quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Decepções e plano B


Bom galera, já tem algum tempo que não escrevo aqui, exatamente pela falta de novidades sobre nosso processo.

Acompanhamos o grupo do FSW no facebook e vemos todo mundo sendo cobrado em 2 meses de entrega do processo e tudo caminhando super bem. Já estamos com 2 meses e 29 dias de entrega do processo, muito tristes por saber que o nosso NOC está parado e não sabemos dizer o porquê, mas sabemos que não é por cap atingido.

Por fim hoje uma pessoa que viemos acompanhando a luta, de um NOC que também está parado, mas não o mesmo que o nosso, colocou a notícia no face de que seu processo tinha retornado por não terem aceitado a carta do empregador. Sinceramente, não sei por que motivo, mas acho que por mais que envie e faça tudo certinho, podem  não aceitam sua aplicação e lhe dão um motivo muito pouco fundamentado. A decepção é muito grande, por todo o empenho financeiro e emocional que a pessoa coloca na causa.

Ouvir o depoimento desta pessoa foi como se estivesse acontecendo comigo porque não ouvimos nenhum retorno sobre nosso processo e está demorando acima do esperado, exatamente como aconteceu com eles. Eu sei que tudo estará perdido somente no momento que recebermos o processo de volta, mas nesse momento ainda estamos de luto achando que o mesmo acontecerá conosco.

Nos antecipando ao inevitável, já estivemos nos preparando para aplicarmos para um visto de estudo para o marido e trabalho para mim. Com isso andamos considerando outras províncias onde o custo de vida seria mais baixo e os programas de imigração menos complicados.

Acabamos caindo na província de Manitoba, especialmente na cidade de Winnipeg. Ouvimos dizer que existe uma alta taxa de violêcia e homicídios, em comparado com o resto do Canadá, nada próximo do que vivemos no Brasil hoje. Adicionalmente, não sabemos como o mercado de trabalho de lá funciona efetivamente, principalmente porque existem poucos brasileiros vivendo por lá.

Pesquisar sobre províncias como Ontario é muito mais simples porque existem muitos cases de brasileiros que tentaram a vida por lá, mas nesse caso não há.

Tem sido uma decisão muito difícil, pois não conhecemos nada sobre Winnipeg, não conheco pessoas que vivam lá e os brasileiros que encontrei que lá vivem são jovens e estão em outro momento da vida.

Nós já estamos na faixa dos 30 e estamos em busca de empregos estáveis nas nossas áreas de atuação. Não temos a intenção de sair do país para trabalhar em restaurante ou algo do tipo.

Sentimos que perderemos em muitos sentidos ao decidir por Winnipeg, mas ganharemos em outros, como baixo custo de vida e possibilidade de imigração mais rápida.

O TOEFL já está em mãos, as informações de college também e só temos 2 semanas para tomar uam decisão efetiva e aplicar para o college escolhido.

Assim que decidirmos, enviaremos maiores informações no blog. Por enquanto, estamos aceitando sugestões e até mesmo ideias de como é a vida em Winnipeg.

Força e fé e a batalha continua.

bjs

7 comentários:

