terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Atualizando - 7 meses de Canadá

Bom dia para nossos leitores,

Já tem 5 meses que não escrevemos no blog... muitas pessoas enviam mensagens e pedidos para que falemos sobre assuntos específicos.
 
A verdade é que o dia a dia de um imigrante é bastante corrido. Eu nunca pensei que fosse largar meu blog por causa disso, mas não consigo encontrar forcas ao final de um dia de trabalho, academia, passeio com cachorro, preparação e arrumação de comida pro dia seguinte, e ainda ter tempo de escrever no blog. Ademais, a verdade é que quando chegamos aqui vimos que existem milhões de brasileiros aqui em Winnipeg escrevendo blogs, fazendo videos e afins sobre a vida aqui, alguns até se passando por agentes de imigração e especialistas/consultores no assunto, sem ter sequer feito seu próprio processo por conta própria. 
A intenção deste blog e desta pessoa que vos escreve sempre foi, desde o inicio, falar sobre nossa experiência, com o intuito de ajudar pessoas em situação semelhante e, antes de mais nada, registrar nossos primeiros momentos rumo a imigração.

Pois bem... Continuando... Esta semana completamos 7 meses de Canada. Embora o dia a dia seja corrido, a impressão que dá é que estamos sempre tão ansiosos com tanta novidade e tanta coisa acontecendo (ou tanta coisa que queremos que aconteça) que o tempo não passa tao rápido quanto gostaríamos.

Em posts anteriores falamos sobre o motivo de termos escolhido Winnipeg, nossos planejamentos de imigração, etc. Hoje vou passar a minha impressão sobre tudo até hoje.



1 - Custo de Vida:

Aluguel aqui é mais barato que em outras partes do Canada, sem dúvida. Com $800 voce aluga um bom apartamento de um quarto. Fica um pouco mais difícil quando se tem cachorro, pois são poucos imóveis pet friendly. No entanto, não é impossível.

Supermercado e comida: Os preços são os mesmos em qualquer lugar do Canadá, e por "mesmos" eu quero dizer digo, "caros"!! Em Toronto, por exemplo, existem maiores opções de mercearias e supermercados, assim como existe o Chinatown... Então, na realidade, a possibilidade de barganha e de encontrar melhores preços pode ser melhor que aqui.

Menor custo de vida, menores salários: Não preciso nem falar sobre essa questão matemática... os salários aqui, em geral, são menores que em outras cidades como Toronto, Vancouver e Calgary. A não ser que você seja muito especialista em algum assunto, isso não fará tanta diferença inicialmente. Afinal, como imigrante recém chegado e geralmente aplicando para posições mais entry level, você provavelmente não tera um salário muito alto mesmo. Mas acredito que no longo prazo isso seja um pouco desanimador.

Quanto aos demais serviços, acredito serem os mesmos... ou, pelo menos, de acordo com o poder aquisitivo de cada província. Alem do mais, no início da vida de imigrante, pode ser que alguns serviços sejam considerados "de luxo", tais como TV a cabo, celular e etc.


2
- Mercado de trabalho:

Recebo muitas perguntas sobre o assunto. Sou administradora e desde que aqui cheguei foquei exclusivamente em procurar empregos na minha area de atuação. Desta forma, não sou especialista em Mercado de trabalho e não sei como é o Mercado de trabalho para outras profissões.

Em todo caso, temos amigos, conversamos com pessoas e, através de observação (ou seja, minha percepção), acredito que Winnipeg sofra com carência de mão de obra, principalmente de profissionais qualificados. Talvez todas as regiões do Canadá sejam assim, mas só posso falar alguma coisa de Winnipeg, pois é o único mercado que conheço.

Perguntas: "Isso quer dizer que, se eu for para Winnipeg, as empresas estarão com as portas escancaradas me esperando de braços abertos???"  NÃOOOO!!!

Isso quer dizer que existem muitas oportunidades para profissionais qualificados, ou ate nao qualificados, com INGLES FLUENTE E PRONTO PARA O MERCADO DE TRABALHO!!!

Pessoas lêem noticias no Brasil dizendo que o Canadá esta em busca de profissionais brasileiros para compor sua mão de obra: grande mentira! O Canadá precisa de profissionais qualificados de qualquer lugar do mundo, é verdade... mas o profissional precisa estar com o inglês afiado e disposto a recomeçar, porque quando chegar aqui, sem nenhuma experiência ou referencia no pais, ninguém vai saber quem voce é e muitas vezes dar crédito a sua experiência profissional e/ou qualificação adquirida no Brasil. Se voce era gerente, pode ser que tenha que começar como assistente ou analista aqui (mas claro que há exceções). 

