terça-feira, 31 de março de 2015

Solicitação de visto de estudo online

Boa tarde para todos,

Apesar de estar sempre ligada no blog, não posto nada há algum tempo, Tiago fez os últimos dois posts falando sobre a escolha por Winnipeg, MB e razão da escolha do curso de International Business na Red River College. 

Pois bem, hoje eu venho aqui falar sobre uma questão prática, a solicitação do visto de estudo. 

Tenho percebido que muitas pessoas tem dúvidas ou inseguranças sobre o processo de aplicação para o visto, seja de estudo, trabalho ou imigração. Eu entendo que nos planejamos muito e dispomos de recursos financeiros para alcançar esse objetivo e não queremos que nada dê errado. Por isso muitas pessoas optam por pagar uma consultoria/agência especializada no serviço. 

Eu particularmente sou totalmente contra pagar para que alguém faça isso para você porque acho que o maior interessado no seu processo de visto é você. No entanto, eu entendo que se você se sentirá mais seguro desta forma, então que assim seja. 

Existem boas agências no mercado que fazem esse tipo de trabalho, durante meu processo de imigração pelo FSW, após preencher e recolher todos os documentos (eram muitos mesmo!), achamos por bem pagar um valor para que a Maria João (MJ Consultoria) pudesse conferir a documentação e nos aconselhar sobre o que estávamos enviando. E valeu a pena, sem dúvida. Tivemos o visto negado, não em razão da documentação, mas porque o nosso NOC estourou. 

Além disso tudo, eu sou a economia em pessoa, então tudo que puder fazer para me salvar alguns trocados, eu farei, desta forma, nunca pago para que ninguém cuide de visto para mim. 


Seguindo com o título do post, hoje o Citizenship and Immigration Canada possui duas formas de aplicação dos processos de visto: 

1. Aplicação manual, preenchimento manual dos formulários, junção dos documentos e entrega de todos no VAC (Visa Application Center), que no nosso caso, como estamos no Rio de Janeiro, seria o de São Paulo;

2. Aplicação online, preenchimento dos formulários em PDF, upload de documentos no sistema "MyCIC" e envio on time. 

Conversei com algumas pessoas que preferiram fazer da forma manual, onde podem fazer contato com a pessoa que recebe os documentos e tirar dúvidas e etc., mas essa não é uma opção para o pessoal que não está em SP.

Eu já havia solicitado o nosso visto de turismo de forma online e já havia nos inscrito no Express Entry, desta forma, já estava mais do que acostumada com o "MyCIC" e acho mesmo que o processo é mais rápido e fácil. 

Ademais, sou a ansiedade em pessoa e a solicitação online é muito mais rápida que a manual. 

Então como funcionou:

1° - Fazer o cadastro no MyCIC, no link http://www.cic.gc.ca/english/e-services/mycic.asp (caso já tenha aplicado para algum outro visto de forma online, não será necessário cadastrar novamente, basta usar o mesmo login);

2° Ao finalizar o cadastro aparecerá a tela inicial deles onde existe a pergunta "What would you like to do?", abaixo desta pergunta existe o botão com a opção "Visitor visa/study and/or work permit";

3° Ao apertar o botão acima, você será direcionado para etapas de perguntas, onde deverá passar informações relativas a você e suas intenções com a ida ao Canada;

4° Ao final do preenchimento de todas essas perguntas eles dirão se você é elegível ou não para o visto que deseja solicitar;

5° Sendo elegível você poderá ter acesso ao portal onde fará o upload dos documentos necessários para solicitar o visto. Essa parte é bastante auto explicativa, eles falam quais documentos precisam da sua parte e, se houver conjuge indo com visto de trabalho, quais documentos serão necessários upload para o conjuge. Além dos documentos há os formulários que necessitam ser preenchidos e todos estarão disponíveis para que faça o download.

Os documentos solicitados no nosso caso, ou seja, visto de estudo com o conjuge indo com visto de "open Work Permit" foram:

TIAGO - Study Permit

Formulário "Application for study permit made outside Canada (IMM 1294)";
Preenchido através do PDF e validado ao final. Não foi necessário imprimir e assinar, a assinatura é feita de forma eletrônica ao final da aplicação.

Proof of means of financial support;
Nada mais é do que comprovações de que possui fundos financeiros suficientes para arcar com os gastos referentes ao college e mais um ano de despesas. 
Enviamos da nosso parte extratos simples de nossas contas corrente, investimentos e poupança; carta do nosso gerente do banco comprovando que arcamos com nossas obrigações e informando o quanto possuímos de disponibilidade financeira em conta, em dólar; 3 últimos contracheques do Tiago; 3 últimos contracheques meus; última declaração de IR do Tiago completa e acompanhando tradução juramentada. 

Passport or travel document;
Scanner simples da página de identificação do passporte do Tiago.

Statutory declaration of common law (IMM5409);
Como ainda não somos casados, vivemos uma união-estável, preenchemos o formulário em questão e anexamos o contrato de união estável; faturas de cartões de crédito comprovando que possuímos conta em banco e cartão conjuntos; cópia do informativo do plano de saúde me informando como dependente dele; comprovantes de residência de ambos com mais de um ano comprovando que vivemos sob o mesmo teto há pelo menos 1 ano. 

Para quem não sabe, o contrato que possuímos no Brasil de união estável não possui qualquer validade no Canadá. Desta forma, para comprovação de nossa união, os itens acima se fazem necessários. 

Digital photo; 
Basta uma foto eletrônica no formato 3X4 para anexar ao processo. 

Letter of Acceptance; 
Carta de aceitação do college scanneada em PDF.

Family information form (IMM5707); 
Formulário preenchido, impresso, assinado a mão e scanneado em PDF. 

Use of family member representative for online applications (IMM5713); 
Se você está fazendo a solicitação online no seu login para você e seu parceiro, é necessário que o parceiro assine esse formulário à mão concordando que faça isso por ele. Basta scannear após assinado, em PDF. 

Optional Documents

Schedule 1 – Application for a temporary resident visa made outside Canada; 
Preencher, imprimir, assinar e scannear em PDF. 

Letter of Explanation.  
Apesar de ser um documento opcional e conhecer muitas pessoas que não fizeram, eu achei melhor fazer uma cartinha explicando a razão do Tiago ter escolhido o curso em questão e como isso pode contribuir para a carreira dele e etc. 


FAMILY MEMBERS - NATALIE - Open Work Permit

Application for work permit made outside of Canada (IMM1295); 
Preenchido através do PDF e validado ao final. Não foi necessário imprimir e assinar, a assinatura é feita de forma eletrônica ao final da aplicação.

Passport or travel document;
Scanner simples da página de identificação do meu passporte.

Digital photo; 
Basta uma foto eletrônica no formato 3X4 para anexar ao processo. 

Family information form (IMM5707); 
Formulário preenchido, impresso, assinado a mão e scanneado em PDF. 

Optional Documents

Schedule 1 – Application for a temporary resident visa made outside Canada; 
Preencher, imprimir, assinar e scannear em PDF. 

Letter of Explanation. 
Carta explicando que meu spouse está indo para o Canada em procura de uma especialização através de um college e eu vou usar a oportunidade para trabalhar e viver o dia a dia de trabalho fora do meu país para melhorar meu inglês.

Fees
O pagamento das taxas é feito pelo cartão de crédito no momento da solicitação do visto online. 

A taxa é 150 CAD para o visto de estudo, 155 CAD para o visto de trabalho e mais 100 CAD pela permissão de trabalho. 
Total que pagamos foi 405 CAD.

Pois bem, uma vez que todos os documentos foram "uploaded" no sistema, fazemos o pagamento e receberemos a confirmação de aplicação. Próximo passo é aguardar contato do CIC por e-mail comunicando que recebeu uma mensagem, para que você acesse o sistema e leia a mensagem que lhe deixaram. 

Finalizamos nossa aplicação no sábado à noite (dia 28/03). 

Na segunda (dia 30/03) às 10 da manhã recebemos um comunicado do CIC e para nosso desespero eles estavam pedindo as comprovações de fundos financeiros e eu não entendi porque. Fui tentar entender e percebi que na hora de fazer o upload dos documentos havia feito upload do documento errado no Proof of Funds. Ufa!! Menos mal. Fiz o upload do documento certo na mesma hora e esperei. 

Hoje, Terça-feira (dia 31/03) recebemos outro comunicado deles e entrei no MyCIC cheia de medo do que poderia ser. Eis que estavam nos pedindo os exames médicos!!!!!!!!!! Uhuuuuuuu!!! Aplicação aprovada, basta apenas comprovar estar com a saúde in Shape e voilá!!

