terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Salario Minimo em Winnipeg X Custo de Vida

Bom dia,


Aproveitando minha vontade de escrever hoje, vou falar brevemente sobre o salario minimo em Winnipeg e o que pode comprar com isso.


Caso nao seja do conhecimento geral, o salario minimo de Winnipeg hoje esta por volta de $11 a hora. Depende muito da empresa se irao negociar o salario annual ou por hora.


A melhor maneira de imigrar para o Canada hoje eh atraves de estudo e trabalho, uma das partes do casal estuda enquanto o outro trabalha. A parte que estuda pode, em teoria, trabalhar ate 20 horas por semana e essa pessoa tem minha admiracao. O college aqui no Canada nao eh dificil, mas as aulas tomam parte do seu dia, podendo ir de 8 da manha as 5 da tarde, ao chegar em casa voce tera 2-3 assignments para serem entregues no dia seguinte. E bastante dificil conciliar trabalho e estudo, entao, se esta pensando em vir no esquema um trabalha e um estuda, nao coloque na ponta do lapis o quanto ganharia fazendo um part time, caso fosse fazer,  porque pode ser que nao consigas.


Isto posto, considerando um emprego full time, onde voce trabalharia por volta de 40 horas por semana, isso lhe daria uma renda mensal aproximada de $1800, o que se paga em geral de imposto seria uns 23% do seu salario bruto, ou seja, $1386 seria sua renda liquida.


Agora voce imagina pagar um aluguel por baixo de $800, o que lhe resta para passar o mes sao $586, onde tera que talvez pagar um heating que pode nao estar incluido no aluguel, uma conta de celular, supermercado e demais despesas. A conta nao fecha mesmo, principalmenet se tiverem filhos envolvidos.


A realidade para a maioria dos brasileiros que conheco eh que buscam empregos em cafeterias, lojas de shopping, ou seja, em customer service em geral, esses locais nao estao querendo contratar funcionarios, principalmente imigrantes recem chegados, com emprego full time e voce pode acabar nao conseguindo o tao sonhado full time de cara, assim a renda familiar pode ficar ainda menor que isso.


Mas porque eu estou falando isso???? Porque acho que devem desistir de vir para ca?!?! NAOOO!!! DE FORMA ALGUMA!!


Assim como falei no post anterior meu objetivo eh ser realista e pessimista ao mesmo tempo, para que voces nao venham despreparados para o que vao encontrar aqui.


Antes de chegarmos no Canada lemos muito sobre experiencia de outras pessoas e ja chegamos a ver pessoas dizendo que gastavam 200-300 de supermercado por mes. Nossa, mas Nat, voce acabou de dizer que isso nao seria possivel!?!?!?!


E eh ai que esta a pegadinha, nao existe possivel ou impossivel, existe o que cada um estabelece para si! O que cada um tem como padrao de vida, como cada um se alimenta e como cada um vive. Muitos casais jovens, ate mesmo no Brasil, conseguem sobreviver de miojo todo dia. Eu nao sou uma dessas pessoas, entao gasto facil mais de $600 de supermercado por mes. CALMA, eu nao sou gorda e nao como muito, mas faco questao de comer coisas saudaveis, ou seja, frutas, verduras e carnes. O Canada nao produz nada, o clima aqui eh muito frio e tudo que temos de verduras e frutas no Mercado sao importados e nos pagamos caro por isso.


E todo mundo que chega no Canada como imigrante ganha um salario minimo?? Nao! Mas ainda que voce ganhe o dobro do salario minimo, que ja eh um bom salario, ainda assim pode nao ser suficiente para pagar as contas de uma casa onde so existe uma renda. Mas, mais uma vez, vai depender dos seus habitos e costumes.


Once more, escrevi esse post porque quero que reflitam sobre o que seria um cenario pessimista e pensem que, a imigracao ira lhe pedir para comprovar fundos para vir pro Canada, algo em torno de 10 mil dolares para o aplicante principal e 2 mil dolares por adicional. Essa comprovacao nao so eh necessaria para a imigracao, mas para que voce consiga se manter durante o primeiro ou Segundo ano aqui.


Na realidade, a quantia solicitada pelo consulado, em minha opiniao, nao eh nem de perto suficiente. Venha bem preparado para qualquer coisa que possa dar errado.Para mim isso eh uma dica de ouro.


Foco e preparacao e chegamos la!


