sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Back up Plan

Então, "pessoas que por algum motivo visitam meu blog from time to time"... Como vocês já sabem, não tivemos ainda nenhuma novidade no nosso processo pelo FSW 2014. Muitos rumores e informações desencontradas sobre o cap estar full, apesar de não ter aparecido como full na página do CIC até o último dia do ano e, considerando que enviamos no dia 13/11, também há rumores de que o CIC não está mais querendo processar as aplicações de 2014 e estão devolvendo sem fundamentos fortes.

Não queríamos acreditar que haveria a possibilidade de nosso FSW não dar certo, mas todos sempre falaram que precisamos ter um plano B, C e as vezes até mesmo um D. Com esse tempo de espera todo, está cada vez mais claro para nós que existe a possibilidade de não dar certo e que precisamos estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.

Estamos decididos que vamos pro Canadá esse ano e "ponto final". Não queremos mais esperar, mas o ideal era gastarmos o mínimo possível no início, até conseguirmos nos estabelecer. Isso seria fácil com o FSW, no entanto, sem ele não há opção barata. Existem opções mais baratas, como escolher uma cidade com um baixo custo de vida, mas ainda assim não é barata porque um de nós terá que estudar.

Nosso plano sempre foi Toronto ou até mesmo Ottawa: gosto das duas cidades! Em todo caso, pensando em maiores possibilidades de imigração, descobrimos o processo provincial de Manitoba. A província simplesmente solicita que você prove ter laços com alguma de suas cidades (vínculos de emprego, afetivos, etc), apresente um plano de permanência que os convença que pretende de fato se estabelecer por lá, ainda que o seu laço seja um emprego de 6 meses. Parece bem simples. Existem alguns pormenores, mas em essência eles estão em busca de profissionais qualificados que tenham interesse em se estabelecer na província e ajudá-los a prosperar. Esse seria então nosso Plano B.


Pontos positivos do plano B: Processo de imigração mais rápido, com 6 meses já podemos aplicar; custo de vida baixo, incluindo custo com o college mais baixo em comparação a outras províncias; saúde pública oferecida pela província para estudantes internacionais.

Pontos negativos do plano B: Manitoba já foi por vários anos considerada a província com mais alto índice de violência/assassinatos no Canadá; deve-se evitar algumas partes da cidade que sofrem com alguns problemas sociais; faz muito mais frio que outras províncias; e por ser menor oferece menos oportunidades de emprego.

Nosso plano C é para o caso do plano B não dar certo: tentaríamos com a nossa experiência de trabalho aplicar pelo Canadian Experience Class. Tanto eu quanto o marido poderíamos aplicar através de nossas profissões, desde que consigamos emprego nas nossas respectivas áreas de formação no Canadá. Portanto, tendo uma chance de aplicação cada,  plano C pode ser dividido em C e D.

Pontos positivos do plano C e D: Podemos ir para qualquer cidade e Toronto seria até ideal em razão da maior oferta de emprego, o que nos leva ao melhor dos resultados porque eu poderia efetivamente ir para onde eu queria desde o início.

Pontos negativos do plano C e D: O Canadian Experience Class entrou no Express Entry também, ou seja, necessitamos de muitos pontos para conseguir uma convocação; não é mais tão simples quanto costumava ser (pode ser que necessitemos de uma carta de emprego além de todo o resto para sermos elegíveis e convocados para imigrar); a província de Ontario não oferece saúde pública para estudante internacional; e, por último, mas nem por isso menos importante tem o custo de vida mais alto.

De toda forma nós podemos ir para Winnipeg e tentar o plano B, C e D por lá mesmo, eliminando assim alguns contras citados acima no nosso plano C e D.

Independente do plano, a realidade é que inicialmente teremos que entrar no país de alguma forma e essa deverá ser através de um college, motivo pelo qual o processo se tornará bem mais caro, pois como estudante internacional pagamos 4x o valor que o estudante doméstico paga.

Nosso deadline para tomar uma decisão é final de fevereiro. Ou seja, até o final da próxima semana já aplicaremos para o college escolhido e, ao que tudo indica, a decisão, por motivos práticos, será Winnipeg.

Pensando no plano B, meu marido já vem coletando informações sobre colleges, já fez o TOEFL e conseguiu a pontuação necessária e agora é mera formalidade de inscrição e pagamento de taxas.

Uma coisa importante que pesquisamos foi que, caso nosso FSW saia quando estivermos em Winnipeg, existe a possibilidade de transferência de condição de estudante internacional para doméstico. Desta forma, podemos não ser reembolsados pelos valores já pagos, mas para futuros semestres não pagaremos mais a taxa de estudante internacional, o que ajudará e muito.

Afinal de contas a esperança é a última que morre e ainda acreditamos numa reviravolta no nosso processo do FSW.

Muita tristeza e indecisão neste momento por estarmos tendo que colocar o plano B em ação, pois iremos para lá, com o marido com visto de estudante e eu com visto de trabalho, mas não existe nada certo sobre conseguirmos o visto de residente permanente algum dia. Os processos de imigração vivem mudando e até aplicarmos para o nosso visto tudo pode acontecer. O FSW era o mais seguro dos recursos, pois sairíamos do Brasil certos de que o país tem toda uma estrutura para nos receber como novos residentes. Já como estudante e trabalhador temporário, nem tanto.

Mas bola pra frente! Vida que segue... e torcer para que tudo dê certo para gente! Caso alguém aí tenha planos similares, fiquem à vontade para mandar mensagem e trocarmos ideias... conversar é sempre bom.

Força e fé! Abraços


2 comentários:

  1. Nosso plano de backup também é winnipeg!
    Acho que o Brasil nas condições que está, nós temos que realmente se arriscar e tentar qualquer forma de ir pro Canada e depois da residencia, pensamos com mais calma rs
    Winnipeg pode ter um índice alto de criminalidade, mas garanto que não chega aos pés de uma cidade pequena aqui, com alguns crimes ... ja que nenhum lugar no BR é seguro mais.

    Boa sorte!
    bjs
    Tata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata, pois é, ainda mais diante dos últimos acontecimentos. em menos de um ano, dois assaltos. To de saco cheio, se pudesse, largaria tudo aqui e me mudava hoje, mas, infelizmente, temos que ter calma na hora de tomar decisões.
      Com certeza uma cidade com maior índice de violência no Canadá não chega nem perto da cidade menos violenta do Brasil.
      O plano A ainda é Hamilton?

      bjss

      Excluir