quinta-feira, 30 de abril de 2015

Continuação do processo - Exame médico e pedido de passaporte

Olá Galera,

Cá estou eu novamente. Já tem bastante tempo que escrevi da última vez, mas pensei em escrever somente quando já estivéssemos com os passaportes em mãos, em todo caso, esse tal de blog é um tanto viciante e eu fiquei com saudades de escrever alguma coisa para desabafar nesses momentos de ansiedade extrema.

Então aí vai, a continuação do processo. No último post falei sobre como foi o nosso exame médico, no dia 02/04, fizemos os exames de sangue e urina no dia 04/04 e os laboratórios nos informaram que os exames seriam enviados diretamente ao médico.

Agora você veja, nós passamos por um processo de espera massacrante pelo FSW que não deu em nada, estamos nesse processo desde Setembro, ou seja, nossa tolerância para esperas está zero neste momento. Desta forma, mesmo com os laboratórios enviando os exames diretamente para o médico, assim que recebemos os resultados, enviamos para o e-mail dele também e ligamos todos os dias cobrando o envio dos exames para o consulado.

Toda vez que ligávamos o médico dizia não ter recebido e-mail nenhum e nunca respondia nenhum de nossos e-mails. Mesmo assim, depois de muita insistência, ele recebeu e no dia 09/04 enviou os resultados dos exames para o consulado. Com um pouquinho de pesquisa na internet, estimei um período de 1 semana para recebermos um retorno do consulado, desta vez com o pedido dos passaportes.

Eis que em exata uma semana, no dia 16/04, recebemos uma mensagem do CIC solicitando o envio dos passaportes e, neste momento foi só felicidade. Isso queria dizer duas coisas: 1 - que eu iria sobreviver, minha saúde estava em dia e consegui convencê-los de tanto! rrss; e 2 - que, uma vez que solicitaram os passportes, só queria dizer que conseguiríamos o visto, ou não havia outro motivo para isso.

Alerta para confusão pelo caminho!


Solicitamos visto de turismo para o Canada no final do ano passado, pois passamos uns 20 dias lá em Dezembro, fizemos o processo de solicitação deste visto online e, como estamos no RJ, enviamos os passaportes para o VAC em SP, onde carimbaram o visto e nos retornaram os passaportes sem nenhum custo adicional de envio ou algo do tipo.

Pensei eu, para essa solicitação de visto de estudo/trabalho online será a mesma coisa, então no dia 17/04, um dia após a solicitação do envio dos passaportes, enviei nossos passaportes para o VAC em SP.

Eis que esta semana recebemos um contato do VFS informando que haviam recebido nossos passaportes e que para darem continuidade a emissão do visto com o CIC precisaríamos pagar uns 59 reais por pessoa e mais a taxa referente ao retorno dos passaportes para o nosso endereço, a taxa do SEDEX era 57 reais por passaporte, ou seja, 232 reais nessa brincadeira.

Em nunca havia escutado falar desta história de VFS e essa tal dessa taxa absurda, mas fiz minha pesquisa e verifiquei que a informação é verídica, mas que existe um VFS aqui no Rio também, onde podemos deixar nós mesmos os passportes e buscar quando estiverem prontos, com isso poupamos as taxas de SEDEX, no entanto, continuamos pagando a tal da taxa de servico de 59 por cabeça.

Solicitamos então que devolvam nossos passportes para nosso endereço aqui no Rio, não pagamos a taxa de retorno, então enviaram por carta registrada, o que pode levar alguns dias para chegar, mas como ainda temos tempo de sobra, não tem problema.

Ou seja, além destes processos de solicitação de visto serem estressantes psicologicamente, eles também são extremamente custosos. Cada hora é uma taxa diferente que aparece.

Status hoje

Neste exato momento ainda estamos aguardando a chegada dos nossos passaportes, então sobre o processo não há mais muito o que dizer, até porque daqui para frente será somente o recebimento do passaportes com o visto e, para isso, não precisarei de mais de uma linha para dividir com vocês.

Desabafos e Status do nosso processo de mudança pessoal

Eu e Tiago não somos casados no papel ainda e, como desde que decidimos imigrar só pensamos em juntar dinheiro, vamos nos casar somente no cartório no dia 09/05, com um pequeno almoço para os familiares mais próximos em seguida. Estamos muito felizes com mais esse momento em nossas vidas.

E há pouco descobri que casamento não é somente para a noiva, mas sim para a família e minha mãe fica muito triste com o fato de não fazermos uma festa, desta forma, ela arrumou um jeitinho de decorar o restaurante ao seu gosto, encomendar docinhos, bolo e etc. Essa discussão toda sobre fazer festa ou não, pressão da família, adicionado à decisões do tipo cor das flores das mesas, fazer cabelo ou não, contratar um fotógrafo e mais as preocupações com entrega do apartamento, venda de nossas coisas e dinheiro que não pode ser gasto está me levando a níveis alarmantes de estresse e fadiga emocional.

Ainda em maio iremos fazer um pequeno bazar em casa, onde pretendo vender todas as nossas coisas, incluindo coisas pessoais, como roupas e sapatos, que digamos assim, eu tenho um "pouco bastante" dessas coisas.

