quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sobre o Exame médico.

Bom dia Galera,
Aqui estou eu novamente para contar como foi a nossa experiência com os Exames médicos.

Conforme contei no post anterior, 2 dias após termos solicitado nosso visto de estudo/trabalho, recebemos uma carta do consulado solicitando os exames médicos. Junto com esta carta havia um formulário com os dados do Tiago e outro formulário com os meus dados, o formulário tem somente uma página, coisa simples.

No site do CIC você pode acessar um link onde consulta quais são os médicos credenciados do Consulado Canadense, de acordo com a sua região. Estamos no Rio de Janeiro, na lista existem apenas dois médicos credenciados, um fica em Botafogo e o outro em Copacabana. Os dois parecem ótimos, mas escolhemos o que ficava mais próximo da nossa residência.

Link para pesquisa dos médicos credenciados: Find a Panel Physician 

Para realizar a consulta médica é necessário levar consigo os seguinte documentos:

  • Formulário fornecido pelo CIC;
  • 4 fotos, não informa-se o tamanho exato, mas na dúvida levei o tamanho que o Consulado costuma solicitar, ou seja, 3X5;
  • Identidade ou Passporte, mas aconselho levar o passporte;
  • Caso tenha tido qualquer problema considerável de saúde no passado, levar exames anteriores. 

Ligamos para o médico no dia 31, quando recebemos a mensagem do consulado, e já conseguimos marcar a consulta para o dia 02/04 (hoje) às 8:30. (tive que dar uma fugidinha grande do trabalho para conseguir! Mas quem está preocupado com trabalho neste momento???)


Chegamos no horário marcado e o médico já estava nos aguardando. Entregamos os formulários para ele, ele conversou conosco, verificou altura e peso, tirou pressão, viu a respiração, aperta daqui e aperta dali, e tudo certo. Vamos sobreviver!!

Em seguida, assinamos um termo do CIC autorizando que o médico envie nossas informações da consulta diretamente para eles.

E a parte da consulta médica em si acabou por ali. Valor da consulta é 300,00 por pessoa, o médico não aceita nenhum plano, mas nos entregou os recibos da consulta para solicitarmos reembolso do nosso plano.

Sobre as fotos, ele nos entregou o e-mail dele para que enviássemos as fotos para o e-mail. Estávamos com as fotos em mãos, mas ele quis por e-mail.

Logo em seguida nos solicitou exames de sangue (Algum nome que não me lembro, mas que parece ser para sífilis e o outro era Anti-HIV); exame de urina e Raio X.

Os exames de sangue não necessitam de jejum e os de urina não necessitam nenhuma preparação (No entanto, importante lembrar às meninas que não podemos realizar os exames de urina durante o período menstrual, somente 2 dias antes ou depois)

O Raio X pode ser feito somente em duas clínicas credenciadas do médico, as duas atendem sem horário marcado para o nosso caso, ou seja, sendo indicação do médico em questão e solicitação do consulado.

Uma clínica aceitava o nosso plano, então fomos diretamente fazer logo o RX, quando chegamos na clínica, entregamos a carteita do plano, as nossas identidades e a atendente nos disse que seria necessário aguardar e que teríamos que pagar uma taxa de 55,00 por pessoa!

Oi????   Se o plano cobre o exame, que P.... de taxa é essa???? A não tão simpática atendente nos informou que era uma taxa de envio dos resultados para o consulado, eu rebati na mesma hora que eles não enviam nada para o consulado, somente enviam para o médico e o mesmo envia ao consulado e que aquele taxa não fazia o menor sentido. Ela nos deu qualquer justificativa sem fundamento e engolimos aquilo (pelo menos por um tempinho).

Momento desabafo: É impressionante como o Brasileiro quer ganhar vantagem em tudo!! A clínica sabe que até pouco tempo era a única credenciada para realização deste exame pelo consulado (Não é mais a única porque o médico conseguiu com muito custo credenciar mais uma!! Talvez eles ainda não saibam disso), então  logo viram uma forma de lucrar às custas dos outros. Pensamento das criaturas: - Somos os únicos a quem podem recorrer!! Vamos cobrar mais uma tarifazinha e serão todos obrigados a pagar!! Só que isso não colou comigo!

