sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Retorno de férias

Sinto que estou há algum tempo sem escrever nada no blog, mas como todos sabem, estamos naquele momento em que esperamos aproximadamente dois meses, o que na realidade mais parece uma eternidade, pela cobrança da taxa no cartão de crédito.

Acompanho um grupo no facebook e tenho percebido que em geral as taxas vem sendo cobradas em dois meses após o recebimento dos documentos pelo CIC, nesse caso, se seguir essa linha então estamos há aproximadamente 3 semanas da cobrança, e contando os dias...

Nesse meio tempo passamos 22 dias no Canadá fazendo estudo de campo e conseguimos visitar Ottawa, Montreal e Toronto, nesta ordem.

Apesar de termos nos apaixonado pelo ar interiorano de Ottawa, nossa decisão continua sendo Toronto, basicamente por maiores oportunidades de emprego. Desta forma, andamos por alguns bairros de Toronto estudando qual seria a melhor localização para iniciarmos. A ideia é que o marido vá primeiro para buscar um apartamento e eu irei em seguida, no mês seguinte, levando nosso peludo.

Estive em Toronto há 4 anos estudando inglês por um curto espaço de tempo, lembro de ter achado as coisas caras, desta vez ficamos na casa de amigos e tivemos a oportunidade de fazer compras no supermercado e saber no dia a dia a rotina de gastos de um canadense, e me surpreendi como as coisas são caras, no supermercado comprei 4 maças por 5 dólares, se converter, comprava alguns quilos de maça fácil aqui no Brasil com esse dinheiro.

O interessante é que os serviços no Canadá são muito caros, mas é por isso que o país funciona, ou seja, você pode fazer o trabalho que for, que terá plenas condições de se sustentar com dignidade. Diferente do Brasil que uma faxineira, manicure, etc e etc não conseguem viver dignamente. Isso é bom para a economia do país e ruim para um imigrante recém chegado, pois não sabemos como será a questão da empregabilidade.

Pelo menos com essa viagem fizemos contato com pessoas maravilhosas e uma delas nos disse que, caso não consigamos uma vaga de emprego na nossa área pretendida, ele pode nos garantir um emprego onde ele trabalha facilmente, pelo menos até conseguirmos outra coisa. Eu realmente espero não precisar recorrer a isso, mas é bom ter essa carta na manga, sem dúvida. Porque ainda existe essa insegurança do emprego nos assombrando.

Desde nossa decisão de imigrar a preocupação sempre foi o tempo que nos levaria para arrumarmos um emprego, pois não somos da área de TI e o marido é profissional com anos de experiência na área tributária, ou seja, para conseguir emprego no Canadá precisará de uma oportunidade de entry level, pois toda sua experiência com o sistema tributário do Brasil não serve de nada no Canadá.

Das coisas que mais me amedrontam ao pensar na imigração, minha lista de cabeça na ordem seria:

1° - Emprego;
2° - Custo de vida (Considerando não termos um emprego inicialmente);
3° - Distância da família.

Por outro lado, não são coisas que me fariam de forma alguma desistir da minha decisão de imigrar.

Fazendo uma comparação, coisas que me amedrontam ao pensar em ficar no Brasil:

1° - Falta de segurança para se andar nas ruas e criar os filhos;
2° - Educação (muito caro arcar com essa despesa pros filhos);
3° - Saúde (enquanto trabalhamos as empresas pagam, mas e quando estivermos aposentados?);
4° - Qualidade de vida;
5° - Custo de vida.

Pensando bem achei que essa lista fosse ser bem maior, mas a questão é que tudo pode se resumir em uma única palavra, como, por exemplo, segurança poderia ser o único item da lista e ainda assim seria o suficiente para me fazer deixar o país.

Então imagino que todos tenham um pouquinho de medo da decisão, mas o que seria a vida se não arriscassemos um pouquinho de vez em quando.

Por enquanto estou rezando e aguardando ansiosamente para que tudo dê certo com o visto, pois ainda não temos a cobrança da taxa e nem o PER. Caso por algum motivo não tenhamos essa confirmação positiva, então teremos que partir para um plano B, que seria um plano mais custoso.

Contando os dias e aguardando por novidades....

Bjs para todos os sonhadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário