguntou se eu queria ver da grade ele na caixinha. Olhei a caixa dele e ele la dentro sem entender nada e comecei a solucar de tanto que chorava. Acho que o moco simpatizou com meu sofrimento e ofereceu para nos levar ao aeroporto, onde teriamos que pegar a liberacao de entrada dele para voltarmos la e buscarmos ele. Bom, ele nos levou la, nos falamos com os alfandegarios, conseguimos a liberacao e precisavamos voltar para busca-lo.

Decidimos pegar um taxi, parariamos la, buscariamos ele e o taxi nos levaria para casa. O taxista concordou em nos levar com cachorro e fomos busca-lo. Quando abrimos a caixa ele chorava e pulava que nem um louco. Tava muito estressado. Vimos que a comida dele estava intacta, do jeito que deixamos, nao sei dizer se nao quiserem o alimentar ou se ele nao quis comer, mas naquele momento nem importava mais.

Nossa experiencia foi essa, foi dificil, foi caro, mas o importante eh que no final valeu a pena. ele esta aqui conosco super bem.

Para quem deseja passar pelo mesmo processo, as primeiras semanas aqui toda vez que precisavamos sair de casa ele latia sem parar de desespero, ficou com medo que fossemos lhe abandonar novamente. Fizemos alguns testes de sair e voltar muitas vezes e por fim ele se acostumou e parou de latir. Ja se foram 7 meses e ele esta perfeito, sem nenhuma sequela.

Em todo caso, temos uma conhecida brasileira tambem no nosso predio que tem dois cachorros e um deles ficou totalmente diferente apos a viagem e nunca mais voltou ao normal.

A verdade eh que nao havia a possibilidade de nao termos ele conosco, entao esse era o unico jeito e no final das contas deu tudo certo.

Torco para que tudo corra bem com os que vao tambem viver essa experiencia.

Abs,


8 comentários:

  1. Oi, Natália!

    Tudo bem?

    Acabei de ler o seu post e estou emocionada! Confesso que chorei também! Estou iniciando minhas pesquisas para ir para o Canadá (quero morar em Winnipeg) e pretendo levar meus dois peludos, que são cuidados como filhos. Obrigada pelo seu depoimento! Saber que deu tudo certo no final me alivia! Deixar meus filhos pra trás não é uma opção!

    Vou acompanhar seu blog a partir de hoje! Muito prazer em conhecê-la!

    Um grande abraço,

    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Debora, obrigada pela visita e pela mensagem. Nao foi facil, ma sno final tudo deu certo e nossa familia esta complete e feliz com nosso filho peludo.

      Abs,

      Excluir
  2. Oi Natalia!

    Obrigada pelo seu relato!
    Eu tenho duas gatas e gostaria de saber se você tem algum conhecimento sobre o processo.
    Estou considerando Winnipeg e acabei de descobrir seu blog!

    Bjs!
    Thieme

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalie, gostei muito do seu blog muito direta e objetiva. Estou indo para Winnipeg com meu marido no final de janeiro de 2017, estamos levando nosso filho (um beagle de 2 anos). Ele também vai ter que ir no compartimento de bagagem, já estou sofrendo com isso...rs. Mas enfim, não tem outro jeito. Já pesquisando e organizamos tudo em relação a ida dele, os sites da CIA aérea tem bastante informação e a aircanada tem um numero de telefone só para informações sobre esse assunto agora. O que eu gostaria de ouvir mais de você é como é seu dia a dia com ele ai em Winnipeg. Vimos no site do governo de Winnipeg que ele precisa ter uma licença, que tem multa para tudo, ele é tranquilo (apesar de ser um beagle) mas vimos que tem multa até para se latir na rua. Vimos que não tem obrigatoriedade de castrar mas que seria recomendado. Nossa raça precisa muito de exercício, nos damos duas boas caminhadas com ele por dia, como é essa rotina de passeio aí, considerando o período de inverno rigoroso? Você já precisou visitar algum veterinário, tem ideia de custo para isso? Acho que seria isso. Obrigada e abraços!
    Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Manuela,

      Boa sorte com a viagem dele, mas vai dar tudo certo sim. Todos os pets aqui em Winnipeg precisam de uma licenca, caso alguma coisa aconteca com seu cachorro e ele se perca, atraves dessa licenca a prefeitura consegue chegar ate voce. Conheco diversas pessoas que andam com seus caes sem licenca por aqui, eu nao apoio esse tipo de comportamento, entao meu cao tem a licenca dele em dia. Existem algumas recomendacoes gerais para quando for passear com seu cahorro de que ele esteja sempre na coleira e que voce cate o coco sempre, mas essa questao de nao poder latir na rua nao eh verdade. E existem alguns parques offleash onde voce pode leva-lo e tira-lo da coleira a vontade.

      A licenca custa algo em torno de 60 dolares por ano, se seu cachorro for castrado a licenca fica mais barata.

      A questao da castracao eh uma decisao sua, eles indicam a castracao porque tem o objetivo de diminuir a populacao de caes abandonados e etc, pois os varios abrigos da cidade ficam lotados, no Brasil tambem se recomenda bem a castracao hoje em dia, mas o meu nao eh castrado e nao vejo nenhum mal nisso, nao temos o objetivo de procriacao nem nada, mas acho que nao ha necessidade de fazer isso.

      Nosso cachorro eh muito ativo, passeamos com ele duas vezes por dia, ele nao faz xixi nem coco em casa, entao nao temos outra opcao. Quando a temperatura esta agradavel eh tudo lindo, mas quando faz muito frio e muita neve e por ele ter pelo curto, assim como o beagle, nos tivemos que comprar casacos e bota porque ele sente muito frio e chora com o sal e a neve na rua na patinha dele.

      Os passeios no inverno muito rigoroso sao sofridos, nada agradaveis. muitas vezes nao sao bons nem para ele, mas acho que faz parte neh.

      Pagamos 55 dolares a consulta com um otimo veterinario.

      No mais eh isso, ele tera dificuldade para se adaptar com o frio, mas nada que nao seja administravel.

      Natalie

      Excluir
  4. Boa tarde Natalie. Por gentileza tem como a gente se falar por e-mail? Gostaria que fosse em particular. obrigado. Segue meu e-mail: nassib.abdalla@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Natalie:)
    Não sei se vai lembrar de mim, sou a Tata do "Dois no Canadá" ... Nós tivemos problemas com nossa aplicação ano passado e por isso deletei o blog. Achei legal vir aqui te falar, porque seu blog foi um dos que me ajudou muito naquela epoca rs
    Desculpa sumir, espero que esteja tudo bem por ai! bjao

    ResponderExcluir
  6. ps: meu novo blog é www.vainevar.wordpress.com rs se quiser depois dar uma passada xD

    ResponderExcluir