O que fizemos, ligamos para o médico, explicamos a tarifa que estavam nos cobrando e pedimos o contato da outra clínica credenciada. A outra clínica não aceita plano, mas o exame saia a 70,00 por pessoa e poderíamos pegar o recibo e pedir reembolso do nosso plano de saúde. Então verifiquei como estava a fila de espera deles, por telefone.

Cancelamos o exame com a atendente da clínica em que estávamos e fomos rumo a outra, que não aceitava plano.

Chegamos na clínica, pagamos em dinheiro, esperamos muito pouco, fizemos o RX muito rápido, pegamos a nota fiscal e fomos embora.

Conclusão sobre o RX, valor por pessoa foi 70,00, assim que o resultado sair eles enviarão diretamente para o médico e com cópia para a gente.

Próxima etapa é o exame de sangue e de urina, optamos por fazê-los no sábado, no laboratório Richet, não é necessário agendar, esse tipo de exame é fila de espera e a urina pode ser coletada na hora mesmo.

Para esses exames laboratoriais qualquer plano de saúde cobre, podem ser feitos em qualquer laboratório e é legal verificar se podem enviar diretamente para o médico ou se você consegue verificar os resultados na internet, para que possa enviar ao médico em seguida.

Escolhemos o Richet porque, além de ser excelente, eles enviam os resultados diretamente para o médico e também disponibilizam no sistema online.

Bom, assim que todos os exames ficarem prontos e o médico receber todos, ele mesmo fará o envio pelo sistema online deles e somente precisamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

Considerando que estamos com a saúde em dia, a próxima etapa será a solicitação dos passaportes.

SALDO DO DIA: -740,00 BRL
                             520,10 BRL (Reembolso do Plano de Saúde)
                            -219,90 BRL

Essa foi a nossa saga de consulta médica.

Se tiverem qualquer dúvida, deixem suas mensagens e responderemos com o maior prazer.

Beijos e boa sorte para todos nós!

Natalie

26 comentários:

  1. Parece bem tranquilo! Obrigada por dividir :D
    Estamos esperando o Nando fazer o IR dele e aplicaremos ^^
    Esse negocio de terem cobrado a mais para supostamente entregar o resultado, me deixa ainda mais desgostosa sobre o jeitinho que as pessoas tem, de ganhar em cima dos outros e nada acontecer... Aff. To louca pra sair disso e acabar esse problema!
    O problemas agora vai ser esperar rsrsrsrs
    Beijo, boa sorte :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata, é bem tranquilo sim, estamos aguardando o resultado de alguns exames que serão enviados diretamente para o médico e ele enviará para o consulado. Como iremos nos mudar somente no final de julho, ainda temos tempod e sobra, então estou tentando ficar menos ansiosa por agora. Não que isso seja possível, pois a medida que o tempo passa eu vou ficando mais e mais ansiosa, a beira d eum surto! rsrsrs

      Ficamos bastante chateados e p... com essa história desta taxa que teríamos que pagar, a mulher disse que nos daria um recibo, mas não me adiantaria de nada, pois o plano de saúde nunca iria reembolsar algo tão sem fundamento.

      Enfim, já estou sofrendo com essa mudança brusca e em deixar a família e os amigos assim, mas a verdade é que não vejo a hora de ir para um lugar onde as coisas realmente funcionam e as pessoas não tentam tirar vantagem de tudo.
      Beijinho e boa sorte para gente.

      Excluir
  2. Olá Natalie,
    Muito obrigado por dividir com a gnt essa experiencia, aplicamos hoje, estasmo aguardando resposta agora.

    Vocês já receberam resposta sobre o exame médico? tem alguma previsão?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Nossa consulta foi na quinta, no mesmo dia fizemos o RX e no sábado fizemos os exames de sangue e urina.

