domingo, 22 de fevereiro de 2015

E quando menos se espera surge mais um motivo para deixar o país...

Não sei nem por onde começar o post.

Eu poderia falar aqui sobre todos os motivos pelos quais estamos buscando uma vida melhor em outro país, no entanto, apesar da atual situação financeira do Brasil, a falta de emprego e oportunidades não é um dos motivos. Inclusive, deixar o país na situação relativamente confortável em que vivemos hoje é um tiro no escuro, pois sabemos das dificuldades que enfrentaremos como imigrantes em outro país.

Não vou discutir política, ou o que acho sobre a reeleição da Dilma, ou a desvalorização de nossa moeda frente ao mercado internacional ou ainda a vergonhosa situação da Petrobras, o que afeta diretamente à mim e meu marido, pois ambos trabalhamos no setor de óleo e gás...

O que quero falar aqui hoje é porque EU não aguento mais viver no Brasil, sem considerar as citações acima. Moro no Rio de Janeiro desde que nasci, estou com 28 anos e até hoje não me acostumei com a violência e o medo que tenho de andar na rua. Sempre morei na região central e sul da cidade, o que, em teoria, seria a melhor parte para se viver, mas nunca tive sossego de andar à rua em qualquer horário, sozinha ou acompanhada.

No meio do ano passado, de moto, indo à casa da minha mãe, que fica a 20 minutos da minha, fui abordada no transito dentro de um tunel por dois motociclistas armados que levaram minha bolsa com tudo que tinha dentro. Com o passar dos anos nosso tempo de recuperação e aceitação dessas coisas é bem mais rápido, fiz as ligações que necessitava para bancos e etc., lamentei pelo celular roubado e segui em frente, em questão de horas já havia me conformado.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Back up Plan

Então, "pessoas que por algum motivo visitam meu blog from time to time"... Como vocês já sabem, não tivemos ainda nenhuma novidade no nosso processo pelo FSW 2014. Muitos rumores e informações desencontradas sobre o cap estar full, apesar de não ter aparecido como full na página do CIC até o último dia do ano e, considerando que enviamos no dia 13/11, também há rumores de que o CIC não está mais querendo processar as aplicações de 2014 e estão devolvendo sem fundamentos fortes.

Não queríamos acreditar que haveria a possibilidade de nosso FSW não dar certo, mas todos sempre falaram que precisamos ter um plano B, C e as vezes até mesmo um D. Com esse tempo de espera todo, está cada vez mais claro para nós que existe a possibilidade de não dar certo e que precisamos estar preparados para qualquer coisa que possa acontecer.

Estamos decididos que vamos pro Canadá esse ano e "ponto final". Não queremos mais esperar, mas o ideal era gastarmos o mínimo possível no início, até conseguirmos nos estabelecer. Isso seria fácil com o FSW, no entanto, sem ele não há opção barata. Existem opções mais baratas, como escolher uma cidade com um baixo custo de vida, mas ainda assim não é barata porque um de nós terá que estudar.

Nosso plano sempre foi Toronto ou até mesmo Ottawa: gosto das duas cidades! Em todo caso, pensando em maiores possibilidades de imigração, descobrimos o processo provincial de Manitoba. A província simplesmente solicita que você prove ter laços com alguma de suas cidades (vínculos de emprego, afetivos, etc), apresente um plano de permanência que os convença que pretende de fato se estabelecer por lá, ainda que o seu laço seja um emprego de 6 meses. Parece bem simples. Existem alguns pormenores, mas em essência eles estão em busca de profissionais qualificados que tenham interesse em se estabelecer na província e ajudá-los a prosperar. Esse seria então nosso Plano B.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Decepções e plano B


Bom galera, já tem algum tempo que não escrevo aqui, exatamente pela falta de novidades sobre nosso processo.

Acompanhamos o grupo do FSW no facebook e vemos todo mundo sendo cobrado em 2 meses de entrega do processo e tudo caminhando super bem. Já estamos com 2 meses e 29 dias de entrega do processo, muito tristes por saber que o nosso NOC está parado e não sabemos dizer o porquê, mas sabemos que não é por cap atingido.

Por fim hoje uma pessoa que viemos acompanhando a luta, de um NOC que também está parado, mas não o mesmo que o nosso, colocou a notícia no face de que seu processo tinha retornado por não terem aceitado a carta do empregador. Sinceramente, não sei por que motivo, mas acho que por mais que envie e faça tudo certinho, podem  não aceitam sua aplicação e lhe dão um motivo muito pouco fundamentado. A decepção é muito grande, por todo o empenho financeiro e emocional que a pessoa coloca na causa.

Ouvir o depoimento desta pessoa foi como se estivesse acontecendo comigo porque não ouvimos nenhum retorno sobre nosso processo e está demorando acima do esperado, exatamente como aconteceu com eles. Eu sei que tudo estará perdido somente no momento que recebermos o processo de volta, mas nesse momento ainda estamos de luto achando que o mesmo acontecerá conosco.

Nos antecipando ao inevitável, já estivemos nos preparando para aplicarmos para um visto de estudo para o marido e trabalho para mim. Com isso andamos considerando outras províncias onde o custo de vida seria mais baixo e os programas de imigração menos complicados.

Acabamos caindo na província de Manitoba, especialmente na cidade de Winnipeg. Ouvimos dizer que existe uma alta taxa de violêcia e homicídios, em comparado com o resto do Canadá, nada próximo do que vivemos no Brasil hoje. Adicionalmente, não sabemos como o mercado de trabalho de lá funciona efetivamente, principalmente porque existem poucos brasileiros vivendo por lá.

Pesquisar sobre províncias como Ontario é muito mais simples porque existem muitos cases de brasileiros que tentaram a vida por lá, mas nesse caso não há.

Tem sido uma decisão muito difícil, pois não conhecemos nada sobre Winnipeg, não conheco pessoas que vivam lá e os brasileiros que encontrei que lá vivem são jovens e estão em outro momento da vida.

Nós já estamos na faixa dos 30 e estamos em busca de empregos estáveis nas nossas áreas de atuação. Não temos a intenção de sair do país para trabalhar em restaurante ou algo do tipo.

Sentimos que perderemos em muitos sentidos ao decidir por Winnipeg, mas ganharemos em outros, como baixo custo de vida e possibilidade de imigração mais rápida.

O TOEFL já está em mãos, as informações de college também e só temos 2 semanas para tomar uam decisão efetiva e aplicar para o college escolhido.

Assim que decidirmos, enviaremos maiores informações no blog. Por enquanto, estamos aceitando sugestões e até mesmo ideias de como é a vida em Winnipeg.

Força e fé e a batalha continua.

bjs