Esse processo de recomeço pode durar muito ou pouco tempo, tudo depende de você.

Minha observação aqui é: as pessoas fantasiam o sonho canadense, vem pra cá sem falar inglês nenhum e quando chegam encontram barreiras com a lingua, precisam trabalhar em empregos que não tem nada com sua formação, mas que irão ajudar com o desenvolvimento da língua... após um mês, ficam frustrados, acham que a vida aqui é uma merda, sentem falta da família, do dinheiro, do status, da vida no Brasil e voltam, ou ficam com (MUITA) vontade voltar! 

Winnipeg é uma cidade pequena... quer dizer, com uma população menor do que estamos acostumados em grandes cidades do Brasil. As empresas aqui são empresas pequenas e/ou familiares. Existem fabricas, empresas de logística e transporte (Winnipeg é ponto estratégico), agricultura, mas muitas não chegam a 100 funcionários... muitas mesmo! Ou seja, para quem esta acostumado a grandes corporações no Brasil, aqui é bem diferente. 

Os funcionários destas empresas podem ser pessoas simples que terminaram o high school, trabalham na mesma empresa por anos e anos, e não tem o menor interesse de buscar mais qualificação. A ideia que tenho é que isso acontece com grande parte da população... parece que não precisam "correr atrás" por existir mais oferta de emprego que oferta de profissionais... Ou simplesmente são mais acomodados. Não importa muito o quão bom você seja no trabalho que faz, o importante aqui é o tempo de casa. Em muitas empresas o ritmo das pessoas é lento... Não falo pela empresa onde trabalho (o ritmo aqui eh bem saudável)... Ainda bem!

Existe uma mudanca de mindset muito grande quando se comeca a trabalhar aqui, mas em questão de tempo você acostuma. Algumas vezes fica frustrado e tem que ter um exercício de aceitação muito grande... So far so good... 


Historia Real:

Aconteceu comigo... Recebi uma apresentação em PowerPoint para atualizar uns números e enviar para um cliente. Quando olhei a apresentação, vi logo que ela estava totalmente sem formatação... eles copiavam a tabela com números do Excel, colavam como figura no PowerPoint e enviavam para o cliente. Quando recebi essa apresentação, tive vontade de chorar. Então formatei ela toda e deixei muito melhor do que era. Quando enviei para a gerente de conta, de 27 anos (ou seja, bem jovem e cabeça fresca), ela me perguntou o que tinha acontecido com a apresentação. Eu expliquei que tinha melhorado um pouco a formatação. Ela pediu que eu refizesse exatamente como era antes, porque era assim que eles sempre fizeram e ela queria continuar fazendo.

Tive vontade de chorar de ódio!! Era muito mais fácil para mim deixar como era... me daria bem menos trabalho... mas não consegui aceitar a cabeça pequena desta menina.

Minha vontade era de juntar minhas coisas e ir embora, pois não to acostumada com gente pensando tão pequeno. Mas fiquei e, de pouquinho em pouquinho, fui dando sugestões para outras pessoas o que poderia melhorar na apresentação e algumas ideias foram bem aceitas. Eu mexo no PPT razoavelmente (nada muito impressionante), mas eles acham que sou uma deusa do aplicativo. Em terra de cego, quem tem olho é rei!! rsrsrs

Conclusão, não quero desencorajo ninguém a desistir do Canadá porque não tem inglês fluente ou que não está pronto para o mercado de trabalho... Mas saiba que poderá (e provavelmente irá) inicialmente trabalhar fora da sua zona de conforto e que isso pode durar algum tempo. 

Estude o Canada antes de virseja realista sobre seus planos e o que pode dar certo e errado. Na dúvida, trace 3 cenários: um otimista, um ideal e um pessimista! Jogue o otimista e o ideal no lixo e fique com o pessimista. Minha experiência pessoal é: quando voce se prepara para o pior cenário, o que vier melhor que isso será lucro e muito bem vindo.


Vou ficar por aqui, o post já está muito grande. Volto em breve.

21 comentários:

  1. Muito bom! Bem realistico! Continuem assim!

    ResponderExcluir
  2. Natalie, continue escrevendo por favor. Por mais que tenhamos outros Blogs disponíveis abordando o assunto Winnipeg/Canadá, cada um tem um jeito de falar sobre a experiência e você escreve muito bem! Você poderia falar sobre o curso do seu esposo? Superou as expectativas? Ele está gostando? Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Renata, Obrigada pela visita. Tiago anda sempre ocupado com o college e os assignments, a vida anda corrida por aqui, mas vou pedir para ele escrever sobre o assunto assim que as coisas estiverem mais calmas.

      Excluir
  3. Olá!! Tenho planos de ir para o Canadá em breve e estou buscando o máximo de informações possíveis,obrigada pelo texto, continuem postando,pois ajuda muito quem está no Brasil. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bacana seu blog. Você fala o que as pessoas precisam ouvir, mas muitas vezes não tem quem lhes fale. Já fui imigrante (Australia) voltei para o Brasil (de peito aberto) e sim, me arrependi...rs Não voltei por ter trabalhado em empregos mais braçais e sim porque minha mulher - na época namorada - estava por aqui e eu era realmente um homem dividido ao meio. Hoje quero me mandar do Brasil; mas não idealizo o Canadá sendo o céu, assim como o Brasa o pior lugar do mundo. Será que você poderia me dizer como anda a demanda por empregos mais braçais por aí? Pedreiro, mover, marceneiro e etc (pode ser apenas uma impressão...rs)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SM, acho que se voce ja tem experiencia morando longe de casa (do Brasil) as expectativas costumam ser mais realistas. Nao conheco bem a area de construcao, mas sei que, principalmente no verao, ha muita obra Rolando por toda a cidade e as pessoas fazem muitas reformas em casa e o Mercado de trabalho bracal paga bem a hora, entao acho que se, voce tiver experiencia, da para se empregar facilment sim. No entanto, meu leigo comentario seria que viesse tentar emprego um pouco antes do verao, as chances serao maiores do que se chegar no meio do inverno, onde a demanda eh bem menor. Se trabalhar no verao, pode ser que no inverno ja esteja com alguma coisa certa/empregado, de forma que no meio do inverno sera dificil que alguem esteja contratando. Boa sorte.

      Excluir
    2. Obrigado, Natalie! A ideia é chegar em Janeiro. Estou me preparando para ficar algum tempo sem trabalhar. Um abraço!

      Excluir
  5. Acabei de achar o blog de vocês e estou maravilhado, tanto com os assuntos, quanto com a realidade que descrevem os fatos!!! Parabéns!!!!
    Tenho certeza que essa leitura me ajudará muito no processo de planejamento e pesquisa de imigração.

    Abraços,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andre, obrigada pela visita e o comentario. Espero estar ajudando de alguma forma.

      Excluir
  6. OI Natalie Lins, tudo bem?
    Desculpa te encher de perguntas...
    1) Foi complicado para vc encontrar seu emprego?
    (tbm sou formado em Adm)
    2) Vc acha que é um salário OK? Está próximo dos 11 $/H?
    3) Oq seu marido está achando do curso de International Business da RRC?
    (quero fazer esse curso)
    4) Vcs fizera TOEFL? (estou estudando para isso)

    Abs
    Andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andre, obrigada pela visita.

      Respondendo suas perguntas:
      1)Nao foi complicado encontrar emprego, me empreguei em 3 semana na cidade, mas eu sai batendo de porta em porta entregando curriculo, levei tempo preparando curriculo e focando em encontrar um emprego na minha aerea. Muitas pessoas dizem nao ter tido a mesma sorte, mas eu chamo isso de competencia e planejamento, ou seja, se voce tracar um bom plano, certamente conseguira. Nao esqueca que tudo depende da experiencia anterior que voce tem e, principalmente, do seu nivel de ingles.

      2)Eh um salario bom, consigo pagar todas as nossas contas da casa.

      3)O curso de international business eh um curso corridor, ou seja, ele tem 10 assignments por semana, nao eh um curso bom, voce so estudara com imigrantes, canadenses nao fazem esse curso, mas se seu objetivo eh somente o de imigrar entao acho que ele atende bem o proposito.

      4) Nos fizemos o IELTS General quando aplicamos para a imigracao federal, depois o Tiago fez o TOEFL Academic para entrar no curso da RRC.

      Abs,

      Excluir
  7. Parabéns Natalie, muito bom o seu blog!!! Comecei a ler alguns artigos e já percebi que você é bem realista e isso é ótimo! Vou continuar lendo tudooooo!!! Abraço!!! :-)

    ResponderExcluir
  8. Ola Natalie, achei seu blog muito bom e gostaria de tirar uma dúvida ou pelo que você pudesse me dar uma luz.
    Pretendo ir para o canada em 2017 para estudar inglês por um período de 3 meses, o que considero suficiente para atingir um nível avançado do idioma. No entanto, eu não pretendo voltar e tentaria buscar
    uma vaga de emprego. A minha dúvida é: Qual tipo de visto seria melhor? Como ficar mais tempo que aquele estipulado pelo fiscal da imigracao? Pelo que li em varios sites, quando se vai para estudar, o fiscal libera apenas o periodo de duracao do curso. Meu medo é entrar no país e 3 meses depois ser obrigado a voltar sem ao menos ter tentado uma vaga de emprego. Apenas para constar: sou casado e tenho 2 filhos.

    Um abraço,
    Vagner Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vagner, obrigada pela visita. Nao sei como eh o seu nivel de ingles, mas 3 meses nao costuma ser suficiente para nada, em 3 meses voce aprendera muito pouco.

      Quando falamos de imigracao com estudo estamos falando sobre cursos com mais de 1 ano de duracao, qualquer curso que for fazer com menos de 6 meses de duracao lhe dara somente um visto de turista, e desde ja comunico que muito dificilmente voce conseguira um visto de turismo para estudar 3 meses no Canada trazendo esposa e dois filhos, porque eh uma movimentacao muito grande para um curto espaco de tempo, a imigracao vai de cara imaginar que voce esta querendo fazer algo errado.

      O que voce esta me questionando eh como ficar illegal no Canada e nao posso lhe dar nenhuma ajuda nesse sentido.

      Caso queira fazer como a maioria dos brasileiros vem fazendo, escolha um curso/college/post graduation com um ano de duracao ou mais, venha com visto de estudo para um ano e com sua esposa com visto de trabalho. Sua esposa podera trabalhar 40 horas por semana e voce podera estudar e trabalhar no maximo 20 horas por semana. Seus filhos terao direito a escola publica e, dependendo da provincia, terao tambem saude publica.

      Boa sorte

      Abs,

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Natalie! Tudo bem? Parabéns pelo blog e fico feliz que esteja tudo correndo bem aí!

    Estou me preparando para fazer um college até o primeiro semestre de 2018 junto com minha futura esposa (vamos nos casar antes de ir). Esticamos o prazo até 2018 porque queremos ao máximo juntar dinheiro e ter uma reserva razoável, apesar de não termos grandes salários, como moramos com nossos pais conseguimos juntar um certo dinheiro.

    Quanto você diria que é necessário ter para viver um período de 4 meses sem trabalho? Eu fico bastante pensativo, já que eu acompanho alguns blogs e nunca encontrei um que apresentou valores de quanto a pessoa levou ou gastou enquanto esteve no país (Lógico que é algo pessoal, porém eu acho que é uma informação importante porque talvez o dinheiro que eu tenho talvez eu pense que é suficiente, mas não é).

    Você acha que 50/60 mil reais dá para em média pagar o curso + se manter por 4 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Junior, obrigada pela visita. Realmente essa pergunta eh muito pessoal, como falei em posts anteriores, existem pessoas que conseguem gastar 200-300 dolares por mes de comida, ja aqui em casa estamos mais perto dos 800. Entao isso depende dos seus costumes do que esta pronto para abrir mao. Alguns amigos nossos chegara aqui e se acomodaram no apartamento com uma cama e utensilios basicos de cozinha, eu nao consegui fazer isso, entao quando chegamos aqui mobiliamos todo nosso apartamento. Uma estimative seria 900 com despesas de moradia, 120 de cellular para o casal, TV a cabo voce pode viver sem (50 dolares), 500 de supermercado. Com uns 1500 voce passa o mes. 6 mil entao seria suficiente para 4 meses, o college deve ficar na casa dos 15 mil. 60 mil convertendo saira na faixa dos 21 mil dolares, vai ficar bem apertado, mas acredito que seja suficiente sim, eu sou da opiniao de que quanto mais voce puder juntar, melhor. Ao mesmo tempo eu sei que uma vez que voce toma a decisao de sair do pais, eh uma perda de tempo muito grande permanecer por ai muito tempo, ainda que seja para juntar dinheiro.

      Excluir
  11. Olá, acompanho o blog de vcs bem antes de estar aqui no Canadá com a minha família. Não viemos com a intenção de ficar mas estamos mudando de opinião. Gostaria da ouvir o seu testemunho sincero (doa a quem doer hahaha) sobre como está a questão da aplicação de imigração no momento para vocês? Já conseguiram aplicar? Como o processo? O que falta ainda? Eu sei q é uma ansiedade muito grande. Pois meu marido conseguiu um sponsor mas o LMIA foi negado só por um mero detalhe da renda que ele receberia...
    Enfim. O quão difícil tem sido e em que altura do processo vcs estão. Obrigada e boa sorte com tudo.

    ResponderExcluir