      Na terça-feira todos os resultados sairam. Os laboratórios enviam diretamente ao médico, mas achamos nosso médico meio enrolão, então ligamos para ele para confirmar o recebimento e enviamos todos os resultados novamente para ele por e-mail.

      Na quinta-feira (ontem) ele incluiu os resultados e laudos no sistema do consulado e até então não houve qualquer alteração no status do nosso processo. O Consulado precisa receber as informações do médico, fazer a avaliação deles dos resultados e depois liberar os exames e alterar o status no sistema.

      Esperamos que esse processo não demore muito, mas é difícil mensurar.

      De toda forma, informaremos sobre os próximos passos aqui no blog.

      Vocês também estão no Rio?

      Boa sorte

      Excluir
    2. entendi, nós somos de sao paulo.
      Queriamos ver se coneguimos viajar ainda esse mes ... Mas acho que nao sera possivel 😔

      Excluir
  3. Olá Natalie, tudo bem?

    Antes de tudo, obrigado por compartilhar essa experiência com a gente, esperamos ser os próximos em breve! Também estamos no RJ.

    E o resultado, saiu?? Você disse que achou esse médico meio enrolão, pode me falar qual foi esse médico pra eu correr dele? Hahahaha

    Quanto a foto que ele pediu pra enviarem por e-mail, lembro de ter visto em algum outro lugar a pessoa falando que poderia tirar em casa mesmo, através de um site que já deixa no formato que eles pedem e sua webcam.

    Fico no aguardo dos próximos capítulos!

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, Bom dia, tudo ótimo conosco. Obrigada por sua visita em nosso blog.

      Respondendo sua pergunta, nós estávamos desde ano passado aguardando por um retorno do processo de imigração pelo FSW, fomos rejeitados e demos entrada no visto de estudo e trabalho, então nossa disposição para espera estava zero neste momento! Talvez por isso qualquer 1 semana para gente seja um tempo muito grande.

      Ordem de como tudo aconteceu:
      Fizemos os exames no dia 02/04, no dia 03 foi feriado. O médico que fomos foi o Dr. Alexandre Buescu. Ligamos para ele todos os dias muito ansiosos e ele enviou nossos exames no dia 09/04, ou seja, uma semana após a realização dos exames.

      Em exata uma semana após o envio dos exames nós recebemos o pedido dos passportes. Acho que o processo todo foi relativamente rápido, nós pe que estávamos muito ansiosos mesmo. Além do mais, pagamos tão caro numa consulta médica tão rápida e o médico recebe os exames muito rápido diretamente pelo laboratório e fica enrolando para enviar. Tivemos que encaminhar por e-mail todos os exames para ele diversas vezes e ele dizia que não tinha recebido. Esperava um pouco mais de rapidez nesse sentido.

      Sobre a foto, nós tínhamos fotos 3X4 no nosso computador que scaneamos e colocamos no tamanho 3X4 e foi essa mesma que enviamos online e após a realização dos exames enviamos também ao médico e deu tudo certo. Eu desconheço esse site que essa pessoa lhe falou, mas se tiver uma foto qualquer em casa com fundo branco, basta colocar no formato solicitado que serve.

      Em breve irei postar falando sobre como foi o desenrolar da entrega dos exames até o recebimento do passaporte com os vistos. Estamos somente aguardando receber os passaportes finalmente.

      Para onde vocês estão indo?

      Abraços,
      Natalie

      Excluir
    2. Olá Natalie, td bem?!
      Eu, marido e filho fizemos a consulta com esse mesmo médico hj e ja fizemos sangue e urina, porém, caimos nessa tal clinica dos 55 reais em frente a cobal e fomos embora... Poderia por favor nos informar qual é essa outra q cobra 70?! Só falta esse exame pra gnt... Desde ja agradeço!
      Suas dicas são fantásticas!!!!

      Excluir
    3. Aline, obrigada pela visita. Fizemos os exames no Cedimagem de Botafogo. Segue o link com o endereço deles http://cedimagem.com.br/unidades/botafogo/

      Excluir
    4. Boa sorte e se precisar de qualquer coisa, estamos aqui. Bjs

      Excluir
  4. MTO obrigada querida!!!!! Vcs estão nos SUPER ajudando!!! Faremos amanhã de manhã se Deus quiser!
    Pelo visto, se td der certo pra minha family, iremos na mesma época q vcs! =o)
    Só q Vancouver... (mas bem q eu queria Winnie) rs
    Bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, fico feliz de estar ajudando. Vancouver e Winnipeg são totalmente diferentes, principalmente na questão. Porque tomaram a decisão de Vancouver?

      bjs

      Excluir
  5. Obrigado pelo relato!

    acabo de receber o pedido de exame pelo cic.
    Vou agendar agoraa!!! hehehe

    ResponderExcluir
  6. OI Natalie, dei entrada nos documentos nesta ultima segunda-feira, através de um despachante de São Paulo. Eu e minha esposa estamos aplicando o visto de SW. Vamos para Vancouver em Janeiro.

    Agora estou ansioso, aguardando a solicitação de exames do consulado, ou algo assim.

    Um abraço!!!
    CARLOS DEL MAR

    ResponderExcluir
  7. Ola pessoal, eu recebi em uma semana apos o envio dos documentos e pagamento da taxa a solicitação de exame no mesmo dia agendei e o medico tinha horario para o outro dia no caso recebi a solicitação no dia 23/09 e no dia 24/09 realizei o exame fomos em sao paulo no campo belo uma clinica com um senhor bem de idade onde pagamos 370,00 as fotos foram tiradas no local e o exame de urina feito por eles gastamos 1110,00 eu minha mulher e minha filha, depois fomos ate o fleury pq fui informado que somente o Fleury ( uma das clinicas mais caras de São paulo ) gastei 387,00 para eu e minha esposa, e depois no lavosieir mais 250,00 total 1747,00, na sexta feira o medico me enviou um email confirmando o envio para o consulado e na segunda feira constou no sistema como PASSED, agora estou no aguardo dos proximos passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, foi tudo bem rapidinho, given the time I took to answer you, you must be in Canada already! Welcome, my friend.

      Excluir
  8. Estive na tal clínica de RX indicado pelo médico em Botafogo hoje. De fato, eles cobram R$ 55 como "taxa de entrega", mas segundo o médico fazem isso porque detém exclusividade e, segundo ele, é "um absurdo". Bom, fui lá pra fazer pelo plano de saúde e quando cheguei lá descobri que o plano na verdade não era coberto, então teria que pagar R$ 175 por cada RX (e somos 4)!!! Liguei para o médico, que não estava mais no escritório para pegar a outra clínica, e a atendente falou que "se ele soubesse que meu plano não cobria o RX" e que eu ia "pagar do meu bolso", ele me daria um "solicitação" para a clínica "abonar" (não cobrar) os R$ 55 de "taxa extra". :-/ Típico "business" brasileiro (cuspe). Como só poderia pegar a "solicitação" no dia seguinte, decidi pagar o exame cheio. Em 10 minutos, me liga a atendente do médico falando que falara com ele por telefone e ele indicou a outra clínica (R$ 100 por RX -- já aumentou!!!). Já tinha passado minha ficha (mas ainda não tinha pago) e, realmente, simpatia não é o forte das atendentes da clínica Botafogo, mas fui nelas e falei que iria cancelar os exames. Daí, então, misteriosamente ela me falou que tinha "conversado com a supervisora" e que a mesma "autorizou não cobrar a taxa de entrega". Economia de R$ 80 em relação a ir a Copacabana, então fechei ali mesmo. Resumindo: se eu não tivesse falado nada, teriam me entubado a tal taxa... Que sirva de lição. Enquanto ainda estiverem por estas terras, fiquem esperto porque a todo momento vai aparecer alguém querendo levar vantagem em cima de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Brasil eh isso mesmo, fico muito triste e feliz ao mesmo tempo de nao estar mais ai, porque nao tenho estomago para essas coisas.

      Excluir
  9. Olá! Entre os documentos para submeter o visto, já continha Request for medical Exam?
    Ou só depois que eles pediram? Se já continha, você conseguiu submeter a application mesmo sem o exame anexado?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thais, voce dara entrada no seu visto normalmente, uma vez que seu processo for acessado pelo agente de imigracao ele fara a solicitacao do exame medico, ou seja, uma segunda etapa, inicialmente voce nao envia nada nesse sentido.

      Excluir
    2. Tem um documento chamado Request for Medical Exam (IMM 5753) que eu tive que enviar também no pedido do meu visto, junto com os demais formulários. Simplesmente imprimi este documento (IMM 5753) e assinalei com um X o campo Yes.
      Após o pagamento da taxa, recebi a mensagem para agendar o exame com o outro documento (IMM 1017) que é preciso levar no dia da consulta.

      Excluir
  10. Oi pessoal! Eu fiz segunda-feira a consulta médica em POA. E hoje já aparece no meu application que eu "passei" no exame médico! Mas eu fiz a consulta antes de enviar meus docs. Submeti tudo online ontem apenas, e adorei a agilidade.

    Para o meu namorado, eu enviei o application e estamos há 3 semanas só esperando a folha com a requisição dos exames!!! Estou bastante preocupada com o processo dele.
    O dele foi feito primeiro, e marcamos a opção de que não havia visitado um médico credenciado nos últimos 12 meses. e no meu questionário eu marquei que já havia visitado, e junto com todos docs já mandei a folha que ganhei do médico! Alguém teve que esperar tanto assim também para receber a solicitação de exame?

    ResponderExcluir
  11. Oi, pessoal,
    Eu e minha esposa estamos fazendo o processo para visto de estudante, e queria deixar uma dica pro pessoal. Para quem for do Rio, fizemos nossos exames na Clinica Galdino Campos, em Copacabana. Uma vantagem é que lá você faz todos os exames direto na própria clínica. Fizemos a consulta e os exames no dia 28/06, e hoje (01/07), nossos resultados já estão submetidos na ferramenta do CIC. Apesar da demora no atendimento (chegamos as 8:50 para uma consulta marcada as 9:00, e saimos do consultório depois das 11:30), o processo de resultados e avaliação dos exames foi muitíssimo rápido.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gente,

    Pra todos vocês que farão exames aqui em Recife:

    Vocês que estão atrás do sonho de viver no Canadá como eu, uma dica quanto aos exames- Fiquem no pé da DIAGMAX- único local autorizado pelo consulado aqui em Recife para fazer os exames de raio X do tórax.

    Fiz meus exames no dia 16/08, e ontem fui ligar para o meu médico, já que o consulado estava demorando muito para dar um sinal de vida. Então, ONTEM descobri-dia 29/08- que MEUS EXAMES NEM HAVIAM SIDO ENVIADOS AINDA! Só o bendito dr. Ronaldo pode enviar para o consulado e ele estava viajando-o bonito não sabe resolver as pendências dele, mas sair a passeio ele sabe.

    Ninguém nem me avisou nada, nem o DIAGMAX nem meu médico dr. Paulo-que por sinal é uma ótima pessoa. Ele me mostrou que os exames dele estavam todos prontos para serem enviados, mas como ele envia por meio de um sistema, todos os exames têm que estar OK para serem enviados-e ele ficou com o raio X pendente.

    Então aqui estou eu, 14 dias depois do meu exame, e só agora o consulado recebeu tudo. E o pior é que eles nem fazem ideia do que houve.

    Então, gente...NÃO CONFIEM NA DIAGMAX! Dependemos unicamente deles para esse exame, mas liguem, encham o saco, se informem! Não fiquem no aguardo que nem eu!

    Bem, é isso!

    Rebbeka

    ResponderExcluir
  13. Há alguma chance do consulado negar o visto após os exames médicos enviados e OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Barbara, se o seu exame medico apresentar qualquer doenca ou condicao fisica que onere o sistema de saude deles ou apresente risco para a populacao em geral seu visto pode ser negado sim. Se seus exames estiverem tudo bem, nao tem porque seu visto ser negado.

      Excluir