Abs,

7 comentários:

  1. Adorei o post! Eu e meu marido estamos nos preparando para ir, e uma das coisas que temos claro em mente é que precisamos guardar dinheiro e nos preparar no caso de tudo dar errado, ou não sair exatamente como planejamos. Inclusive escrevi um post sobre isso ontem no meu blog.
    O processo de imigração não é para todos. É para quem está fora da curva, que sabe lidar com mudanças, que se adapta a diferentes cenários, e principalmente, está disposto a fazer o que for necessário pensando no futuro!
    Adorei o blog!
    Depois passa lá no meu e me dê umas dicas, por favor!
    https://planogo2canada.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tudo bem com você? Bom, primeiro quero agradecer pelos excelentes ensinamentos que o seu blog nos proporciona, graças a ele tenho amadurecido muito a ideia de imigrar para o Canadá com a minha futura esposa. Parabéns!
    Na verdade a minha dúvida é a seguinte, gostaríamos de nos mudar para o Canadá com o foco principal de juntar dinheiro, trabalhar, mas também queremos estudar. Eu sou graduado e termino minha pós graduação no final deste ano, porém, gostaria de ter uma instituição canadense no meu currículo. A questão é, não pretendo gastar dinheiro com estes estudos, pois o meu foco é juntar dinheiro, embora eu entenda que isso é um investimento. Existe a possibilidade de realizar algum curso gratuito que me dê direito ao visto de trabalho também? Eu poderia ir somente para trabalhar mas fazer algum cursinho ''por fora'' de curta duração só para enriquecer meu currículo com uma instituição internacional? Com essa minha formação, (sou formado em Comércio Exterior e tenho MBA em Economia e Negócios, ambos por instituições públicas) você acredita que eu consiga uma boa colocação no mercado de trabalho aí do Canadá?

    Agradeço muito pela atenção e por este espaço. Aguardo contato.
    Raphael Perin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, obrigada pela visita. Se seu objetivo e foco eh juntar dinheiro, acho que o Canada nao eh o lugar para voce. Primeiro, voce nao vai conseguir um emprego que te pague muito inicialmente, conforme falei no post acima, e os custos de vida sao bem altos. Talvez voce esteja buscando por algo nos Estados Unidos, onde muitas pessoas vao para fazer dinheiro. O Canada eh um pais que recebe imigrantes com o objetivo de contribuir para a economia e aumento da populacao, um pais onde se tem qualidade de vida.

      Da mesma forma, hoje todos os brasileiros que decidem tentar a vida no Canada investem uma grande quantia financeira, tanto para se manterem no inicio da vida aqui e, principalmente, para arcarem com as despesas o estudo.

      Acho que se estudar de graca fosse uma possibilidade, muitas pessoas estariam fazendo, eu seria uma delas!

      Em todo caso, como em qualquer instituicao de educacao no mundo, existem bolsas para estudantes brilhantes, talvez isso seja uma possibilidade para voce, mas eu realmente desconheco esse processo. Alem do mais, com o visto de estudo voce so tera direito a trabalhar 20 horas por semana.

      Excluir
    2. Raphael, escuta esse podcast http://montrealnareal.com/2015/02/10/radio-imigracao-para-o-canada-13/ pois são duas especialistas de imigração explicando os processos e inclusive falando das bolsas de estudo do Brasil para alunos no Canada. Você deve se inscrever em um programa de mestrado ou doutorado, e não vai poder trabalhar nesse período, e nem ficar no Canadá depois, pois quando o governo paga seu estudo fora do País ele exige que você volte e trabalhe aqui pra "pagar" por esses estudos.
      Mas o podcast é bem completinho e abrange praticamente todas as possibilidades.
      Espero que ajude!
      Boa Sorte!

      Excluir
    3. Raphael, escuta esse podcast http://montrealnareal.com/2015/02/10/radio-imigracao-para-o-canada-13/ pois são duas especialistas de imigração explicando os processos e inclusive falando das bolsas de estudo do Brasil para alunos no Canada. Você deve se inscrever em um programa de mestrado ou doutorado, e não vai poder trabalhar nesse período, e nem ficar no Canadá depois, pois quando o governo paga seu estudo fora do País ele exige que você volte e trabalhe aqui pra "pagar" por esses estudos.
      Mas o podcast é bem completinho e abrange praticamente todas as possibilidades.
      Espero que ajude!
      Boa Sorte!

      Excluir
  3. Com um trabalhando e outro estudando (meu caso) as contas nao fecham mesmo!!!! Minha solucao? Part time como segundo emprego.

    ResponderExcluir