sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Express Entry na prática!



Muitas pessoas vinham comentando sobre o processo de imigração pelo Express Entry, hoje venho aqui contar minha experiência na prática de como isso funciona.

Nós conseguimos aplicar para o Federal Skilled Worker Program pelo processo antigo, nossa documentação foi recebida em 13/11, desta forma, ainda estamos esperando a cobrança no cartão de crédito, mas morremos de medo de encrencarem com qualquer coisa no nosso processo, como, por exemplo, experiência de trabalho não satisfatória, e isso acabar diminuindo nossa pontuação e até nos impossibilitando de ter a pontuação necessária para o processo, porque se isso acontecer não temos como recorrer no formato antigo.

Sendo assim, comecei a pesquisar desde dia 1 de Janeiro sobre como funciona o processo pelo Express Entry na prática e pensei, na dúvida, podemos aplicar pelo EE e esperar para ver como ficaremos pontuados no ranking. Pois foi exatamente o que fiz e vou explicar muito rapidamente como funciona de uma maneira mais clara e objetiva.

Para aplicar para o FSW através do Express Entry a pessoa precisa basicamente contar com as mesmas exigências do processo antigo, ou seja, apresentar pontuação necessária para habilidade em inglês/francês, educação, experiência de trabalho, idade, adaptabilidade, carta de empregador e obviamente a prova de fundos financeiros.

Apesar das mesma exigências do processo antigo, neste processo não existe mais uma listagem de NOCs no site para que você esteja apto a se inscrever, toda e qualquer profissão será aceita, pois será convidado a aplicar para o processo quem obtiver o currículo mais atraente para recrutadores de empresas.

No entanto, o sistema de pontos está um pouco diferente. Hoje não contamos mais os pontos de 0 - 100, necessitando ter no mínimo 67 pontos. Hoje temos um total de 1200 pontos, distribuídos conforme tabelas abaixo:


Para um maior detalhamento de pontuação para cada item, neste link você pode encontra: http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/grid-crs.asp

O antigo sistema de pontuação ainda é uma boa forma para saber se será elegível para iniciar o processo.

Eu e meu marido já sabíamos que seríamos elegíveis, afinal de contas já estamos no processo antigo, então fizemos o seguinte; entramos no CIC no local para verificar sobre exigibilidade, preenchemos nossa informações, incluindo o resultado do ECA Report, resultado detalhado do IELTS (inclusive número do certificado de ambos) e com todas as informações o sistema nos informou sobre nossa exigibilidade e emitiu um resultado, onde continha um Reference Code e informações sobre como dar prosseguimento ao Express Entry application.

O Reference Code em questão serve para quando for preencher efetivamente o EE colocar o code e não necessitar preencher novamente informações já passadas no assessment inicial.

Finalmente me cadastrei no MYCIC Account e informei todos os nossos dados, atenção que há a necessidade de informarmos o resultado do ECA Report e do resultado do IELTS. Caso ainda não conte com esses documentos, é necessário que providencie antes, porque o ECA pode nos pegar de surpresa, as vezes você fez uma graduação de 5 anos no Brasil que para o ECA report equivale a um post secondary course de 3 anos, então é bom saber disso logo para não correr o risco de ser convocado para aplicar para o processo e não ter comprovação do que foi dito na aplicação.

Continuando, as informações necessárias são as mesmas dos antigos formulários, contendo experiência de trabalho, idade, informações do cônjuge e etc etc.

Uma vez preenchido todos os campos, verifiquei nossa pontuaçaõ geral no próprio sistema e recebi uma mensagem no sistema automático dizendo que, após a inscrição no Express Entry, nossos dados somente entrarão no Pool/Ranking de candidatos após nossa inscriçaõ no Job Bank.

Eles informam dois códigos de acesso ao JobBank do governo. Você se cadastra informando informando estar participando do EE e nada mais, pois não existe um local onde possa administrar vagas ou cadastrar currículo. Imagino que o cadastro seja automático, ou seja, os dados do candidato ficam diretamente linkados às informações do CIC.

É importante notar que após tudo isso feito seu perfil ficará por até um ano no sistema do CIC, de tempo em tempo o CIC vai selecionar alguns candidatos com maior pontuação no processo para imigrar. Uma vez selecionado, o candidato deverá enviar toda a documentação junto com formulários, exatamente como era feito no passado, com exceção de que precisará ser convidado a enviar a documentação.

Como se pode notar, realmente neste novo processo estamos todos em competição, os que obtiverem maiores qualificações profissionais e educacionais, inglês e idade, serão mais bem cotados. Não se pode deixar de notar que de 1200 pontos, o máximo que podemos adquirir, sem uma carta de emprego e uma nomeação provincial, é de 600 pontos.

Por isso o incentivo em se conseguir uma carta de emprego, pois recebendo uma você será certamente convidado a imigrar.

Essa semana saiu uma notícia falando sobre o primeiro "draw" de candidatos no pool que será até o final deste mês. Parece que o sistema do JobBank ainda não está 100% eficiente, ou o tempo ainda não foi suficiente, então para os candidatos que já estavam preparados com o ECA, IELTS e etc. isso será um plus, porque ninguém possui carta de emprego ainda. Todos estão na mesma situação, então, os que obtiverem uma pontuação aceitável e já entraram no Pool, terão grandes chances de convocação.

Ao meu ver o processo agora será somente para aqueles que já possuem condições de ir empregados ou nomeados por uma província, e isso não costuma ser nada fácil, pois ninguém vai lhe oferecer uma carta de emprego e esperar 6 meses pela finalização do seu processo. Confesso que isso ainda me gera muitas dúvidas e que conforme for conseguindo maiores esclarecimentos, divido com vocês.

Se você veio até aqui ler tudo isso, muito obrigada pela visita, o post ficou muito grande mesmo.

Boa sorte para gente, estamos oficialmente participando dos dois processos ao mesmo tempo, isso sim é o que chamo de atirar para todos os lados!!

Abraços,

4 comentários:

  1. Como consigo tirar o ECA Report, qual site ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem informacoes sobre isso no site do CIC. Nos fizemos atraves do WES (World Education Services).

      Excluir
  2. Como consigo me aprensentar para uma empresa na área de Engenharia Civil e conseguir uma carta para ser chamado para trabalhar em alguma cidade/província?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, eu acho que esse eh o sonho e desejo de todo brasileiro, mas nao conheco um que tenha conseguido vir pro Canada com oferta de emprego de uma empresa. De qualquer forma, existem sites Canadenses com oferta de empregos, tais como o Workopolis e o Job Bank, onde voce pode ver anuncio de vagas e aplicar para as que te interessam.

      Excluir