No final de Maio entregamos o apê e nos mudamos para a casa dos meus pais.

Ainda comunicando a saída no meu trabalho, em doses homeopáticas. Tiago conseguiu que a empresa o mande embora, podendo receber assim o FGTS... mais dinheiro sempre é bom.

E por aí vai. Essas últimas semanas eu tive alguns breakdowns causados por estresse, porque nem calmante está me segurando nesse momento. Muita preocupação sobre o futuro próximo, não consigo me desligar e estou sempre pensando a frente.

Tenho certeza que as coisas irão se acalmar em breve. Essas mudanças são um momento de renovação, me sinto nascendo de novo e isso me assusta muito, principalmente por recomeçar a vida e tão longe dos que amamos e estiveram sempre conosco para enfrentar as dificuldades. Não fosse o Tiago ao meu lado, eu acho que não conseguiria.

Força para todos nós e contem conosco para dividir os percalços no caminho à imigração.

Continuaremos atualizando e passando informações diversas sobre nossas peripécias ao longo do caminho.

Bjs,
Nat



10 comentários:

  1. Tudo de bom pra vocês! Vou ficar acompanhando! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Continuaremos atualizando o processo e as novidades pelo caminho, principalmente no que tange a tão sonhada primeira experiência de trabalho canadense. Abs

      Excluir
  2. Oie!
    Vou te falar que eu tbm não me aguento, adoro blogar e dividir as coisas com todo mundo que nos lê rs
    Adoro ler os outros tbm, então pode continuar assim :p

    Essa taxa de $59 (666 from hell do mal) foi implantada assim que trocaram o atendimento via consulado, por atendimento via VAC obrigatorio, em Janeiro. Fiquei com muito ódio tbm, mas fazer oq.... :(
    Já que vcs ja receberam os passaportes de volta de SP , posso dizer : eu não ia confiar no correio. Ia ficar morrendo todos os dias enquanto meu passaporte lindo rodava por ai, sem previsão de chegar mesmo T_T kkkkkk olha a neurótica!

    Eu imagino a dor de cabeça que é essa fase, quando nos casamos, já pensavamos no Canada de alguma forma rs Preferimos fazer como vcs, casar só no civil com um almoço para os mais chegados, para economizar. Por sorte minha mãe e sogra não se opuseram e no fim, fomos todos a uma churrascaria e cada um pagou o seu hoho (dos nossos pais pagamos)
    Mas pense pelo lado positivo, a escolha da provincia já ajuda pois lá as coisas são menos caras!
    Tente não se preocupar tanto (OLHA SÓ quem ta falando...rs) porque o mais difícil, que foi o visto, já foi! O resto tem tempo! Desejo toda sorte e calma do mundo para vocês rs

    bjos, Tata e Nando :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata e Nando, eu sinto que quando escrevo no blog eu desabafo e passo a dividir minhas aflições com outra pessoas e isso faz com que eu me sinta bem melhor., até porque escuto muito a experiência de outra pessoas que já passaram por situações similares.

      Então, pedi que mandassem os passaportes de volta por carta registrada, foi muito arriscado mesmo porque não dá para confiar nos correios, principalmente esse serviço específico. Graças a deus recebemos os passaportes na sexta e deu tudo certo.

      Uma semana pro casamento e um monte de coisa para fazer e o Tiago resolveu ficar gripado e tá de cama o fim de semana e feriado todo, com febre!!! Tadinho!

      Esto começando a me tranquilizar um pouquinho mais com as coisas, arrumando nossa mudança para irmos para casa dos pais. Vocês já estão nesse processo de mudança? Estão conseguindo vender as coisas numa boa? Estamos tendo uma dificuldade enorme para vender nossos móveis. Eles são muito novos e talvez o preço não esteja compensando para quem vai comprar a vista, mas não sei dizer ao certo.

      Obrigada pela força de sempre.

      Bjos, Nat e Tiago

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, obrigada pela força. Espero que nossa história possa ajudar vocês também. Já decidiram para onde vão? bjs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. É bem engraçado porque quando começamos a pensar em Winnipeg não haviam muitas informações na internet de brasileiros vivendo por lá. Pesquisando muito encontramos alguns casais, como o Igor e a Aline do Brazucas Por aí, a Claudia e o Tarso do Alvarez Family e por aí vai..

      E decidimos escrever nosso blog também porque achamos interessante juntar mais informações sobre Winnipeg, pois tenho visto um número cada vez maior de brasileiros se interessando pela província.

      Acho que estamos indo pelo caminho certo, a cidade oferece muita qualidade de vida e oportunidades diversas.

      Se precisarem de ajuda, estamos aqui.

      bjs


      Excluir
  5. ótimo relato Nat.
    Boa sorte pra vcs!!

    Vamos fazer o exame médico segunda feira! ansiedade é fogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, entendo esse momento. Agora então que está chegando perto do embarque a ansiedade bate ainda mais forte!! Boa sorte para vocês.

      bjs

      Excluir