Marcamos o médico indicado aqui no Rio para quinta-feira (dia 02/04) às 8:30 da manhã, no mesmo dia faremos os exames de raio X e aguardaremos cenas dos próximos capítulos. 

Bom, espero ter detalhado bem o processo de solicitação de visto. Caso não tenha ficado bem claro, eu adoraria ajudá-los e não vou cobrar nada por isso, então mandem suas perguntas. 

SALDO DO DIA: -405 CAD

Abraços e boa sorte para nós!!

Natalie 



39 comentários:

  1. Yahhu!!!!
    Vocês já estão com um pézinho no Canada, que legal! *-*
    Sorte que não é exame emocional (?), senão não íamos passar Nat, do jeito que estamos estressadas e ansiosas! kkkkkkkkkkk
    Agradeço primeiramente por dividir a informação conosco! Estava mesmo procurando alguém que tenha aplicado de forma online para nos espelharmos rs Todos que achamos aplicaram pelo VAC aqui em SP, parece tranquilo, mas o online parece ainda mais fácil e barato ! rs e Rápido é uma palavra que se tornou meu sobrenome rs
    Contei pro Nando e resolvemos aplicar online também ;)
    Só uma duvida, quando vocês fizeram o Mycic vocês fizeram separado, ou tem como fazer junto o cadastro? Já que também vamos pedir o visto de trabalho e estudo junto.
    Obrigadaaaa pelo post super bem explicado, estamos mais calmos agora rs
    Fizemos o pagamento por cartão de credito ontem,. para o College liberar a carta.. Agora só esperar! :D
    Uiuiui, nos veremos no Canada *-*
    Parabéns aos dois :D

    ResponderExcluir
  2. Tata,

    agora estou mesmo me sentindo com um pézinho lá já! Não consigo concentrar no meu trabalho mais, não acho mais motivação para fazer esse trabalho rotineiro. E ainda vamos ficar aqui até final de Julho!! rsrsr

    Então, respondendo sua pergunta, como o visto de estudo e de trabalho são casados, você pede os dois ao mesmo tempo, vocês terão que fazer no MyCIC account de um de vocês.

    O ideal que seja seu cadastro, porque você é aplicante principal. O Cadastro será no seu nome, mas informará que está levando seu conjuge e que ele irá com o visto de open work permit, desta forma, quando for preencher os documentos ele precisará assinar o formulário "Use of family member representative for online applications (IMM5713)", lhe dando autorização para que dê andamento ao visto por ele.

    Respondi sua pergunta ou ficou confusa? Se ainda tiver dúvidas, só falar e explico melhor.

    Nos vemos no Canadá!! Amo Toronto e irei passear por lá com certeza!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahauha, compartilho da dor! Eu ainda não apliquei, mas já estou chorando por ter que voltar pra rotina de sempre :( só de pensar no trabalho, no transito..aiai, desanimo. Também pretendemos ficar até meados de Julho para poder salvar o máximo de dinheiro possível! Nossa viagem é no inicio de Agosto, então teremos que aguentar o Brasil até lá rsrs

      Ah, entendi! Explicou muito bem sim, rs obrigada!
      Achei que teríamos que fazer separado e tal, acho que assim como você falou é mais fácil :D
      Eu não tinha entendido direito esse formulário de use of family member, agora capitei a mensagem! rs

      Nós também passaremos por Winnipeg qualquer dia, pena que não conseguimos ir lá na lua-de-mel para ver como é. Mas saberemos por vocês, até podermos ir efetivamente passear por lá rs

      Até lá ;)

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?? Acabei de ler seu post e achei bem explicativo! Estamos na mesma situação que vocês, um casal querendo ir para Winnipeg, um a estudo e outro a trabalho rsrs Quanto ao médico indicado para o exame médico, poderia dizer se dentre as opções era o mais em conta? Também somos do RJ, e se possível já indica ae! Hahahaha Desde já obrigado, e parabéns pelo blog! See you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita. Por aqui está tudo certinho. Espero que com vocês também.

      Respondendo sua pergunta sobre os médicos, no site do CIC existe uma lista de médicos credenciados ao consulado, você pode encontrar no link http://www.cic.gc.ca/pp-md/pp-list.aspx.

      Para o Rio existem somente duas opções, um em Botafogo e outro em Copacabana. Marcamos o médico mais próximo da nossa casa.

