sexta-feira, 20 de março de 2015

Por que escolhi o Post-Graduate Program de International Business no Red River College!


Dessa vez queria comentar um pouco sobre a minha escolha do program a cursar no RRC...

Eu já sou formado em Administração e estava buscando alguma coisa na minha área... Atualmente trabalho na área financeira/tributária, então, no primeiro momento, tinha pensado em fazer um two-year diploma program em B.A. (Business Administration) mesmo, mas iria focar em finanças ou contabilidade (no segundo ano do curso você escolhe as disciplinas que quer fazer de acordo com o major que você definir), pois minha graduação aqui é totalmente generalista. Quando entrei em contato com o college, fiquei bem frustrado porque as vagas já estavam esgotadas para estudantes estrangeiros. Na hora pensei "o que eu vou fazer agora?" e a Hellen Nakamura do Student Recruitment Officer/International Projects do RRC comentou sobre o Post-Graduate Program em International Business... Como não estava pensando em outro programa além do B.A. pedi um tempo para pesquisar.

Entrei na página do program no site do RRC e comecei a ler sobre os courses (termo utilizados para as disciplinas aqui no Brasil) oferecidos. Algumas disciplinas me pareceram bem interessantes, como International Marketing, International Logistics, International Political Economy e Strategy in International Business, mas tem outras que já dá para ver que serão um pouco de "encheção de linguiça" (Business English, Professional Development e Foreign Language and Protocol). Analisando os courses cheguei a conclusão que a grade proposta era interessante e que poderia também ajudar numa possível "abertura de leque" dentro da área financeira, uma vez que meus conhecimentos tributários do Brasil não terão grande valia no Canadá.



Enfim... Continuei minha pesquisa e comecei a ficar preocupado... Encontrei um relatório (na verdade alguns relatórios, mas o mesmo tipo só que de anos diferentes) falando sobre satisfação dos alunos e grau de empregabilidade (Graduate Satisfaction and Employment Report). Olhei os últimos três relatórios 2013/14, 2012/13 e 2011/12 e os percentuais de recomendação do programa e de satisfação com o programa dos alunos não foi nada animador. Eram os percentuais mais baixos em comparação com todos os outros programs encontrados nos relatórios. E a diferença não era pequena não! Enquanto os demais programs foram avaliados entre 80% e 100% tanto em satisfação quanto em recomendação, o International Business percentuais na casa dos 60% (no report de 2013/14 - nos anos anteriores os resultados foram ainda piores). Isso me deixou bastante preocupado e fui questionar a Helen Nakamura sobre esses resultados. Mas infelizmente a conversa não ajudou muito. Ela não conseguiu explicar porque o curso teve uma avaliação tão discrepante dos demais.

Seguem os gráficos de alguns programs para que vocês visualizem a discrepância do International Business com os demais:






Restava caçar algum aluno ou ex-aluno para ter uma ideia melhor do curso e entender o porque das avaliações desse relatório. E consegui... Foi aí que eu e minha esposa tivemos a oportunidade de conhecer o casal Tarsio e Claudia Alvares (blog "Alvares in Winnipeg"). Eles estão lá desde novembro/dezembro de 2014 e a Claudia está cursando o primeiro term do program de International Business. Conversamos sobre a vida em Winnipeg  e, é claro, sobre o program... e acho consegui entender um pouco melhor o que acontece (e confirmar algumas das primeiras impressões). Como eu já tinha percebido antes com relação a alguns courses do program, eles são muito superficiais... O ruim é que não são apenas alguns, mas, conversando com a Claudia, fiquei com a impressão que até mesmo aqueles courses com nomes mais "pomposos" também são. Para um post-graduate, o conteúdo é dado de forma muito básica. Outra coisa ruim também: para quem tem a intenção de ter mais contato com a cultura canadense nas aulas, nada feito. O program é formado por sua maioria (ou até mesmo totalidade) por estudantes estrangeiros.

E por que mesmo assim resolvi fazer esse program? Bom... Nossa vontade era (e ainda é) ir para o Canadá ainda em 2015 e ponto final. Como não tinha mais vaga no diploma program em B.A. que eu estava pensando em cursar inicialmente, além do International Business, o outro program mais relacionado com a minha área de atuação e formação seria o Applied Accounting (certificate de um ano). Este program me pareceu um pouco básico demais e me pareceu agregar pouco ao que já sei hoje. Sem falar que ele não possui o co-op/work experience: um estágio obrigatório (mínimo de 400 h) que já acaba por inserir você ao mercado de trabalho canadense. E é esse o principal motivo de escolher o International Business... Ele tem um work experience no final do program (depois dos terms 1 e 2) que acredito ser um grande diferencial para conseguir um emprego na minha área e, consequentemente, dar início ao processo de imigração. O outro motivo que pesou um pouco também foi o fato de o International Business ser um program de pós-graduação enquanto o Applied Accounting ser um certificate program (pelo que entendi, o nível mais baixo nível acadêmico post-secondary, ou seja, após o Ensino Médio).

