domingo, 22 de fevereiro de 2015

E quando menos se espera surge mais um motivo para deixar o país...

Não sei nem por onde começar o post.

Eu poderia falar aqui sobre todos os motivos pelos quais estamos buscando uma vida melhor em outro país, no entanto, apesar da atual situação financeira do Brasil, a falta de emprego e oportunidades não é um dos motivos. Inclusive, deixar o país na situação relativamente confortável em que vivemos hoje é um tiro no escuro, pois sabemos das dificuldades que enfrentaremos como imigrantes em outro país.

Não vou discutir política, ou o que acho sobre a reeleição da Dilma, ou a desvalorização de nossa moeda frente ao mercado internacional ou ainda a vergonhosa situação da Petrobras, o que afeta diretamente à mim e meu marido, pois ambos trabalhamos no setor de óleo e gás...

O que quero falar aqui hoje é porque EU não aguento mais viver no Brasil, sem considerar as citações acima. Moro no Rio de Janeiro desde que nasci, estou com 28 anos e até hoje não me acostumei com a violência e o medo que tenho de andar na rua. Sempre morei na região central e sul da cidade, o que, em teoria, seria a melhor parte para se viver, mas nunca tive sossego de andar à rua em qualquer horário, sozinha ou acompanhada.

No meio do ano passado, de moto, indo à casa da minha mãe, que fica a 20 minutos da minha, fui abordada no transito dentro de um tunel por dois motociclistas armados que levaram minha bolsa com tudo que tinha dentro. Com o passar dos anos nosso tempo de recuperação e aceitação dessas coisas é bem mais rápido, fiz as ligações que necessitava para bancos e etc., lamentei pelo celular roubado e segui em frente, em questão de horas já havia me conformado.


Hoje pela manhã acordei e saí de casa para me exercitar com meu marido na praia de Botafogo, sentados esperando por nosso instrutor somos abordados por dois rapazes com boas bicicletas e bem vestidos que nos mandaram passar celular, alianças e pulseiras. Eu não tenho o costume de levar nada comigo quando me exercito na rua, até por estar acostumada com essas coisas, mas nunca tiro minhas aliancas para nada, nem a de casamento e nem a de noivado.

Quando recebi o pedido de casamento, meu marido se ajoelhou na frente de toda a minha família, na virada de ano novo, com os fogos atrás de mim e apresentou a aliança que usava até hoje e que tinha um valor sentimental muito grande para mim. Alguns dias depois, compramos nossa aliança de casamento que foi escolhida a dedo pensando em nós dois. Com dois anos de relacionamento ganhei uma pulseirinha delicada de ouro que foi a primeira que meu marido me deu. Enfim, tudo isso para dizer que cada um desses itens tinham um valor sentimental muito grande para nós dois. Um cara vai pegar isso e vender por qualquer coisa só para ganhar um trocado para comprar uma blusinha de marca às nossas custas. E a sensação de impunidade é muito grande, não existia um policial na praia inteira quando isso ocorreu. Fazer queixa na delegacia não dá em nada também porque há um descaso muito grande, pois as autoridades não conseguem controlar a violência que nos ronda.

Chorei muito com o ocorrido e pensei em ficar largada na cama o dia todo curtindo meu luto e sofrimento, mas então me veio uma mensagem do meu instrutor dizendo que as coisas acontecem por um motivo, que podemos não saber qual no momento, mas que pode ser para nos impulsionar ou nos trazer uma coisa melhor.

Isso faz algum sentido, pois ontem começamos a contar para nossos amigos mais próximos sobre nossa ida para o Canadá, já estamos decididos que iremos até o meio deste ano, apesar de ainda um pouco esperando por um resultado mais definitivo do FSW. Após o ocorrido hoje, mais do que nunca entendo que não temos mais porque esperar por isso, pode até ser que esse processo saia, mas iremos andar com o visto de estudante o quanto antes, pois não faz mais sentido continuarmos aqui.

Parece que isso tudo foi um sinal de que devemos seguir em frente com o visto de estudante o quanto antes e é isso que faremos, começando a preparação dos documentos amanhã.

Fico muito triste por deixar família e amigos aqui, se pudesse, levaria todos comigo, mas infelizmente não posso.

Muito triste e mais decepcionada a cada dia a mais que fico nesse lugar. Torcer para que tudo isso seja um sinal de que algo bom ainda virá em nosso caminho.

Isso foi um breve momento de reflexão, eu precisava muito desabafar... Espero um dia ler isso e não conseguir mais me recordar desses momentos ruins que um dia me aconteceram.

Até breve.

9 comentários:

  1. Nossa, que ódio!
    Toda vez que me contam essas coisas (isso quando não acontece comigo tbm) eu sinto uma raiva tão grande.. com um misto de ódio da impunidade e descaso que ronda esse país. Sinto muito pelo bem que perderam, principalmente sendo tão valioso sentimentalmente... Mas levem isso como um sinal e nunca parem de buscar algo melhor, porque ninguém merece viver aqui.

    Melhoras para seus sentimentos, um grande beijo,

    Tata e Nando (hoje ele participou na leitura rs)

    ResponderExcluir
  2. Tata, obrigada pela visita.

    Pois é, muito ódio mesmo, ainda para piorar meu marido ligou ontem para o CIC e nos informaram que nosso NOC já atingiu o cap desde antes de enviarmos a aplicação, que devolveram nosso processo há uns 4 dias e quando meu marido foi aplicar para o college na Red River ontem mesmo ele foi informado que o programa já estava lotado.

    Estamos tentando manter o pensamento positivo, mas estamos numa semana bem ruim.

    Se deus quiser as coisas vão melhorar, estamos pensando em outro planejamento, outro curso, mas não queremos desistir de Manitoba, pois temos medo da incerteza do Canadian Experience Class em Ontario. Não quero esperar 5 anos como residente temporária e correr o risco de nunca conseguir a permanência.

    Rezando para que passe essa maré e as coisas comecem a melhorar pro nosso lado.

    Bjss

    Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Natalie! Que pena, fico muito chateada por vocês :(
      Mas força, vai dar tudo certo!
      Hoje mesmo passamos uma situação do " se é para ser, será!" rs
      então não desista jamais desse sonho lindo!
      Eu recebi um e-mail da Centennial (mais precisamente do Atus, o meu guia da Centennial ( portuguese@centennialcollege.ca ) onde ele nos chama para participar da EduExpo que vai acontecer aqui no BR.
      Tem datas no RJ tbm!
      E no e-mail dizia assim:

      "Neste evento, você terá a oportunidade de:

      Conheça pessoalmente nosso time de representantes de admissão do Centennial College para receber consulta gratuita e individualizada sobre os seguintes assuntos:
      O sistema educacional canadense;
      Como você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo;
      Como você pode trabalhar no Canadá até 3 anos após a graduação;
      O processo de admissão passo a passo;
      O processo de aplicação da permissão de estudo;
      Oportunidades de trabalho no Canadá para os estudantes graduados no Centennial College,
      Como você pode qualificar-se para Programas no Centennial College (Ensino Superior, Pós-Graduação, Fast Track e Degree Programs).
      O programa de inglês ELL (English Language Learning) no Centennial College"

      Por que vocês não dão uma passada na feira?! Se não me engano é gratuita! Quem sabe não ajuda a tirar o medo de Ontario um pouco rs

      Beijos

      Excluir
    2. É bem interessante sim, mas essa semana nós enviamos a aplicação para o college de Winnipeg. De qualquer forma eu gostaria sim de participar deste evento.
      No entanto, eu acho que I´ve made my peace with Manitoba. Tento pensar que as vezes as coisas acontecem por um motivo e pode ser que tudo se acerte e eu acabe amando Winnipeg e nunca mais queria sair de lá. Mas se no futuro eu quiser, nada é para sempre.

      Você vai nesse evento no RJ?

      bjs

      Excluir
    3. hauhaua, entendo!
      Disseram que a Red River estará no evento! Eu procurei no site, mas não encontrei.. Mas eles costumam mesmo ir sempre! Quem sabe?! rs
      Exato, se não gostar, ainda tem um Canada todo para explorar rs

      Não, no RJ não, eu vou no do SP talvez... Mas ainda estou vendo porque ando tão sem tempo... xD

      Excluir
  3. Oi Natalie,
    Estou começando agora as pesquisas, e vou seguir seu blog. Desejo boa sorte, e jogue para o universo a sua vontade. Ele te responderá ;)

    Ainda tô anonima por causa de trabalho, família, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Japa, é sempre bom manter sigilo mesmo, pelo menos até que as coisas já estejam totalmente encaminhadas. Obrigada pelo visita e desejo sorte para vocês também.

      bjs

      Excluir
  4. Caramba quanta indentificação em um único post. Eu e minha esposa também moramos no RJ (eu carioca e ela natalense), a atmosfera de medo e insegurança é uma constante que simplesmente te faz sentir incapaz. Sua história é revoltante, assim como tantas outras, mas as lições extraídas de situações assim é que fazem com que nossa evolução seja constante. Nos identificamos demais com toda a história de vocês, também estamos na fase de planejamento da imigração. Obrigado pelas dicas no blog, são valiosas. Um grande abraço. Vocês ganharam mais 2 seguidores. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentario no blog, Diogo. Boa sorte para voces nos planejamentos.

      Abs,

      Excluir