      O valor de consulta é tabelado, 300 reais por pessoa, não aceita plano, mas você pode pegar o recibo e solicitar reembolso do seu plano de saúde.

      Além da consulta, existem também os exames laboratoriais de urina e sangue e mais o RaioX, para estes exames você pode fazer através do plano de saúde, caso não possua plano terá que pagar também por estes e, nesse caso, existem muitos laboratórios diferentes e preços variados.

      Nossa consulta será nesta quinta, em seguida farei um post detalhando como foi o processo.

      Espero ter ajudado um pouco.
      Bjs

      Excluir
  4. Ola,

    Eu e minha esposa estamos no mesmo perfil que vocês, porem no nosso caso é ela quem irá estudar e um curso de 3 anos.

    Você saberia me dizer se no "Proof of means of financial support" eu teria que comprovar os 3 anos ou só o primeiro basta?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, obrigada pela visita e pela pergunta, adoro receber dúvidas e comentários de pessoas na mesma situação que a nossa.

      No site do CIC e em todos os lugares onde pesquisei diz-se somente o seguinte:

      "You must prove that you have enough money to pay for your:
      - tuition fees
      - living expenses for yourself and any family members who come with you to Canada and
      - return transportation for yourself and any family members who come with you to Canada.

      O que eu pessoalmente gosto de dizer é, faça uma economia e leve o máximo possível, porque realmente não saberemos como será a vida uma mês que estivermos fora de casa.

      No entanto, não podemos deixar de nos atentar que uma quantia suficiente para que possa pagar todas as tuition fees do curso de sua esposa no Canada e mais as despesas de 3 anos de vida por lá seria uma coisa fora da normalidade, muito mais de 100mill dólares Canadenses! Isso não é realista. Então, minah sugestão para você é, tenha o valor total dos 3 anos de curso dela para comprovar e coloque mais 12 meses de renda para se manter com aluguel e demais despesas, para o caso de não arrumar emprego durante o primeiro ano.

      Agora, importante, caso não tenha toda essa quantia, não deixe de aplicar por isso. Essa questão é muito subjetiva e pessoal, tudo vai depender do oficial que irá analisar o seu caso e do seu perfil no geral.

      Para que possa ter uma ideia, para o visto de imigração pelo processo federal o Canada pede que você tenha 10mil dólares canadenses para o aplicante princial e mais 4mil por dependente. Já é uma boa base de comparação.

      Espero ter ajudado um pouquinho.

      Bjs

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo retorno.

      Excluir
  5. Boa tarde Natalie,
    Também vamos para Winnipeg, só que vamos ano que vem, eu, meu esposo e filho. Você saberia dizer se também é necessário solicitarmos o visto americano, eu sei que não é obrigatório, mais você acha legal ter ?? Boa sorte no seu processo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, Obrigada pela visita e pela pergunta.

      O simples fato de estar indo pro Canada não lhe obriga de forma alguma a ter um visto americano.

      No entanto, existem poucas companhia aéreas que voam direto para o Canada, a Air Canada é a única na verdade, a grande maioria faz conexão em algum outro país. Se a sua passagem fizer conexão nos Estados Unidos, você precisará obrigatóriamente possuir o visto americano.

      Ademais, Estados Unidos é bem pertinho do Canadá e um destino de compras muito procurado, ou seja, estando tão perto provavelmente achará mais interessante fazer compras por lá do que no Canadá.

      Ainda existe o fator de que tirar o visto aqui no Brasil ainda lhe poupará mais uma coisa a pensar no futuro, porque realmente não sei como funcionaria pra você tirar o visto Americano estando no Canadá.

      Minha opinião, a emissão do visto americano é um processo muito simples e rápido, então faça logo, ele terá validade de 10 anos e você não precisará mais pensar nisso tão cedo.

      Se precisar de ajuda, estamos aqui!

      bjs

      Excluir
  6. Bacana casal! Vcs enviaram tudo em português ou traduziram tudo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      No site as instruções são que todos os documentos que não estiverem em inglês ou francês precisam acompanhar uma tradução.

      No entanto, enviei os nossos extratos de conta, contracheques, faturas dos cartões e comprovante de residência somente como cópia simples, sem tradução e eles aceitaram.

      Alguns outros documentos, tais como Carta do Gerente do Banco (Já estava escrita em inglês), Declaração de IR e o informativo de dependência no plano de saúde nós enviamos a tradução juramentada junto, mas somente porque já tínhamos disponível de quando aplicamos para a imigração.