  1. Nossa, que chato o caso da outra aplicação :/
    Mas não desanimem! Mesmo se a de vocês voltar, tenha sempre esse plano b em mente.
    Se o valor que vocês tem guardado para o Canadá é inferior ou próximo a 30mil reais, o college fica muito complicado... A maioria deles giram entorno de 7 e 6 mil dólares por semestre, fazendo um college de 1 ano, com a cotação do CAD agora, daria uns $30. Mais as despesas com livros, transportes e o processo em si. Os locais são mais baratos se vocês escolherem os subúrbios. Entrem no padmapper e dêem uma zapeada comparando os preços. Escolhemos Hamilton porque tem um college bom lá e o custo de vida é mais baixo que em Toronto..e ainda assim é perto. Sobre Winnipeg... Bom, a província é ótima para receber imigrantes, inclusive eles dão todo apoio para conseguir o primeiro emprego, mas é aquela coisa de província bem pequena, onde os ramos necessários são mais braçais. Infelizmente, não vivemos em nenhuma dessas duas províncias para poder te dar uma feedback preciso, mas pelo o que andei pesquisando, Winnipeg tem seus defeitos sim, mas não é tao podre quanto pintam! Tem dois blogs sobre Winnipeg nos nossos link uteis, no casal abaixo de zero eles.colocaram uma planilha de gastos que tiveram lá, o que pode te ajudar! Lá com certeza é menor o custo de vida sim, mas tem o problema do emprego.... TO tem suas saídas nos subúrbios. Só fiquem de olho para evitar Scrabourgh (nunca sei escrever direito rs mas acho que esta certo. Estou no celular e n consigo digitar direito RS) e Brampton, pois são lugares com mais índices de violencia. Quanto mais afastado de TO,mais barato. Procurem colleges públicos e que estejam na lista do CIC. No mais, com o express entry vai dar uma facilitada para quem estuda e/ou trabalha lá por um tempo, se você se tornar RP antes de começar o 2° semestre do college, VC paga custo domestico :D ficamos um mês lá em TO, ficamos em Markham e os apartamentos são um pouco caros por lá, já nas redondezas são bem mais em conta. No que pudermos ajudar, por favor nos questionem! Não desistam,vai valer a pena!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tata,

      obrigada pela visita. Ficamos muito abalados com o caso deste casal que teve o processo rejeitado porque não conseguimos entender porque esse tipo de coisa acontece. Me parece que estamos todos muito vulneráveis, mesmo tendo seguido todo o protocolo para envio da documentação.

      Nossa ideia inicial sempre foi Toronto, eu estudei lá em 2010, tenho amigos por lá e visitei em Dezembro para que meu marido pudesse conhecer bem e escolhermos onde queremos morar e etc. Se nosso FSW não der certo teremos que mudar nossos planos, em razão da facilidade no processo de imigração de Manitoba, pois sabemos que em Ontario não será fácil, mas existe toda uma questão envolvida nesta escolha.

      De qualquer forma, colocamos em mente que esperaremos mais 2 semanas para ouvir notícias do CIC, ainda que seja sobre devolução se nosso processo, não acontecendo nada até lá, comecaremos a cuidar da aplicaçaõ para o College e aí sim já teremos tomado uma decisão.

      Força e fé para nós!! bjs

      Excluir
  2. www.mikix.com/custo-de-vida-toronto/
    Achei esse post nesse blog..vê se ajuda um pouco a calcular os gastos em TO!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. É muito chato realmente essa situação. Estou aqui torcendo para que vocês recebam uma resposta positiva do processo. Acompanho muitos canais do youtube e não sei se vocês conhecem esse canal, é um casal que tem visto de estudo e trabalho em winnipeg: https://www.youtube.com/channel/UC8BxexWFb2YUu51mCf5RCKw
    Boa sorte e não desistam!
    abraços
    Thousands are sailing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, estou respondendo a mensagem de vocês, mas não consigo ver ela aqui. Está dando algum erro. Vocês conseguem vizualizar?

      Excluir
    2. Olá blogueira, muito obrigada pela vsiita.

      Então, nós já estamos acompanhando o blog desse casal e realmente as informações que eles passam são muito valiosas para nós nesse momento. No entanto, ao que me parece eles estão em outro momento da vida, são jovens e estão estudando ainda, o rapaz está hoje trabalhando em um restaurante e esse é exatamente meu medo, porque eu e meu marido não gostaríamos de sair de nossas áreas de atuação, podemos descer vários níveis por não termos a experiencia canadense, mas desde que tenhamos a oportunidade de crescer dentro de nossas profissões.

      Nosso medo é exatamente por Winnipeg ser menor, não ter tantas oportunidades de emprego e acabarmos frustrados com nossos trabalhos, aí todo nosso esforço teria sido em vão.

      É uma decisão muito difícil, mas teremos que tomar em breve. Vou divulgar aqui no blog assim que soubermos o que faremos definitivamente.

      Boa sorte para vocês também. Sei que o processo tem corrido super bem e fico feliz com o sucesso de vocês.

      Mantemos contato. Vocês vão para Toronto?

      bjs

      Excluir