terça-feira, 23 de setembro de 2014

Educational Credential (ECA) Report

Para enviarmos os documentos para o CIC e darmos abertura no processo existem duas coisas que precisam ser feitas, uma delas é a equivalência do diploma e certificações do Brasil por uma instituição designada pelo CIC no Canadá.

Existem, se não me engano, 3 instituições listadas no site do CIC, por estarmos com um prazo apertado, optamos pelo WES (World Education Services), pois entregam o ECA Report em até 20 dias úteis, mas já li em alguns blogs que, em geral, entregam antes do prazo.

A equivalência do diploma serve somente para fazer uma avaliação do que você estudou no seu país e comparar com o sistema de educação canadense, desta forma, um diploma de uma graduação em Administração, como é meu caso, por exemplo, que dura 4 anos no Brasil, ao ser verificado pode ter uma avaliação de que equivale a um curso Post Secondary de 3 anos no Canadá. Ou seja, neste caso, considerando que para o FSWP (Federal Skilled Worker Program) eu necessito ter graduação com pelo menos 4 anos de estudo, aos moldes Canadenses, eu não estaria mais elegível para aplicar neste processo.

A explicação que dei foi um tanto leiga, mas é basicamente isso.

Meu marido é o principal aplicante e ele é formado em Administração, sendo que, ele morou em Fortaleza durante a adolescência e foi onde iniciou a graduação, tendo terminado posteriormente no Rio de Janeiro.

Para o ECA Report precisamos submeter os seguintes documentos:

- Cópia simples dos Diplomas e certificados de post secondary, ou seja, qualquer graduação, pós graduação , mestrado, doutorado que tenha feito fora do Canada;

- Cópia simples de tradução juramentada dos diplomas e certificados;

- Históricos escolares devem ser enviados diretamente pela instituição em que você estudou;

- Cópia simples de tradução juramentada dos históricos escolares.

Após o recebimento dos documentos o WES fará a equivalência e nos enviarão o Report, o parecer deles sobre seus estudos em comparação com o sistema Canadense.

A nossa maior preocupação é a do diploma do meu marido não ser equivalente aos moldes Canadenses e não podermos submeter para esse processo. Em todo caso, acho que esse é um grande medo da maioria das pessoas que aplicam para esse processo e ainda não li em nenhum lugar sobre alguém que tenha tido esse problema, mas confesso que também não pesquisei muito.

Documentos serão enviados amanhã pelo correio, acompanharemos a entrega e o resultado em breve.




3 comentários:

  1. Olá... vi seu post e a data de set/2014, conseguiram ser aprovados no processo? espero que sim, se puder mandar orientações, estou no mesmo barco no momento.

    Muitissimo obrigado.

    JR
    Junior.cavichioli@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, muito obrigada por sua visita. Sempre fico muito satisfeita em poder dividir minha história com outros e poder ajudar.

      Em setembro nós decidimos por imigrar e começamos a juntar a documentação para tanto. Deu tudo certo e no tempo, o CIC recebeu nossa aplicação em 13/11.

      No entanto, infelizmente, nosso NOC estourou de aplicações e tivemos nosso processo retornado.

      Em todo caso, colocamos nosso plano B em ação e estamos de mudança no meio do ano, meu marido vai estudar e eu vou trabalhar e o futuro só deus sabe!

      As orientações que tenho para lhe dar estão todas em diversos posts no blog, mas se tiver alguma dúvida, pode entrar em contatos me problemas.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  2. Estou começando a ler o blog, espero que ainda esteja em tempo de fazer umas perguntas.

    Para a validação do diploma vocês tiveram que fazer a tradução do certificado e do histórico? Enviar as copias pra WES...
    E só a faculdade pode enviar o histórico original?

    ResponderExcluir