      Excluir
  7. Olá Natalie,

    O seu marido teve que comprovar a renda por vocês dois ou você também teve que enviar extratos seus? Tenho essa dúvida porque vou fazer meu doutorado sanduíche no Canadá, com bolsa do Brasil, então eu serei a aplicante principal e meu marido pegará o work permit para trabalhar com qualquer coisa lá. Mas a bolsa só é suficiente para mim, então será que eu tenho que comprovar renda para que meu marido possa ir? E essa renda seria para o período todo (1 ano) ou só por uns 3 meses, enquanto ele não consegue emprego por lá?

    Obrigada,
    Celline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celine,

      A Natalie está meio enrolada esse início de semana, então, eu mesmo vou tentar responder sua pergunta.

      Quanto ao nossos extratos bancários... no nosso caso temos uma conta é conjunta. Mas, como fui em quem imprimiu o extrato, ele saiu só com o meu nome. E serviu... Não tivemos nenhum problema quanto a isso. Afinal, seu marido indo como "spouse", é subentendido que ele é tipo um "dependente". É como a Natalie brinca comigo: "O que é seu é meu e o que é meu é meu"... rs

      No nosso caso, estou indo estudar sem bolsa nenhuma. Então, tivemos que apresentar reservas financeiras ("funds") que possam arcar com o custo do college e vida no primeiro ano. Sendo assim, entendo que você tenha a comprovação tenha que ser relativa ao primeiro ano (salvo engano, para duas pessoas - o aplicante e o spouse - o valor é algo em torno de CAD 14 mil mais o custo do college/universidade, se houver). Já falando sobre renda que você terá com a bolsa do seu doutorado, desde que você consiga comprovar, acredito que ela possa abater esse valor total de comprovação de "funds".

      Espero ter ajudado... Qualquer coisa, acredito que a Natalie possa me complementar ou corrigir nos próximos dias...

      Abs!
      Tiago

      Excluir
  8. Olá Tiago e Natalie,
    Eu e meu marido iremos aplicar por conta também, ele como o aplicante e eu ainda estou em dúvida se com o WP ou apenas o de TR, pois não poderei trabalhar enquanto ele estuda, temos dois bebês e pagar day care não está nosc planos.E sobre conta bancaria, eu não possuo conta... vcs acham que seria interessante eu e ele abrirmos uma conjunta? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!

      Não sei exatamente o que quer dizer o TR, mas entendo que seu marido deve vir com visto de estudo, como aplicante principal. Sendo essa a situação, acredito que, apesar de não ter interesse de trabalhar por causa das crianças, deveria assim mesmo pegar seu Work Permit, pois desta forma você terá todos os mesmo direitos que ele como residente permanente.

      Com visto de turismo você não pode ultrapassar o período de 180 dias no país, sendo considerada ilegal a partir desta data, não terá direito a tirar documentos de habilitação, seguro saude da província e etc.

      Sobre a conta conjunta, não sei em que sentido você gostaria de saber se achamos que devem abrir uma ou não. Se estiver falando em questão de solicitação do visto, se vocês forem casados então não há necessidade de comprovarem conta conjunta ou nada que qualifique a relação de vocês. Se seu marido é o aplicaste principal, basta que ele comprove fundo suficiente para mandar a família.

      Caso não sejam legalmente casados, o ideal seria terem uma conta conjunta há pelo menos mais de um ano, ou seja, se for o caso, essa opção já foi por agua abaixo. No entanto, caso a situação de vocês seja essa, existem outras formas de comprovar a relação de vocês, além da conta conjunta.

      Espero ter ajudado um pouquinho. Se precisarem de qualquer coisa, estamos aqui.

      Abs,
      Natalie

      Excluir
  9. Natalie boa noite!
    Parabéns pela iniciativa do blog e as dicas super importantes para outros que estão no mesmo planejamento...
    No meu caso temos uma filha que estará com 2 anos, a ideia é meu marido com o visto de estudo e eu aplicar o WP,
    Somos formados e atualmente trabalhamos, nossa intenção é meu esposo ir antes uns 3 meses para fazer imersão em inglês e logo em seguida iniciar na pós graduação..
    Acha que teria algum problema se não partirmos juntos, mas já fazermos todo o processo de visto, porque eu pretendo ir depois um pouco, nisto ficamos na dúvida sobre dificultar depois a renovação ou a tentativa de imigração..
    Outro ponto é sobre o valor para comprovar vinculo, caso decida ir junto, ou mesmo depois, estaremos apresentando extratos, bens e contra-cheque na papelada do visto, mas para viajar precisamos nos desligar da empresa, normal isso ne?
    Vcs também irão com objetivo de estudar mas já pesquisaram sobre permanecer no país após o curso e como proceder com o processo de imigração?
    Sobre a residencia permanente, este visto de intercambio nos dará direitos como mencionou a carteira de habilitação, e outros tais a escola pública para minha, saúde, e benefícios do governo?

    Não sei de já estão no Canadá, mas se ainda não, boa viagem e que tudo dê certo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, muitas perguntas. Vamos por partes.

      Sobre o visto de voces, tem sido muito normal que os casais venham nessa situacao, um estudando e um trabalhando. No entanto, eh necessario que voce aplique para o seu visto junto com seu marido. E sobre a questao dele vir primeiro e voce ficar, se ele ja estiver vindo com o visto de estudo para o curso de pos graduacao, acredito que seja necessario voces dois passarem juntos pela imigracao na primeira vez. Sugiro que de uma olhada no site do CIC ou questione um consultor sobre essa questao. Nao tenho experiencia pessoal com essa situacao.

      O que vem sendo muito comum eh que o estudante, no caso o seu marido, faca o TOEFL ou IELTS para entrar na universidade, se ele nao conseguir atingir o nivel suficiente de ingles no teste, a universidade pedira que faca um curso de ingles antes das aulas comecarem, o que pode durar meses ou ate anos, dependendo do nivel de ingles do seu marido. Em todo caso, quando ele receber o visto ja estara contando com todo o periodo que ficara no Canada para o ingles e a pos graduacao, sendo que ele nao pode de forma alguma ficar no pais se nao estiver efetivamente engajado em seus estudos.

      Importante frizar que a partir do momento que seu marido recebeu o visto, voce tambem recebera o seu de trabalho, no entanto, voce somente estara autorizada a trabalhar quando ele estiver na faculdade, e nao no curso de ingles. Muitos imigrantes burlam esta regra, o que pode vir a ser um problema no future para o seu visto permanente.

      Geralmente o que se pede de comprovacao de fundos eh o valor da tuition do college e mais uns 14 mil dolares para a familia toda. Para vir para ca voce precisara deixar seu emprego atual, mas ainda assim nao ha qualquer problema em apresentar 3 ultimos contracheques e qualquer coisa que comprove de onde veio/vem o seu dinheiro.

      Pesquisamos sobre permanecer no pais, existem mil maneiras, mas os processos mudam muito o tempo todo e estamos tentando viver um dia de cada vez. No geral a nossao ideia eh a imigracao pela provincia de Manitoba.

      Seu marido tento o visto de estudo, preste a atencao que o visto de estudo eh somente para cursos de nivel superior que tenham duracao de mais de 6 meses. 3 meses de curso de ingles nao lhe da direito a nada, somente um visto de turismo.

      No entanto, com um visto de estudo seu marido, voce e sua filha terao direito a tirar todos os documentos necessarios no pais, incluindo a carteira de habilitacao e o beneficio de saude do governo (somente para a provincia de Manitoba). Nao sei exatamente o que entende como beneficios do governo, mas como nao eh cidadao, acredito que nao tenha direito a muitos.

      Sobre a escola da sua filha, como voces serao residente temporarios, pode ser que a educacao dela seja paga, nesse caso eh bom dar uma pesquisada. Nos nao temos filhos, entao nunca pesquisei essa informacao.

      Estamos atualmente no Canada, sem previsao de retorno ao Brasil nos proximos muitos anos...

      Espero ter ajudado um pouco e nao ter te confundido ainda mais.

      Abs,

      Excluir
  10. Olá! Cheguei até vocês pelo Google! No formulário da união estável, vocês preencheram a parte 5? Se sim, como fizeram? levaram no cartório para reconhecer firma? e na primeira parte, onde é preciso colocar as datas, vocês colocaram a data "to" ou deixaram em branco? Achei tão confuso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cler, eh confuso mesmo. Nao tenho o formulario comigo para lhe dizer como preenchemos, a questao eh que a uniao estavel nao basta ser comprovada com o contrato que fazemos em cartorio, para eles isso nao tem qualquer validade, entao voce precisa preencher as informacoes deste formulario e juntar comprovacoes de que voces vivem no mesmo teto a pelo menos um ano, se nao me engano eh um ano.

      Ou seja, preencha a data de inicio da uniao estavel a data aproximada em que foram viver juntos e em "to" nao precisa colocar nada ou coloque a data em que esta enviando a papelada. Nao me recordo se coloquei a data ou nao.

      Mas em todo caso, isso eh o menos importante, o importante eh juntar documentacao suporte. Nao eh necessario reconhecer firma do formulario nao. Caso tenha documentos em portugues que precisem ser traduzidos, uma traducao juramentada eh recomendada.

      Abs,

      Excluir
  11. Olá Natalie!
    Eu leio seu blog e tenho medo de a unica opção seja ir como vocês foram, para estudar. Tenho uma duvida em relação ao valor que seria necessário para estudar no canada.Você tem uma media para me passar?
    Obrigada desde já e parabéns pelo Blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, infelizmente hoje em dia para vir para o Canada esse eh o unico caminho, realmente eh um caminho um tanto custoso, nao posso mentir e vejo muitas pessoas que vem sem ter se programado bem e passam muita dificuldade financeira aqui, o que em algum momento os faz voltar para o Brasil.

      Se voce pretende vir com um companheiro(a) um dos dois ira trabalhar e o outro estudar, o que estiver trabalhando podera ganhar, dependendo do ingles, ate mesmo um salario minimo, o que nao eh exatamente saudavel para se sobreviver, mas tambem nao eh impossivel.

      Para conseguir o visto voce precisara comprovar fundos para pagar todas as tuitions do college e para sobreviver durante o tempo que estara estudando no pais, o que eh muito relativo. Nao me recordo se existe uma exigencia para o casal no caso do visto de trabalho e estudo, mas para a residencia permanente pedem algo em torno de 14 mil por casal. Desta forma, pense que um college custa algo em torno de 15 mil por ano e mais uns 14 mil que precisara para conseguir o visto, seria necessario algo em torno de 30 mil dolares.

      Nao sei se minha matematica esta correta, de uma olhada no site do CIC e confirme essa informacao, porque tenho certeza que muitas pessoas que conheco nao vieram com toda essa disponibilidade financeira.

      Obrigada pela visita

      Abs,

      Excluir
    2. Natalie,
      Poderia me tirar esta dúvida?
      Para fazer o college em Manitoba não foi necessário comprovar os 10milCAD estudante? +4milCad cônjuge +3milCAD dependentes?
      Achei que para qualquer província esses valores eram obrigatório para quem está indo fazer college! Então em Manitoba é a mesma coisa?

      Muito Obrigada

      Att
      Laís

      Excluir
    3. Olá Lais,
      Sim, a comprovação é necessária para qualquer província.
      O link abaixo pode lhe ajudar:
      http://www.cic.gc.ca/english/study/study-how-documents.asp#doc3

      Excluir
    4. Lais, sim, eh necessario comprovacao financeira, mas mais necessario que comprovar a sua disponibilidade financeira, eh voce ter realmente esta disponibilidade financeira, porque uma vez que chegar aqui, as coisas sao muito caras, o salario minimo nao eh suficiente para arcar com as despesas que terao nos primeiros meses, ou ate mesmo no primeiro ano.

      Entao, existe um motivo pelo qual eles solicitam essa comprovacao.

      Muito brasileiros vem pouco preparados e ao chegar aqui nao conseguem se manter com as reservas financeiras do Brasil, se nao tiverem suporte financeiro de familiars no Brasil, muitos acabam voltando.

      Abs,

      Excluir
  12. Voce pode me dizer quanto tempo demorou com o processo, do momento que voce enviou seus documentos ate o momento que voce recebeu seu passaporte com o visto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monroe,
      Segundo o site do CIC, atualmente um visto de estudante para Brasileiros está demorando até de 6 semanas. Abs.
      O link abaixo pode lhe ajudar:
      http://www.cic.gc.ca/english/information/times/index.asp

      Excluir
  13. Olá Natalie,
    Poderia disponibilizar o texto que está contido na carta que o seu gerente do banco providenciou comprovando que arcaram com suas obrigações e informando o quanto possuíam de disponibilidade financeira em conta, em dólar? Gostaria de fazer a mesma solicitação ao meu gerente e utilizaria como "template". Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Luciano, eh uma carta bastante simples do seu gerente dizendo o quanto possuem em dinheiro em sua conta no Brasil, usando a conversao para o dolar. Nao tem segredo nenhum, converse com seu gerente, nao sei mais onde esta nossa carta e, alem do mais, acho que abrimos nossa vida o suficiente no blog ja, enviar a carta do nosso gerente para voce seria um pouco de exagero.

      Natalie

      Excluir
    3. Olá Natalie, boa noite.
      Agradeço pelo retorno. Conversei com o gerente se consegui a carta, obrigado.
      Acho que acabei não sendo claro quando da minha solicitação, o que acabou parecendo invasivo, me desculpe, essa não era a intenção.
      Parabéns pelo blog, o mesmo nos é bastante útil.

      Excluir
  14. Oi Natalie,

    Parabéns pelo Blog!
    Você não precisou submeter o Purpose of Travel - Other?
    Estou confusa com esse documento, não sei o que submeter já que irei como acompanhante do esposo estudante e estou requerendo a Open Work Permit..
    Alguém que tenha passado pelo mesmo e teria alguma sugestão?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilene, nao vou saber te responder isso agora, nao mexo com essa questao de visto ha muito tempo e nao tenho mais conhecimento desses tramites. Sugiro que na duvida voce envie. lembre que sendo dependente isso quer dizer que automaticamente o motivo pelo qual esta vindo se auto explica com uma certidao de casamento e informacoes de carta do college do seu marido, na duvida entre enviar um documento ou nao, melhor pecar pelo excesso.

      Quando voce faz a aplicacao online, o CIC te diz exatamenet que documentos voce precisa carregar no sistema.

      Excluir
  15. Olá,
    por favor, sei que esse post é antigo mas vc poderia me ajudar???
    Nao estou conseguindo assinar o Application For Study Permit. Ele já está todo preenchido, mas não consigo assina-lo. Estou usando o Adobe Acrobat Reader DC, e na hora em que coloco em "Preencher e Assinar", e clico em "Assinar", não acontece nada, o campo "Assinar" está ofuscado.
    Poderia me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carolina,

      Nao consigo responder as mensagens tao prontamente e imagino que ja tenha resolvido seu problema, ja tem muito tempo que fizemos esse processo e acredito que a assinatura seja feita eletronicamente. Voce faz o upload dos documentos e no final dos processo voce assina eletronicamente.

      Abs,

      Excluir
  16. Olá Natalie, tudo bem?

    Parabéns pelo blog, está nos ajudando muito no processo de imigração.
    Minha esposa está indo fazer mestrado em Ottawa, já estamos iniciando o processo de visa. Uma dúvida que pode ser boba rsrs, estou aplicando para Open Work Permit, e no formulário pede informações sobre o empregador. Se é visto de trabalho em aberto, posso deixar em branco estas informações certo?

    Outra dúvida, não acessamos ainda o sistema para processar os arquivos. Nossa Letter of Explanation, em algum momento da aplicação eles pedem esta carta como upload ou digitamos o texto no sistema?

    Muito obrigado
    Rafa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, sobre o open work permit, nao coloque nenhum informacao de empregador, pois se eh open voce podera trabalhar para qualquer empregador e qualquer empresa.

      Sober a letter of explanation, acho que nao eh obrigatoria, mas nos redigimos uma carta em word dizendo o porque de estarmos indo pro Canada, na verdade foi uma carta so pro Tiago, explicando que seria bom para o curriculo dele fazer este curso e etc e tal, assinamos a carta, scaneamos e fizemos o upload no sistema.

      Boa sorte

      Excluir
  17. Boa tarde Natalie,

    O primeiro pedido que foi negado, demorou muito pra ter resposta?? E quando vcs deram entrada na segunda tentativa, foi tão rápido.. Geralmente a segunda tentativa é mais rápida mesmo??

    A minha esposa teve o dela negado, vamos tentar novamente.. Demorou 9 semanas para chegar a resposta negativa, será que agora na segunda tentativa a resposta será mais rápida??

    Obrigado pelo Post, apesar de antigo, super esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriel, tivemos nossa solicitacao de residencia permanente retornada, porque o NOC havia estourado. Nunca tivemos nosso visto de estudo ou trabalho negado, entao nao saberia lhe informar como funciona. So sei que se negaram ha uma justificativa, se o quesito que nao os satisfez nao for corrigido o visto sera negado novamente. Boa sorte

      Excluir