Bom meus amigos... É isso! Dentre os prós e contras, o escolhido foi o tal do International Business mesmo. Eu sei que vai custar uma grana (um pouco mais de CAD 12 mil) e que talvez o ganho acadêmico não seja tão grande assim, mas meu foco é a imigração desde o início e, por isso, acho que essa é a melhor opção para mim.

Quem quiser mais informações sobre o curso, segue o link: Overview - Intenational Business.

Outra coisa também... Espero que alunos e ex-alunos não se sintam ofendidos (ou qualquer coisa parecida) com meus comentários sobre o program. Essas são as MINHAS percepções após pesquisar e escutar algumas pessoas... Utilize esse post apenas como mais uma ferramenta de pesquisa, e não como uma verdade absoluta, ok?

Falando um pouco sobre nosso momento, as taxas do College já foram cobradas e o report do TOEFL já chegou lá também. Estamos esperando ansiosamente a Carta de Aceitação para podermos dar entrada no visto de estudo... Falta pouco!

Um grande abraço e foco na Saga...

16 comentários:

  1. Acho que vocês estão no caminho certo mesmo, para quem tem pouco tempo e está com pressa, achei válida a decisão! Ainda mais porque da a oportunidade do trabalho no fim...
    No geral a carta do college demora uns 10 dias, então relaxa que ela vai chegar! rs
    Boa sorte com o curso, espero que supere suas expectativas!

    Tata

    ResponderExcluir
  2. Oi Tata,

    Eu acho que é exatamente isso que vai acontecer... Vou com as expectativas tão baixas nesse curso que ele pode acabar surpreendendo um pouco. Tomara, né? Ainda assim, vou tentar aproveitar a vida de estudante full-time e meter a cara nos estudos com o material/livros do curso. Afinal, geralmente os melhores alunos conseguem as melhores oportunidades no work experience.

    E você? Qual a previsão para receber a nota do IELTS?

    Boa sorte para a gente!

    Abs,
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto, se você não cria muitas expectativas, capaz de se surpreender ;)
      E quem faz o college é o aluno, isso aqui no Brasil também rs

      Meu IELTS sai agora, dia 25... To super nervosa! :S
      ontem fui tirar meu visto americano e deu tudo certo. Estamos correndo atras das traduções nesse meio tempo.. Espero vir com novidades!

      Beijo e sorte aos dois!
      Tata

      Excluir
  3. Olá, estava pensando em fazer esse mesmo curso, achei o post super instrutivo e bem escrito, seus comentários vão ajudar muito na nossa decisão! Acho que o custo/benefício desse programa acaba compensando, sua escolha faz todo sentido.Como só pretendemos ir em 2017, continuarei acompanhando o blog, espero que você encontre tempo para mantê-lo!
    Um abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá "Fabiano" e "Vitória"... Tudo bem?

    Primeiramente, obrigado pelo comentário de vocês.

    Que bom que gostou do post. Dentre as opções disponíveis e a vontade de ir para o Canadá ainda em 2015, o International Business vai ser válido. Apesar dos problemas, o work experience pesou muito na hora da escolha.

    A ideia é tentar manter o blog sim, mesmo quando estivermos por lá. Vários blogs nos ajudaram muito na hora da pesquisa e nossa intenção é contribuir um pouco com outras pessoas que possam estar na mesma situação da gente.

    Como eu dei uma espiada no seu blog, pude ver que vocês estão inclinados (ou será que já decididos? rs) a ir para Winnipeg fazer o IB também. Sendo assim, dá uma olhada nesse post da Aline do Brazucas por AI (http://brazucasporai.blogspot.ca/2014/11/vida-de-estudante-no-red-river-college.html). Ela fala sobre o funcionamento do college, sobre o que ela gosta e não gosta no curso dela, etc. Vale a pena...

    Abs!
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, obrigada por responder! Pois é, ficamos com medo do curso não ajudar tanto a conseguir um emprego na área, mas, o custo x benefício que você citou no post fazem valer a pena. Também assisti uma palestra com a Helen Nakamura da Red River aqui na minha cidade e ela comentou que tem muito advogado (nossa área) nessa pós e que oferecia muitas possibilidades de emprego, não só com o comércio exterior em si.
      Nós já estamos decididos em Winnipeg, só falta definir se em 2016 ou 17 (a ansiedade diz um, a prudência outro, hahaha). Conheço o blog deles, essa postagem também ajudou muito na escolha.
      É impressionante como os blogs ajudam, principalmente por que sobre Winnipeg ainda não tem taaanta informação disponível (como Toronto, por exemplo).

      Excluir
  5. Olá! Tenho uma dúvida cruel, haha :D

    O valor desse curso especificamente é pago por termo ou integral?
    Sempre tenho essa dúvida, tendo em vista que alguns colleges aceitam ser pagos por termos, semestres e outros só integralmente.

    E obrigado pelos posts. Estão ajudando bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Denner, os valores sao pagos por termo. Pagamos o primeiro termo quando chegamos aqui e fizemos a matricula. Quando o termo acabou, pagamos pelo outro e agora pagaremos o remanescente, referente ao Co op.

      Abs,

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Estou em fase de pesquisa sobre o curso que vou fazer 2017 ou 2018. Estou entre International Business e B.A com major em marketing (que ja é minha área). Meu marido é técnico de segurança do trabalho e está se formando em engenharia mecânica.
    Você já começou o curso? Como funciona essa matéria de Industry Project? Ela me assustou um pouco! E o mercado de trabalho para esse curso, você já conseguiu sentir alguma coisa?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Queria muito saber como foi ou está sendo o curso. Como funciona esse Industry Project e também o work experience. Se tem oferta para essa área. Estou muito em dúvida se aplico para Business Administration ou para International Business.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal. Como esta winnipeg? Pessoal, estou escolhendo um curso, e foi sugerido o internacional business. Vc esta gostando do curso? Como é a oportunidade de emprego nessa área? Onde trabalhar? Estou olhando os sites de emprego e não vejo nada nessa área....
    Obrigada
    MAÍRA

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal! Tenho a mesma dúvida do colega acima. Esta gostando do curso? Como é o mercado de trabalho? Tenho olhado os sites de emprego e não vejo vagas com essa qualificação...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maira, o curso de international business eh um curso de pos graduacao, ele nao te habilita para nada, o que ele poderia fazer seria complementar sua educacao/bacharelado e etc. Meu marido esta terminando o curso, nao posso falar por ele, mas o curso eh vazio, conteudo fraco e basicamente desenvolvido para estrangeiros que vem para a cidade em busca da imigracao.

      Voce precisa ter uma profissao independente do curso e saber o que quer fazer e com o que quer trabalhar. O curso que fara na red river ira lhe dar algum vincula de estudo como o pais e fazer com que fique mais facil corer atras de um emprego, mas se voce pretende fazer uma carreira aqui antes de comecar a trabalhar eu sugiro que faca um curso que lhe de uma certificacao com foco em alguma coisa.

      Excluir
  11. Natalie, bom dia !! ótimo o seu Blog, parabéns pela sua escrita, clara realista e que mostra uma visão sem aquele Canadian Dream, ou Never Land, que muitos imigrantes passam. Aproveitando que aborda o tema estudo, qual a sua opinião a respeito do curso de Certificate ? tenho interesse em fazer um Certificate em supply chain management na Universidade de Manitoba, curso de um ano, visto que sou formado em adm, Pós em Logistica e longa experiência na área de Logística, quero tentar unir o util ou agradeval, minha larga experiência em Logistica, Localização de Winnipeg por ser um entrocamento Logistico e ter um diploma Canadense, para tentar uma imigração, acha que vale a pena cursar esse certificate? em Manitoba acho que é o único que existe na área de Logística, não encontrei nem College voltado para minha área, não quero perder muito tempo, ou perder o foco fazendo um curso que não me especializará no que ja tenho experiência !! Novamente parabéns pelo Blog excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcus, obrigada pela visita.

      Aqui no Canada existem algumas instiuicoes que fornecem uma educacao mais voltada para o lado academico e outras mais focadas no Mercado de trabalho, que sao o caso desses certificates que vemos por aqui, como deve ser o caso do que esta pensando em fazer. Acho que o Mercado de trabalho valoriza muito esse tipo de certificado, a universidade de Manitoba eh excelente e muito bem conceituada.

      O fato do curso ser de um ano eh bom porque passa rapido e voce pode logo comecar a trabalhar e o Mercado de logistica em Winnipeg oferece boas oportunidades e com certeza necessita de mao de obra especializada. Ademais, eu acho que faz todo sentido que estude algo que acrescente a experiencia que voce ja possui, desta forma, sera mais facil se recolocar no Mercado aqui.

      Meu marido optou pelo curso de International Business por ser uma pos graduacao, e se pudessemos voltar no tempo teriamos feito diferente e ele teria feito um certificate de contabilidade, que tem muito mais a ver com a area dele e ia prepara-lo para o Mercado de atuacao dele aqui em Winnipeg. O curso de International Business nao eh nada melhor que nenhum certificate pelo fato de ser uma pos.

      Conclusao, acho que esta indo pelo caminho certo sem duvida.

      Boa sorte.

      Eu acho que

      Excluir