domingo, 19 de outubro de 2014

IELTS!

 

Então, já estamos com toda nossa documentação pronta para darmos entrada no processo, com exceção do IELTS.

Assim que decidimos por imigrar para o Canada entramos no site do British Council para marcar a prova, no entanto, em nossa cidade só havia disponibilidade para Dezembro, como o processo como conhecemos hoje mudará à partir de Janeiro, não temos tempo a perder, desta forma, marcamos para o dia 18/10 em outra cidade, que de carro fica a 6 horas de viagem.

Fomos de carro para evitar mais um gasto, saímos na sexta, fizemos a prova no sábado até as 16h e voltamos para casa; chegamos às 23h.

Na parte da manhã fizemos a etapa oral e tivemos contato com outras 5 pessoas que estavam lá para fazer essa etapa também e, destas 5, pelo menos 2 estavam fazendo a prova com o mesmo objetivo que o nosso, ou seja, imigrar para o Canadá. Cada um com a sua história, mas todos com o mesmo objetivo.


Sobre a prova: São 4 etapas e todas acontecem no mesmo dia; a primeira etapa é o Speaking, são 15 minutos, você conversa com um entrevistador sobre você, em seguida responde a um tópico específico de um cartão que lhe é apresentado e por fim responde mais algumas perguntas sobre o mesmo assunto; Listening, são 40 questões, 30 minutos, você ouve uma única vez o que é falado e preenche informações da conversa no papel; Reading, são 60 minutos, 5 textos; por fim o Writing, são 60 minutos, uma carta com um fim específico e uma redação sobre sua opinião de algum assunto.


Tudo parece bem simples, mas não é....rsrsrs Eu tenho duas certificações, o Michigan e o TOEIC, falo inglês bem e ainda assim achei o Listening um pouco difícil, mas não estudei nada da prova ou da estrutura, dei uma pesquisada na internet com dias de antecedência, sem aprofundar. A questão é que, por ser acompanhante do aplicante principal, eu só preciso de CLB4. Em todo caso, o meu marido precisa de, no mínimo CLB 7. A verdade é que só saberemos no que deu quando recebermos o resultado porque até então é difícil dizer como fomos.

O resultado sai no dia 31/10, agora é só rezar e esperar que tudo dê certo. Sem pressão nenhuma, mas, se não passarmos, o que não acho que vá acontecer, teremos que dar adeus ao envio do processo esse ano porque não teremos mais tempo para fazer novamente.

Boa sorte para gente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário