segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Viagem exploratória - Ottawa

Bom, assim que decidimos definitivamente por imigrar para o Canada, o que aconteceu por volta de setembro deste ano, a primeira providência foi comprar passagens aéreas e organizar férias para explorarmos algumas cidades canadenses. O principal motivo foi porque eu só conhecia Toronto e não visitava há mais de 4 anos e o marido não conhecia o Canada at all.

O objetivo era iniciarmos em Toronto e finalizarmos em Vancouver, mas seria muito para uma única viagem, ademais, sairia um tanto expensive e o que não podemos nesse momento é nos darmos o luxo de gastos desnecessários. E no final das contas meu objetivo sempre foi Toronto mesmo, basicamente por ser uma cidade grande e com mais oportunidades de trabalho que cidades menores do Canada. 

Quando estive no Canada em 2010 vim fazer curso de inglês e ficar em uma homestay. A maioria dos meus colegas de curso não deram a mesma sorte que eu dei porque, se não me engano, fui a única a ficar na casa de uma canadense de verdade. Ela estava por volta dos seus 50 anos, separada, a filha morando em outra cidade e uma casa relativamente grande para uma única pessoa e mais para minha sorte ainda, ficava bem no centro da cidade, podia andar até o curso, se quisesse, pois era verão. 

Fiquei um mês em Toronto estudando inglês, minha homestay era uma pessoa muito bacana, me levou para fazer compras nos Estados Unidos, me levou para conhecer diversos pontos da cidade, me emprestou um celular no tempo que estivesse aqui, ou seja, muito mais receptiva do que eu jamais poderia esperar. 

Após meu retorno para o Brasil, recebi um email dela no meu aniversário e um pra saber se havia chegado bem, mas não mantivemos contatos. No entanto, com minha decisão de imigrar, entrei em contato com ela para saber o que achava e como estava o mercado de trabalho e etc.

É engraçado como são as coisas, pois ela foi super atenciosa, me falou que não sabia exatamente como seria o mercado de trabalho para mim, nem pro meu marido, mas que poderia ajudar com indicações de alguns amigos que trabalham em empresas pelo Canadá. Ela havia se mudado de Toronto para Ottawa, pois estava tentando melhorar o francês e havia voltado para a faculdade, disse que poderíamos ficar na casa dela se fosse ajudar.

Férias programadas eu entrei novamente em contato com ela e ela disse que poderíamos ficar na casa que mora hoje em Ottawa, que a filha poderia nos receber em Toronto e que possivelmente teria um amigo que poderia nos receber em Montreal ou Quebec.

Pois bem, a filha dela não tinha mais quarto disponível em casa, pois também aluga para estudantes.

A casa onde ficamos em Ottawa
Second Avenue - Ottawa

Natalie e nossa amiga canadense Kim
Ela iria nos recepcionar em Ottawa, detalhe, não me cobrou um centavo pela hospedagem, mais detalhe ainda, ela paga aluguel de um andar da casa e os outros 2 são de um casal muito bacana que nos cedeu o quarto do último andar, com um banheiro para nossa estadia, tudo isso sem nenhum custo. Ela solicitou que o genro nos buscasse no aeroporto de Toronto, nos levasse até a estação de trem, nos buscou na estação de trem em Ottawa e ainda vai nos levar em Montreal, onde nos hospedaremos na casa de amigos, mais uma vez, sem nenhum custo.



Kim, nossos hosts Marvin e Benoir, e o Tiago
O casal dono da casa que nos cedeu o quarto, um deles é nascido no Canadá e o outro é Filipino, mas os dois se conheceram no Japão, enquanto estudavam japonês, língua que os dois dominam e falam perfeitamente. Desta forma, quando dissemos que pretendíamos vir imigrar o Filipino ficou muito solidário, pois já passou pelo que estamos passando, embora tenha sido diferente, pois ele veio acompanhando o parceiro de mais de 10 anos. Ele foi super atencioso em nos deixar muito à vontade na casa, nos explicar onde podemos encontrar coisas que podemos comprar, sobre o próprio processo de imigração e etc.


Natalie e Kim preparando o churrasco canadense (temperatura: -10ºC)
Porque conto tudo isso? Porque costumamos achar que os brasileiros são muito receptivos, mas honestamente, não vejo um brasileiro fazer tanto por uma pessoa que mal conhece, todos tem sido mais do que receptivos e compreensivos com nossa situação e quanto mais contatos e amigos formarmos por aqui, melhor para nossa adaptação.

É claro que nem todo mundo é assim, até mesmo por uma questão cultural algumas pessoas por aqui são mais frias, mas no geral fico muito surpresa a cada dia que passa com tudo que tem acontecido.

Estamos em Ottawa nesse momento, próximo destino Montreal!

E continuamos na espera, nem sinal da cobrança no cartão ainda, mas não tem nem um mês que receberam nosso processo....


Nenhum comentário:

Postar um comentário